- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: para decapagem e preservação
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para varandas, para crescer no peitoril de uma janela
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50
- Característica de Bush: compacto
- Cor de fruta madura: vermelho brilhante
O anão japonês é uma variedade original, dona de arbustos em miniatura e frutas esféricas gigantes em comparação com o arbusto. A combinação é espetacular.
Descrição da variedade
Os arbustos são compactos, de tipo determinado, até 50 cm de altura. Às vezes, a altura não ultrapassa os 30 cm. A folhagem é bastante grande e densa. A primeira inflorescência é colocada acima de 6-7 folhas. Os internódios são muito curtos, as inflorescências localizam-se próximas umas das outras, durante a frutificação o arbusto parece muito denso de frutos grandes. A finalidade é universal, indicada para cultivo em estufas, ao ar livre, em varandas e peitoris de janelas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são bastante grandes para uma variedade tão pequena, 60-70 g cada, os frutos individuais podem chegar a 100 g (para comparação, os tomates cereja pesam 15-40 g cada). As frutas são arredondadas, de cor vermelha brilhante, agrupadas em grupos de 3 a 5 unidades. A polpa é vermelha, com 4 pequenas câmaras de sementes, sólida, densa, brilhante. As paredes não são grossas, mas o tomate é forte. Não é comum a variedade formar manchas brancas perto do pedúnculo. A pele é elástica e brilhante.
Características do sabor
O sabor é bom para uma variedade inicial - rico, doce, com acidez moderada. Devido à sua frutificação ultra-rápida, o tomate é consumido cru, mas é perfeito para quaisquer pratos e preparações. Conserva bem a sua forma na salga.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é ultra-precoce, com formação adequada, a colheita é colhida no final de junho-início de julho, 85-95 dias após a germinação.
Produção
De 1 arbusto, até 2 kg de tomate são obtidos, a partir de 1 sq. m pode ser removido em 12-18 kg. São números enormes para qualquer variedade. Se o anão japonês trará tanto, depende da tecnologia agrícola.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura das mudas não ocorre antes do final de março. Em campo aberto, as mudas são plantadas com 60 dias de idade. Para a maioria das regiões da Rússia, é de meados ao final de maio; na Sibéria e nos Urais, os tomates são colocados em um lugar permanente na primeira semana de junho. Como a planta é muito precoce, ela pode ser cultivada de forma sem sementes - as sementes são semeadas em estufas em terreno aberto. A planta é uma variedade, não um híbrido, então você pode plantar suas próprias sementes no próximo ano.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Uma distância mínima de 20 cm pode ser mantida entre as plantas, por 1 sq. m são plantados em 6-9 plantas. Não precisa ter medo da densidade excessiva, a planta quase não cresce para os lados.
Crescendo e cuidando
Variedades de baixo crescimento raramente são escolhidas para cultivo em estufas, que podem usar verticais até o telhado, mas para peitoris de janela, variedades como o anão japonês são ideais. A casta, graças aos seus grandes frutos e rendimento, é também muito boa para o terreno aberto. Especialmente em áreas ventosas e sombreadas com clima instável.
O enteado e a liga são opcionais. A planta não é propensa a ter enteados ativamente, mesmo que apareçam, eles crescem por muito tempo e lentamente, sem interferir de forma alguma em amarrar os frutos em um caule. Porém, com a formação, a colheita será mais precoce e abundante.
Todos os tomates amam o sol, especialmente durante o período de maturação, mas o anão japonês é uma exceção bem-vinda. Pode crescer em sombra parcial clara sem perda de produtividade. Portanto, mostra-se bem em varandas ou janelas, onde a iluminação é de qualquer modo mais fraca do que em terreno aberto (o vidro pode absorver de 6 a 30% da luz, dependendo de sua pureza).
Para fazer com que os tomates tenham um sabor mais doce, eles são alimentados com fertilizantes minerais que contêm potássio e cálcio. Para saborear, até mesmo rega abundante, solo muito amplo, solto e nutritivo, 1-2 pulverizações com solução de ácido bórico a 1%, boa iluminação também são úteis.
A planta quase não adoece, como quase todas as variedades antigas, que conseguem fazer tudo para o que foram criadas, antes da propagação de infecções fúngicas e bacterianas. Diferentes fontes descrevem a resistência a doenças do anão japonês de forma diferente. Há comentários sobre sua excelente estabilidade, mesmo no outono, o tomate não adoece. Por precaução, a rega com solução de Fitosporina (uma vez por mês) não interfere.
Os procedimentos usuais para outros tomates - sacudir os pincéis para melhor amarrar e quebrar a folhagem - não são necessários para o tomate. Embora em campo aberto durante o período de maturação, as folhas podem ser parcialmente arrancadas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
Existem poucos comentários, a variedade é bastante rara. Não é produzido por grandes empresas agrícolas, não se encontra sacos de sementes em todos os supermercados. Chama a atenção, aliás, pelos grandes frutos para um cabrito desses, a ausência de caprichos e o retorno muito precoce da colheita. Sabor médio, não é o melhor, mas muito bom para um tomate precoce. A variedade será do interesse de quem procura uma variedade atípica para varanda ou janela, resistente, produtiva. E também para quem está disposto a experimentar novas técnicas agrícolas. O cabrito vai se apresentar com uma boa densidade de plantio.