- Autores: reprodução na Sibéria
- Apareceu ao cruzar: baseado na variedade Shikoku
- Categoria: grau
- Compromisso: para decapagem e preservação
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 60-80
- Folhagem: fraco
O tomate rosa japonês é o resultado de um trabalho árduo de criadores agrícolas da Sibéria. Esta variedade foi baseada na variedade Shikoku. Como resultado do processo de cruzamento, as técnicas agrícolas receberam uma cultura universal que pode ser cultivada em qualquer condição climática. Um tomate colhido pode ser cultivado tanto em condições de estufa quanto em campo aberto, e o amadurecimento em massa dos frutos e sua capacidade de amadurecer fora da planta tornam a variedade solicitada tanto pelos jardineiros amadores quanto pelos profissionais. A despretensão do tomate e a facilidade de cuidar minimizam os custos de mão-de-obra despendidos no cultivo.
Descrição da variedade
Os tomates da variedade rosa japonesa pertencem a espécies determinantes subdimensionadas que proporcionam um alto rendimento tanto em estufas quanto em canteiros abertos. A altura das plantas varia de 60 cm a 80 cm Os arbustos baixos têm copa ramificada e um poderoso sistema radicular. A decapagem é obrigatória para esta variedade. As placas de folhas pequenas não cobrem toda a superfície das hastes. Devido ao seu tamanho, a planta não precisa ser fixada em um suporte vertical. Esta variedade é capaz de formar até 6 frutos em um cacho.
Vantagens:
despretensão;
a presença de uma estrutura sumarenta e açucarada com um mínimo de acidez;
alta produtividade;
imunidade às doenças mais comuns;
sem necessidade de fixação;
longo período de armazenamento sem perda de sabor;
câmaras de sementes insignificantes;
transportabilidade.
Esta variedade não tem desvantagens óbvias, mas você pode obter o máximo rendimento e arbustos fortes apenas com o cumprimento estrito de todas as regras da tecnologia agrícola.
As principais qualidades da fruta
Os frutos desta variedade são grandes e pesam cerca de 200 gramas, bem como formato redondo em forma de coração e ponta pontiaguda. A gama de cores dos tomates na fase de maturação técnica varia do rosa profundo ao framboesa. A espessa capa coriácea da fruta praticamente não tem tendência a rachar. Essa propriedade tem efeito positivo na vida de prateleira, que pode ser de até 2 meses, e na transportabilidade. O pedúnculo tem nervuras convexas. Os tomates têm um pequeno número de compartimentos de sementes.
A composição vitamínica e mineral do tomate tem uma estrutura rica. Esta propriedade é especialmente procurada na dieta alimentar e infantil. Deve-se observar também que os pratos cozidos apresentam baixo grau de alergenicidade.
Características do sabor
Esta variedade apresenta uma textura suculenta e carnuda. Os indicadores de sabor são excelentes e até os gourmets vão gostar do gosto adocicado. Devido às suas características de alto sabor, os tomates são usados com sucesso tanto para consumo in natura como para enlatados.
Amadurecimento e frutificação
A planta pertence a safras de meia temporada com maturação em massa de frutos. A primeira colheita é realizada em 110-115 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos.
Produção
O tomate rosa japonês pertence a variedades de alto rendimento, capazes de formar até 8 kg de rendimento em um arbusto. O peso médio dos frutos em um arbusto é de 5 a 6 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Esta cultura é cultivada em mudas.A semeadura das mudas é realizada no início de março. O material das sementes deve ser tratado com desinfetantes e estimulantes de crescimento antes do plantio. A germinação pode ser aumentada criando um efeito estufa. O solo para o plantio deve consistir em grama, areia e fertilizantes minerais. No plantio, as sementes são enterradas 15 mm, observando-se um intervalo de 50 mm entre elas.
A colheita é realizada na fase de formação das primeiras 2-3 folhas. No início de maio, as mudas maduras podem ser plantadas em terreno aberto. Em regiões onde a ameaça de geadas noturnas ainda persiste, o plantio deve ser adiado até meados de maio ou devem ser usados abrigos de filme.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio da variedade praticamente não difere do restante da erva-moura. Em um terreno de 1 m2, os criadores praticantes recomendam o plantio de no máximo 3 arbustos. No plantio de mudas, não se deve esquecer que os arbustos adultos possuem copa expansiva, para o desenvolvimento da qual é necessário espaço.
Crescendo e cuidando
Apesar da despretensão da variedade, para obter uma colheita estável e de alta qualidade, é imprescindível, no cultivo do tomate, estudar todos os meandros do seu cuidado. A formação do arbusto deve ser realizada em no máximo 2 hastes, a retirada de todos os processos maximizará o enriquecimento dos frutos com todos os micronutrientes. A paixão é realizada antes do aparecimento da primeira escova. Os tomates, principalmente durante o período de frutificação, precisam de rega abundante com água sedimentada. A variedade é sensível à aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade apresenta alto grau de resistência a doenças como a requeima e fusarium, porém, para prevenir o aparecimento dessas doenças, são necessários tratamentos preventivos com meios especiais.