- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: até 200
- Característica de Bush: poderoso
O caranguejo japonês é uma variedade incomum de tomate siberiano cultivado por residentes de verão russos desde 2007. Este tomate de alface é valorizado por sua alta imunidade a doenças, amigável e com frutificação abundante. A variedade está bem adaptada ao cultivo na maioria das zonas climáticas da Federação Russa.
Descrição da variedade
O tomate é de tamanho médio, indeterminado, com caule de até 200 cm de altura, o arbusto é poderoso, com folhas verdes claras de tamanho médio. No caule principal, até 5 cachos de frutos são formados, as inflorescências são simples. A sua formação continua ao longo da estação de crescimento, sem parar.
As principais qualidades da fruta
Os tomates da variedade de siri japonês são grandes em tamanho, o peso médio do fruto é de 250-350 g, alguns exemplares podem chegar a 800 g. A tonalidade da casca de um tomate maduro é rosa, os tomates verdes são verdes, com um ligeiro escurecimento no caule. A forma é meio prateada, plana e redonda, mas pode mudar dependendo das condições de cultivo. A pele é bastante densa, sem tendência a rachar.
Características do sabor
O tomate é muito doce, com um ligeiro azedume. A polpa suculenta e solta é deliciosa, fresca e em saladas. As frutas também são adequadas para processamento em sucos e molhos. O sabor e o aroma desses produtos são ricos, a consistência é espessa.
Amadurecimento e frutificação
O tomate caranguejo japonês distingue-se pela frutificação a longo prazo, a colheita é realizada de julho a setembro. A variedade é meia temporada, os frutos amadurecem em 110-115 dias. Em estufas aquecidas, os tomates podem ser produzidos durante todo o ano.
Produção
A variedade é considerada de alto rendimento. Sujeito à tecnologia agrícola em estufas, o rendimento dos frutos chega a 11 kg / m². m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O cultivo desta variedade de tomate é geralmente realizado em mudas. As sementes, previamente embebidas em solução de manganês, tratadas com compostos estimulantes, são colocadas em recipientes comuns de 1º a 15 de março. A transferência para estufas e solo é realizada não antes de 15 de maio, se as geadas de retorno já tiverem passado. Em outros casos, o plantio é adiado para o início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os arbustos de tomate são dispostos de acordo com o esquema 60 × 50 cm.
Crescendo e cuidando
A variedade deve ser formada em 2 hastes. A fixação deve ser realizada, a liga também é realizada a partir do momento em que os arbustos são transferidos para o solo ou para a estufa. Se as mudas estiverem fortemente esticadas, elas também serão presas à estaca de suporte.Não é recomendável atrasar a transferência para estufas, é melhor realizar o trabalho no início de maio.
Com folga suficiente, fertilidade do solo, uma preparação séria para o uso subsequente de tomates não é necessária. Você só pode colocar cinzas de madeira e composto diretamente nos buracos preparados de acordo com o esquema. A mesma combinação pode ser usada para alimentação na fase de amadurecimento da fruta. Os arbustos crescem bem em soluções de dente-de-leão, verbasco. No calor extremo, os ovários são fracamente formados; estimulação adicional com preparações especiais, combinada com a ventilação das estufas, pode ser necessária.
É melhor regular o processo de frutificação para que os frutos sejam grandes. Para fazer isso, não mais da metade é deixada na escova de flores de 10 ovários, o resto é beliscado. O broto principal é pinçado 30-40 dias antes do final do período de frutificação. Os enteados se separam uniformemente, constantemente, manualmente. As folhas inferiores sob o pincel de flores também são removidas, mas não mais do que 3 de cada vez.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade não é afetada pela podridão apical do fruto, TMV. O tratamento profilático para essas doenças pode ser dispensado. Durante os períodos de chuvas prolongadas, com uma onda de frio prolongada, é imperativo cuidar da prevenção da requeima. As plantas são pulverizadas com preparações à base de cobre, bem como agentes antifúngicos especiais. No calor extremo, com aumento da umidade do ar, os pés de tomate podem precisar de proteção contra cladosporia.
Entre as medidas eficazes para a prevenção de doenças, neste caso, é possível recomendar a pulverização com "Trichopolom", bem como a pulverização dos rebentos com cinza de madeira. É melhor armar armadilhas contra insetos; se lagartas ou ácaros-aranha forem detectados, o tratamento com inseticida é realizado.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate foi originalmente desenvolvido para o clima rigoroso da Sibéria. Ele não tem medo de crescer em condições climáticas extremas. Tolera mudanças bruscas de temperatura, forma ovários, independentemente do número de dias de sol, do nível de umidade atmosférica.
Regiões em crescimento
A variedade passou com sucesso nos testes, é cultivada no norte do Cáucaso e na região do Volga, na Sibéria Ocidental e Oriental, no Extremo Oriente e Noroeste. Nas regiões do sul, pode ser cultivada sem abrigo, semeando diretamente no solo.
Visão geral da revisão
O caranguejo japonês ainda é exótico para muitos jardineiros, mas, de acordo com a experiência dos moradores de verão que já plantaram esse tomate, definitivamente vale a pena. Sabor de salada brilhante, frutas de tamanhos enormes, amadurecimento bem-sucedido bem nos galhos - esta é apenas uma pequena parte das vantagens da variedade. É indicado que as sementes brotem juntas, respondam bem à cobertura e rega regular.
Especialmente os horticultores amadores notam a resistência dos arbustos a vários tipos de podridão, bem como à requeima - os tomates não os machucaram, mesmo quando outras plantas foram danificadas na estufa. Os arbustos da planta são muito fortes, crescem bem, mas precisam de muito espaço, vale a pena engrossar o plantio apenas como último recurso. Moradores de verão lembram que mesmo na fase de ovário esta variedade não se confunde com as outras, e os tomates maduros têm uma aparência impressionante, carnuda, a polpa quebrada é açucarada.
Estudando os comentários, você pode ver que a variedade de siri japonês não deixa uma opinião negativa sobre si mesma. Não é apenas replantado, mas também recomendado para outros moradores de verão. A geografia de distribuição deste tomate também é extensa. Em campo aberto, você pode obter frutas até mesmo no clima da região de Moscou, se os canteiros forem devidamente preparados com antecedência. A única menção negativa está relacionada à classificação incorreta de sementes, mas ela é detectada apenas em alguns fornecedores.