- Autores: Karim Yusupov, Instituto de Pesquisa de Vegetais e Melões do Uzbequistão, Uzbequistão
- Sinônimos de nomes: Yusupovsky, Yusupovsky, Uzbeque
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Tempo de amadurecimento, dias: 120-130
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado, para estufas
- Transportabilidade: baixo
- Tamanho do arbusto: alta
Os frutos desta cultura familiar do tomate surpreendem pelo seu sabor delicioso, carnudo, suculência e tamanho. O processo de cultivo não é excessivamente demorado.
História de criação
A variedade foi cultivada em parcelas experimentais do Instituto de Pesquisa de Culturas de Vegetais e Melão no Uzbequistão há cerca de 50 anos. No processo de criação foram utilizadas espécies cultivadas e silvestres, por isso o nível de resistência do tomate Yusupov (usbeque) às doenças é muito maior do que o normal. A variedade não consta do Registro Estadual.
Descrição da variedade
A cultura é um arbusto alto, forte e de crescimento rápido (150-170 cm) com folhagem abundante e caules poderosos. Os arbustos florescem em junho - agosto. As inflorescências são formadas em um pincel, cada um com 6-8 frutos, e até 8 pincéis aparecem em 1 haste. As folhas são verdes escuras. A cultura apresenta excelente frutificação e enchimento produtivo de todos os ovários. Essa planta indeterminada pode dar frutos até o muito frio.
Uma propriedade significativa da cultura é a versatilidade de seus frutos e métodos de cultivo (em solos abertos e fechados, bem como em estufas). Ao moldar, geralmente sobram 2 hastes.
Das vantagens do tomate Yusupov, notamos:
frutífero grande;
excelente sabor e aroma de frutas;
a presença de polpa densa e doce, sem estrias claras, com casca fina;
um período de frutificação de longo prazo (os frutos da estufa amadurecem até meados do outono);
despretensão e resistência a flutuações de temperatura perceptíveis;
baixo nível de resíduos no processo de reciclagem;
a adequação das sementes de sua própria colheita para o cultivo de uma safra;
a possibilidade de cultivo em diferentes zonas climáticas;
proteção imunológica estável contra a maioria das doenças.
Contras da variedade:
grau insuficiente de produtividade;
com alto nível de umidade, os frutos estão sujeitos a rachaduras;
a possibilidade de rachaduras e baixa qualidade de conservação dos tomates;
baixo nível de armazenamento e transportabilidade.
Entre as principais vantagens da cultura, destaca-se o excelente sabor da polpa solta e do açúcar. Em termos de sabor, os frutos da cultura se tornaram um dos primeiros tomates a serem cultivados nas latitudes médias da Rússia.
As principais qualidades da fruta
Na configuração, os frutos são arredondados e achatados, grandes, ligeiramente estriados, com estrias amareladas junto aos pedúnculos e fundos rugosos. A cor do tomate maduro é vermelho-framboesa. A casca é fina, rachando facilmente com o excesso de umidade. Peso da fruta até 400-600 (até 1000) G. Consistência carnuda (tons de framboesa), tipo "bife", açucarada, com pequena quantidade de sementes. Quando maduro, torna-se açucarado, lembrando uma melancia de alta qualidade.
Os frutos recebem plenamente as suas propriedades gustativas inusitadas, amadurecendo exclusivamente no ramo. Mudanças nos níveis de umidade afetam negativamente a qualidade da fruta, que muitas vezes racha. Em uso, as frutas são universais.
Características do sabor
O sabor da fruta é intenso, adocicado, sem acidez, com persistente aroma a tomate. Os frutos da cultura Yusupov costumam ser chamados de "o sonho do cozinheiro", pois costumam ser usados na lendária salada uzbeque "achik-chuchuk".Esta é uma das mais deliciosas safras de tomate rosa de frutos grandes. O teor de matéria seca é de 5-6%, o açúcar é de 5%.
Amadurecimento e frutificação
A cultura é de maturação tardia com um período de maturação de 120-130 dias, com um tipo de frutificação de longa duração - do início de agosto à segunda década de setembro.
Produção
Rendimento da safra no nível de 10-12 kg / m², 6-8 pcs. /arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As mudas são plantadas no solo com 70 dias de idade.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de plantio padrão é 40x60 cm, com densidade de plantio de no máximo 3 plantas por 1 m².
