- Autores: Rússia
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 111-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-200
- A quantidade de matéria seca,%: até 8
A série de tomates da trufa japonesa já é bem conhecida dos jardineiros e consumidores russos, porém, a subespécie da trufa negra japonesa ainda está em desenvolvimento no território do país. No entanto, os agricultores cultivam e vendem tomates com sucesso. A variedade indeterminada é cultivada em campo aberto, em estufas de filme, vidro e policarbonato. Os frutos têm um aspecto atraente, sabor agradável, aroma delicado, destinam-se ao uso em saladas, bem como à conservação de frutos inteiros, molhos culinários e sumos.
História de criação
A trufa negra japonesa é o resultado do trabalho de seleção de criadores russos, desde 2020 entrou com sucesso na lista de tomates cultivados em escala industrial.
Descrição da variedade
Arbustos altos (150-200 cm) padrão indeterminados são caracterizados por uma boa folhagem e uma tendência a ramificação. Brotos fracos precisam de apoio e amarração. Os caules são cobertos por folhas de tamanho médio, em formato tradicional de tomate. A lâmina foliar apresenta ligeira pubescência e ligeira dissecção ao longo das bordas. A cor é verde, com transição para tonalidades mais saturadas. As flores são coletadas em inflorescências simples, cada escova amarrando 5-6 bagas presas a um caule fraco, portanto, as escovas também precisam ser amarradas. O caule principal é capaz de produzir algumas escovas, mas é recomendável deixar no máximo 5 peças para uma colheita completa.
Qualidades positivas da variedade:
aparência atraente;
bom gosto e despretensão;
imunidade forte, uso universal;
a possibilidade de cultivo em estufa nas regiões do norte.
Se falamos sobre as deficiências, então podemos notar os indicadores de rendimento médio, bem como a necessidade de beliscar, amarrar, moldar.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes apresentam coloração verde leitosa, passando para vermelho acastanhado, assumindo a seguir a tonalidade chocolate na fase de maturação técnica e fisiológica. O picante da cor é enfatizado pela pele brilhante, que cria um jogo cintilante sob o sol forte. O formato da baga lembra uma trufa ou pêra com uma leve nervura. Peso da fruta 100-150 gramas, a baga tem excelente qualidade de conservação e transportabilidade.
Características do sabor
Os frutos da trufa negra japonesa têm uma suave doçura de sobremesa, aroma e sabor pronunciados e um final de boca longo. Black Truffle Berry é rico em antioxidantes, antocianinas, vitaminas, contém até 8% de matéria seca, o que o torna adequado para feltrar.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de maturação intermediária, o período de maturação aproximado é de 111 a 115 dias. Frutificação de longo prazo, a colheita ocorre de meados de julho a meados de setembro.
Produção
O rendimento da variedade é de até 4 quilos por arbusto, o que é considerado bastante satisfatório. O cumprimento cuidadoso das condições agrotécnicas permite elevar os indicadores.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada do início a meados de março, as mudas são plantadas em local permanente após 2-2,5 meses, dependendo da região.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio ideal para uma variedade alta é 60x50 cm, enquanto uma densidade de não mais do que 4 raízes por metro quadrado é observada.
Crescendo e cuidando
A trufa negra japonesa é cultivada em mudas. As plantas jovens são submetidas a procedimentos de endurecimento cerca de duas semanas antes do transplante. Para isso, os contêineres são levados para a rua, abrem galerias e varandas, acostumando as mudas à temperatura e à iluminação das ruas.
Um local para estufas e em campo aberto é escolhido soalheiro, o solo é solto e bem fertilizado, com um nível de acidez neutro. No outono, o esterco é introduzido no solo para a escavação, na primavera as cristas preparadas são enriquecidas com matéria orgânica (húmus, composto, fezes de pássaros), fertilizantes minerais complexos, superfosfato, cinzas de madeira. Arbustos altos não suportam o próprio peso, sem falar na colheita de amadurecimento, então estacas são instaladas nos buracos ou treliças são organizadas.
Após o plantio das mudas em local permanente, elas são bem derramadas com água morna em temperatura ambiente. O cuidado adicional consiste em atividades tradicionais.
A variedade precisa ser formada - os arbustos lideram em 1-2 hastes, no sul em 3 brotos.
O tomate é necessariamente enteado, embora racione a colheita. Como regra, restam 5 a 6 pincéis para que o tomate possa tirar uma safra inteira. Se o CAT e a altura da estufa permitirem, sobram mais pincéis. Nas regiões do norte, é mais correto manter uma planta em 1 caule.
Durante o beliscão, não apenas os brotos recém-formados são removidos, mas também as folhas abaixo das escovas formadas, para que o tomate seja bem ventilado e não desperdice nutrientes no excesso de massa vegetativa. O evento é realizado durante toda a temporada, até a coleta dos últimos frutos.
A variedade indeterminada não tem ponto final de crescimento e requer suporte obrigatório na forma de subordinação. O procedimento é realizado à medida que o broto cresce. Os cachos com frutos maduros também precisam ser amarrados, pois o caule fraco se quebra facilmente.
A cultura é umedecida moderadamente, cerca de 1 vez por semana ou 10 dias. Regue pela raiz, certificando-se de que não caem gotas na folhagem. Após a rega, procede-se ao afrouxamento, fornecendo oxigênio ao sistema radicular.
Cobrir a superfície sob os arbustos ajudará a evitar alta umidade, assim como a ventilação regular.
A remoção de ervas daninhas elimina a competição por nutrientes da cultura.
O tomate é fertilizado pelo menos três vezes durante a estação de crescimento. A primeira alimentação é realizada 2-3 semanas após o plantio das plantas em um local permanente. Neste momento, o tomate precisa de fertilizantes contendo nitrogênio. A segunda alimentação com compostos de fósforo-potássio é realizada durante a pega dos frutos. Os tomates respondem bem à água com infusão de verbasco fresco ou urtiga.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A trufa negra japonesa é caracterizada por uma forte imunidade, resiste perfeitamente à maioria das doenças bacterianas e fúngicas inerentes ao grupo de plantas da beladona. No entanto, as violações das condições agronômicas podem levar ao aparecimento de sintomas desagradáveis. Por exemplo, umidade elevada e ventilação insuficiente no espaço fechado da estufa podem causar podridão parda. Nesse caso, os frutos afetados devem ser removidos, os arbustos tratados com fungicidas e ventilação de alta qualidade.
As pragas podem ser perigosas para os tomates:
pulgão;
tripes;
Urso;
mosca branca;
Besouros de maio e do Colorado.
Para prevenir a propagação de pragas, tratamentos com inseticidas são necessários.
Resistente a condições climáticas adversas
Os tomates resistem a períodos de calor e secas de curta duração, mas não toleram uma onda de frio significativa, portanto, em regiões com agricultura arriscada, a trufa preta japonesa é cultivada em estufas.
Regiões em crescimento
A variedade é cultivada ao ar livre e em estufas na região sul. Nas regiões mais ao norte, o cultivo só é possível em condições de estufa, caso contrário, os frutos simplesmente não serão capazes de amadurecer.