- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 91-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 40-60
- Característica de Bush: compacto
Tomato Amber 530 é uma das variedades populares que os agricultores e jardineiros trabalharam para criar. A planta atrai jardineiros com uma colheita generosa e resistência a diversas doenças e pragas.
História de criação
Tomato Yantarny 530 foi trazido por especialistas da Rússia. Em 1999, a variedade completou com sucesso o teste e a planta foi registrada no registro. Hoje a mata é cultivada em todas as regiões do país.
Descrição da variedade
O tomate Amber 530 é uma planta determinante que amadurece cedo o suficiente. Os arbustos ficam baixos, o que permite que a lavoura comece a crescer imediatamente. A altura média de um arbusto raramente chega a 40 cm. Características da cultura:
hastes fortes que não requerem uma liga;
a formação de 6 escovas frutíferas;
alta produtividade.
Ao cultivar tomates em casa de vegetação, será possível colher várias vezes por temporada.
As principais qualidades da fruta
O tomate pesa em média 120 gramas e é achatado e redondo. Outras características:
polpa macia;
3-4 câmaras de sementes;
pele forte;
Cor laranja;
sabor doce frutado.
Um arbusto, sujeito às condições de cultivo necessárias, pode dar duas colheitas por temporada.
Características do sabor
Os tomates têm um sabor excelente. Polpa suculenta, aroma frutado único e alto teor de vitaminas e outros componentes nutricionais são as vantagens do híbrido. Os tomates são bons para comer crus e também podem ser usados para fazer salgadinhos, saladas ou molhos. O transporte pode resistir sem problemas.
Amadurecimento e frutificação
O tomate âmbar amadurece muito rapidamente, literalmente em 95-100 dias, após os quais já é possível colher a primeira safra. A frutificação começa 2 semanas após a formação de todos os 5-6 pincéis.
Produção
Um metro quadrado de um arbusto produz de 5 a 7 kg de rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Uma colheita rica depende diretamente da qualidade do plantio e do cuidado. Em primeiro lugar, é preciso cuidar das mudas, para depois dar as condições necessárias para o plantio das mudas em local permanente no jardim ou estufa.
Recomendações de mudas:
é melhor plantar as sementes em caixas ou recipientes com capacidade de até 2 litros e profundidade de 15 cm;
devem ser previstos furos no recipiente para retirada do excesso de água;
após a colheita, as mudas devem ser transplantadas.
É melhor transferir um tomate para uma estufa ou jardim apenas um mês e meio após o plantio em recipientes. Basicamente, o período de transferência das usinas cai na segunda quinzena de maio ou início de junho. Por esta altura, as mudas cresceram 30 cm.
2-3 semanas antes do transplante, as mudas são endurecidas. No início, o procedimento envolve arejar o ambiente, após o recipiente se começa a retirá-lo gradativamente para a varanda. Esta abordagem irá acelerar a adaptação dos arbustos às novas condições.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O procedimento de pouso é o seguinte.
Solo úmido é derramado em recipientes preparados.
As sementes são plantadas a uma profundidade de 1 cm, mantendo-se uma distância de 2-3 cm entre os "vizinhos".
Os recipientes, cobertos com papel alumínio, são colocados em local aquecido para acelerar o crescimento das mudas. O filme é revirado regularmente para que não se acumule condensação no interior, o que pode causar o apodrecimento das plantas.
Quando os primeiros brotos aparecem nas caixas, os tomates são colhidos no parapeito da janela e a planta começa a endurecer gradativamente. Se desejar, você pode plantar as sementes em tabletes de turfa. Neste caso, existem 2-3 sementes por comprimido. Após a germinação das mudas, apenas a muda mais forte sobra, removendo o resto.
Crescendo e cuidando
É melhor plantar sementes em solo solto, onde vários fertilizantes foram aplicados anteriormente. No caso de uso de terreno de rua, recomenda-se mantê-lo por 2 meses em temperatura baixa e aquecê-lo antes de plantar as sementes.
Outras características do cultivo de safras.
Antes do plantio, as sementes são cuidadosamente processadas para fortalecer o sistema imunológico, banhando-as em permanganato de potássio por meia hora. Ao final do procedimento, as sementes são lavadas com água morna.
Depois de plantar a safra no local, é necessário regar regularmente 1 a 2 vezes por semana para que o solo esteja sempre úmido. Em média, 2 a 3 litros de água devem ser aplicados sob o arbusto. Os jardineiros recomendam prestar atenção especial à variedade durante o período de floração. Quando os arbustos começam a frutificar, reduz-se ao máximo a rega e só se utiliza água quente previamente assentada.
Para melhor absorção da umidade pela terra, ela é afrouxada. Quando o número de irrigações é reduzido, o solo é coberto com húmus ou palha.
Recomendações para introdução de curativos.
Na primavera, é melhor fertilizar o tomate com chorume ou fertilizantes, que contenham nitrogênio, para acelerar o crescimento dos brotos e das folhas.
Durante a floração, é melhor adicionar fertilizantes com fósforo e potássio, cinzas de madeira ao solo.
O Tomate Amber 530, com cuidado cuidado, rega e alimentação regulares, irá deliciá-lo com uma colheita generosa.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.