Crescendo e cuidando
Ao plantar uma cultura, o solo deve ser solto, neutro ou ligeiramente ácido (argiloso, argiloso). A especificidade do cuidado é a moldagem dos arbustos em 1-2 brotos, a eliminação dos enteados, a aplicação de uma liga.
A variedade Yusupov é extremamente sensível ao frio - uma queda de temperatura abaixo de 8 ° C é fatal para ela. O plantio de uma lavoura no solo deve ser feito apenas na ausência da probabilidade de ondas de frio recorrentes e aquecimento do solo a um nível de 10-12 ° C.
Nas regiões centrais da Rússia, geralmente ocorre 1 década de junho. É a partir desta data que deve ser realizada a contagem regressiva de semeadura para mudas, ou seja, na época do plantio, as mudas deveriam estar com 65-70 dias.
Para obter o maior rendimento, as sementes devem ser semeadas no final de fevereiro e início de março.
A opção mais fácil é adquirir solo comprado para a produção de mudas. Outra forma de preparar o solo é usar solo de jardim cheio de matéria orgânica e fertilização mineral NPK (nitrogênio, fósforo, potássio) na proporção de 1 colher de chá por balde de solo. Para excluir a possibilidade de penetração de microflora dolorosa, ambos os solos são calcinados no forno ou tratados com um anti-séptico (2 gotas de verde brilhante por 1 litro de água). As sementes são tratadas em solução de manganês rosado, após o que são embebidas em estimulador de crescimento por 8 horas.
Em seguida, eles são semeados em recipientes, embutidos 0,8-1,0 cm no solo preparado. Eles são polvilhados com solo peneirado por cima, cobertos com polietileno para criar um efeito estufa e colocados em uma sala quente. As sementes começam a germinar em uma temperatura do solo de 22-25 ° C e temperatura do ar - 20-23 ° C.
As mudas são viáveis quando fornecidas:
dieta balanceada com potássio e fósforo, com quantidade mínima de nitrogênio;
iluminação regulatória com fitolamp;
solo confortável e temperatura do ar 20-25 ° C, umidade - 50-60%.
Após o aparecimento de 3 folhas verdadeiras, as mudas são transferidas para vasos com diâmetro de pelo menos 8 cm e o solo é derramado com uma solução de superfosfato (1 colher de chá por 1 litro de água). Cerca de 9 a 10 dias após a colheita, as plantas devem ser alimentadas com humato.
Para a sobrevivência de alta qualidade dos arbustos, 2 regras devem ser observadas:
sua idade é de 65-70 dias;
temperatura do solo - não inferior a + 12 ° С.
Ao cultivar a cultura Yusupov, é desejável formar condições o mais próximas possível ao clima do Uzbequistão. É nessas condições que a cultura revela todas as suas virtudes.
Obrigatório:
grau máximo de iluminação;
temperatura do ar diurna 25-29 ° С e 21-25 ° С à noite;
umidade - não mais do que 60%;
equilíbrio da nutrição das plantas.
A cultura absolutamente não suporta nem mesmo uma leve seca, já que um déficit de umidade afetará imediatamente a qualidade dos frutos. Portanto, a irrigação é realizada regularmente (uma vez a cada 4-5 dias) e abundantemente - cerca de 10 litros por arbusto. Como as plantas não gostam de umidade elevada, elas são irrigadas exclusivamente na raiz. O procedimento de cobertura morta do solo é aconselhável.
Em solos esgotados, estrume ou composto deve ser aplicado sob a cultura - cerca de 3 kg / m². Estrume de vaca é preferível aqui.
Os arbustos formam-se em 1-2 tiros. Durante a estação de crescimento, eles saem de 6-8, e na primeira década de agosto, beliscam o topo.
A cultura é capaz de formar enteados intensivamente, que devem ser eliminados a cada 5 a 7 dias, evitando que se estiquem mais de 5 cm, sendo necessários arbustos e suportes (estacas, treliças).
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura Yusupov é resistente ao fusarium e à cladosporiose, raramente adoece com podridão apical e perna preta. No entanto, não tem imunidade à requeima. Por este motivo, os parâmetros de temperatura ideais em estufas são importantes, e o tratamento profissional de arbustos com uma solução de líquido Bordeaux a 1%. Os inseticidas serão úteis para repelir as pragas.