- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: para enlatamento de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 111-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 200-300
Jardineiros experientes raramente se surpreendem, dada a variedade de culturas diferentes. Mas entre as variedades simples e híbridas, existe uma espécie interessante chamada tomate cipó. Os arbustos de tal cultura se distinguem pelo crescimento intensivo, bem como pelo aumento da produtividade. O Tomato Jubilee Tarasenko é um deles.
História de criação
O autor do tomate Jubileu Tarasenko foi o criador amador ucraniano Feodosiy Makarovich Tarasenko. Esta variedade foi criada por ele em seu 75º aniversário. No momento, a cultura não consta no cadastro estadual. Mas isso não impede os jardineiros.
A principal desvantagem da variedade não registrada é que as empresas agrícolas produzem grandes quantidades de sementes com esse nome, mas as descrições dos tomates, bem como os frutos obtidos, diferem. Portanto, o melhor é adquirir o material em uma loja especializada.
O tomate Jubileu Tarasenko é uma variedade indeterminada em forma de cipó destinada ao cultivo em estufas ou canteiros. Adequado para qualquer região, mas pode exigir cobertura em áreas mais frias.
Descrição da variedade
Um arbusto alto em forma de liana se estende por 200-300 cm. É caracterizado por uma boa força de crescimento e ejeção ativa de brotos laterais. O caule é poderoso, bem desenvolvido. A folhagem é muito fraca. As folhas são grandes e apresentam uma tonalidade verde escura. Recomenda-se formar este tipo em uma haste.
A inflorescência é simples, formada em cacho. Pincéis complexos. Nas escovas inferiores podem formar-se até 40 frutos; nas superiores - 20-30. O primeiro pincel é colocado no nível 9 da folha. Os próximos são a cada 2.
Os jardineiros notam um grande defeito da cultura: devido às especificidades do crescimento do arbusto, é muito difícil cuidar dele. Muitos, sem saber, não conseguem formar o caule e a coroa corretamente.
O tomate Jubileu Tarasenko é creditado com alta produtividade, boa imunidade a doenças fúngicas, bem como o uso universal da fruta.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são coletados em grandes cachos, portanto, seu peso será diferente. O peso dos vegetais pode ser de 70 a 200 g. Raramente acontece que bagas idênticas se formem em um cacho.
Os frutos são de forma uniforme: redondos e frequentemente com nariz pequeno. A cor da casca é laranja-avermelhada, é fina mas muito forte. Isso permite armazenar os frutos em local escuro e seco por até 1,5 meses, bem como transportá-los por longas distâncias em caixas. As bagas não se dobram nem se partem.
A polpa é densa, carnuda. No interior, são formadas duas grandes câmaras de sementes com sementes médias, que podem ser utilizadas para a posterior propagação da cultura.
O tomate Jubileu Tarasenko tem um propósito universal: é adequado tanto para consumo fresco como para preparar diversos pratos quentes. As frutas também são enlatadas e em conserva ou utilizadas para sucos, molhos ou pastas de tomate.
Características do sabor
Os jardineiros afirmam que a cultura tem um sabor doce rico e pronunciado, com um ligeiro azedume.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Yubileiny Tarasenko pertence às safras de meia temporada. O amadurecimento da fruta leva 111-115 dias. A frutificação propriamente dita é prolongada, dura cerca de 1,5 meses e vai de julho a agosto.Em regiões mais frias, a colheita de tomates deste tipo é recomendada durante o período de maturação marrom. Em seguida, os frutos são deixados para amadurecer em um local escuro. Os bagos não perdem as suas características gustativas. Além disso, este procedimento ajudará os arbustos a descarregar mais rapidamente.
Produção
A principal característica da cultura é o alto rendimento. Os residentes de verão removem 15-20 kg de tomates de um arbusto. Esses indicadores não são o limite para a variedade. Se a cultura for bem cuidada e as condições climáticas forem ótimas, os rendimentos podem aumentar.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
No início de março, as mudas são preparadas. Para a semeadura, você pode escolher um pequeno recipiente. Tudo é pré-processado e desinfetado. O solo é seco no forno ou comprado no armazém, e as sementes são embebidas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, o material é seco e tratado com estimulantes de crescimento.
Sulcos rasos são feitos no solo e as sementes são colocadas a uma distância de 2 cm uma da outra. Em seguida, o solo é nivelado e regado com água por meio de um borrifador. As caixas são cobertas com papel alumínio e guardadas em local quente e seco. A temperatura sob o filme deve ser de + 25 ° C. Depois que todas as sementes eclodirem, o celofane é removido e as caixas são colocadas no parapeito da janela.
Você precisa mergulhar na variedade duas vezes. A primeira vez que uma escolha é feita quando os arbustos são transplantados para um recipiente mais profundo para desenvolvimento posterior. E o segundo - já ao pousar em um lugar permanente.
Poucos dias antes do transplante, a área selecionada é escavada e abundantemente umedecida com água. É melhor plantar mudas entre 15 de maio e 5 de junho. Os arbustos não devem ter mais de 60 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Tarasenko descreveu em detalhes as condições agrotécnicas de cultivo de suas variedades, onde o ponto principal sempre foi indicado que os arbustos precisavam de liberdade e um grande espaço. Portanto, as mudas devem ser plantadas de acordo com o esquema 60x50 cm.
Crescendo e cuidando
Para uma boa colheita, os procedimentos padrão de cuidados com as plantas devem ser seguidos.
- A primeira rega é realizada 7 dias após o transplante das mudas para o solo. Durante esse período, as mudas jovens ficarão mais fortes e se acostumarão às novas condições climáticas e climáticas. Regime de irrigação - 2 vezes por semana. É produzido em abundância, mas para que as raízes não fiquem saturadas de umidade. Para facilitar esse processo, o solo pode ser coberto com turfa ou serragem. O principal é secar a cobertura morta e substituí-la conforme necessário. Se não houver cobertura morta, após a rega, o solo é solto próximo ao arbusto e nos corredores, e então todo o excesso de ervas daninhas é removido.
- Muitos jardineiros preferem aplicar fertilizantes mistos. Entre os curativos, uma solução de verbasco ou fezes de pássaros é mais frequentemente usada junto com fósforo, potássio e nitrogênio. É melhor evitar substâncias que contenham cloro, bem como estrume fresco.
- As dificuldades para muitos são causadas pela formação de um arbusto. Recomenda-se deixar 1-2 hastes. Devido ao crescimento ativo, os brotos laterais são removidos regularmente, quase todas as semanas. Para a remoção, os enteados não devem ultrapassar a altura de 10-13 cm. É melhor beliscar. O forte espessamento dos brotos certamente levará à formação de doenças fúngicas.
- O caule e a coroa devem ser amarrados ao suporte. Caso contrário, o caule da planta pode quebrar com o peso da fruta.
- Para evitar infecções fúngicas, a estufa é ventilada diariamente, e a temperatura dentro dela também é mantida não superior a 30 ° C.
- Várias vezes por temporada, a pulverização preventiva é realizada com agentes como "Fitosporin" ou "Hom". Para combater os insetos, opta-se por pulverizar com água e sabão ou Prestige. Todos os procedimentos devem ser realizados preferencialmente em tempo seco.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.