- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 100
- Cor de fruta madura: vermelho brilhante
- Forma de fruta: cilíndrico
Variedade determinante do meio da estação A iguaria de salga é um dos tomates siberianos resistentes e despretensiosos. As frutas são utilizadas na conservação, para cozimento de sucos e molhos, e consumidas in natura. A planta é cultivada em estufas e canteiros abertos.
Descrição da variedade
Os arbustos padrão determinantes de baixo crescimento, não excedendo um metro, dão brotos espessos e eretos com folhagem moderada. Qualidades positivas do tomate:
uniformidade;
densidade ideal para preservação;
usado para secar;
tem um sabor clássico de tomate;
são caracterizados por bom rendimento comercializável, mantendo a qualidade e a transportabilidade.
Desvantagens:
propenso a requeima e doenças fúngicas;
apesar da tolerância à seca, a produção durante esse período é significativamente reduzida.
As inflorescências simples formam de 7 a 8 escovas fortes, cada uma formando de 5 a 7 ovários.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são de tamanho médio (50-70 g), cilíndricos, verdes na fase não madura e vermelho vivo na maturação, cobertos por uma casca lisa e densa que não deixa os tomates racharem na horta e durante o tratamento térmico. O vegetal possui quatro câmaras de sementes.
Características do sabor
As frutas têm um sabor clássico de tomate e uma combinação equilibrada de açúcares e ácidos.
Amadurecimento e frutificação
A iguaria salgada é uma variedade de meia estação, o tempo de maturação aproximado dos frutos é de 100-110 dias, a colheita começa em julho-agosto.
Produção
A cultura pode ser classificada como de alto rendimento - 3,5 kg ou mais são removidos de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Os criadores aconselham a semeadura no dia 10 de março, as mudas são plantadas na estufa no dia 10 de maio, em campo aberto no dia 10 de junho. Prazos estimados - cada área possui características próprias, até o microclima.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O formato de plantio ideal é de 3 a 4 plantas por 1 m2.
Crescendo e cuidando
A delicadeza da salga é cultivada da mesma forma que a maioria das outras variedades - mudas, sem contar as ultraprecoces, cujas sementes podem ser semeadas diretamente no solo. Antes do plantio em local definitivo, as mudas são submetidas a um processo de endurecimento. Ela está acostumada com a temperatura do ambiente externo, com as mudanças diárias, com o sol agressivo da primavera.Mas com qualquer endurecimento, as mudas devem ser sombreadas após o transplante por pelo menos uma semana, a menos que o tempo esteja frio e nublado.
Um lugar no jardim é escolhido com um grau de iluminação suficiente. O solo deve ter pH neutro, fértil e respirável. O solo azedo é desoxidado por essas substâncias: farinha de osso e dolomita, cal, giz ou gesso. Para tornar o solo argiloso pesado mais leve, solto e respirável, várias técnicas são usadas. Melhora a estrutura do solo com a introdução regular de húmus, composto, semeadura de adubo verde, além do uso de casca de trigo sarraceno para a escavação. A casca solta perfeitamente a terra densa, enriquece-a com vitaminas e minerais, atrai as minhocas, das quais depende diretamente a quantidade de vermicomposto. Pepinos e cebolas, cenouras e legumes são excelentes precursores.
O solo nas cordilheiras é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais complexos e cinzas de madeira. Apesar da energia, os arbustos precisarão de apoio. As estacas são instaladas nos buracos ou as plantas amarradas, como agora é praticado em estufas, quando os cordões substituem completamente as estacas e as treliças. Após o plantio das mudas, o solo das covas é compactado, bem derramado com água morna assentada. No dia seguinte, o afrouxamento deve ser realizado para garantir o acesso do oxigênio às raízes. O cuidado adicional consiste na formação de um arbusto em duas hastes, beliscando e amarrando. Atividades como regar, sachar, soltar e amontoar, a introdução de nutrientes adicionais e higienização continuam obrigatórias.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Resistente a fissuras, enfrenta doenças fúngicas com menos segurança. Além disso, a planta precisa da ajuda de um jardineiro no combate a pragas como o Colorado e os besouros de maio, tripes, ursos e outras. É imprescindível a realização de tratamentos preventivos com fungicidas e inseticidas.
Resistente a condições climáticas adversas
Tolera perfeitamente mudanças de calor e temperatura.
Regiões em crescimento
O resultado dos criadores siberianos é ideal para o cultivo na zona média, nos Urais, na região da Terra Não Negra e em todas as regiões da Sibéria. Vale ressaltar que o tomate siberiano vai crescer em condições mais quentes, especialmente porque seu desempenho permite que se sinta bem nas regiões do sul.