- Autores: Monsanto Holland B. V.
- Ano de aprovação: 2007
- Sinônimos de nomes: Yaqui
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras, para sucos, para ketchup e polpa de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 74-78 dias após o desembarque das mudas
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
A variedade de tomate Yaki (Yagui) pertence aos híbridos de primeira geração, que foram criados por criadores-praticantes holandeses em 2007. Graças ao trabalho meticuloso de especialistas, a variedade de alto rendimento tornou-se popular entre os jardineiros e agricultores de todo o mundo. O híbrido mostra altos rendimentos tanto quando cultivado em condições de casa de vegetação quanto em canteiros abertos. Os frutos ovais com polpa densa têm uma ampla gama de aplicações e são utilizados não só para consumo in natura, mas também para o preparo de diversas folhas, bem como para a conservação em geral.
Descrição da variedade
A variedade híbrida de tomate Yaki pertence às culturas determinantes da estação média. A faixa de tamanho de um arbusto adulto é de 60 cm a 80 cm. Os arbustos têm uma estrutura de haste poderosa com folhas verdes ricas de tamanho médio. A lâmina da folha é mais larga do que a da maioria das beladonas. O crescimento dos rebentos laterais é limitado, o que reduz significativamente a quantidade de pinças.
Apesar do tamanho médio das plantas, os especialistas ainda recomendam fixá-las em suportes. A formação dos primeiros cachos ocorre após o aparecimento de 4-5 folhas. Uma planta sã em condições climáticas favoráveis pode formar até 12 cachos. As inflorescências são simples e localizadas transversalmente à folha, os caules são sem articulações.
As principais qualidades da fruta
O formato do fruto desta variedade é alongado, em formato de ameixa, com bordas arredondadas. Durante o período de maturação técnica, o tomate adquire uma tonalidade vermelha profunda. Uma característica distintiva é a ausência de vegetação no caule. Os frutos de frutos grandes podem pesar de 106 a 120 gramas. A estrutura da polpa é densa, suculenta e rica em açúcares. A proporção de matéria seca pode ser de até 6%. A capa coriácea é lisa, sem protuberâncias.
A colheita é fácil e sem esforço. Os frutos são retirados rapidamente, enquanto sua integridade é totalmente preservada. A safra colhida não tem apenas um longo período de guarda, que pode chegar a 2 meses, mas também altos índices de transportabilidade. Graças a essas propriedades, os tomates são cultivados não apenas em lotes pessoais, mas também em terras agrícolas para posterior venda.
Vantagens:
baixo percentual de formação de enteados;
liga pouco exigente;
resistência às flutuações climáticas;
amadurecimento em massa de frutas;
a capacidade de crescer em escala industrial e montagem de máquinas;
alta produtividade;
ampla gama de aplicações;
baixa suscetibilidade às doenças mais comuns.
Desvantagens: rendimento único da colheita.
Características do sabor
A variedade Yaki é caracterizada por altas características gustativas, rico sabor e aroma de tomate. Devido a essas propriedades e alto teor de sólidos, as frutas são amplamente utilizadas para o preparo de suco de tomate, molhos, molho de ketchup e borsch, e a polpa densa e a casca elástica permitem que os tomates sejam preservados com sucesso como um todo e usados para saladas frescas .
Amadurecimento e frutificação
O período de maturação técnica do fruto começa 74-78 dias após o plantio das mudas ou 100-105 dias após o plantio das sementes no solo. O período de colheita é julho-agosto.
Produção
O híbrido de alto rendimento é caracterizado pelo amadurecimento amigável dos tomates, sendo que em uma parcela de 1 m2 pode-se coletar de 6 kg a 9 kg de frutas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Apesar das inúmeras vantagens, os criadores práticos não recomendam a semeadura dessa variedade diretamente no solo, mas sim o método de mudas. Semear a semente diretamente no solo irá desacelerar o crescimento das plantas e reduzir significativamente o rendimento. É necessário plantar sementes em recipientes de plantio 2-2,5 meses antes de plantar mudas em canteiros abertos. As sementes não devem ser enterradas, a profundidade ideal é de 10 mm. A germinação pode ser aumentada criando um efeito estufa. Após o aparecimento de placas de 2 a 3 folhas, é imperativo fazer uma escolha.
Os especialistas recomendam o plantio de mudas no solo durante o período em que o solo aquece até +12 graus. A temperatura ótima para o plantio é estabelecida no início de maio. A variedade de beladona frutifica melhor após as safras de cereais, leguminosas, pepinos e repolho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio de uma planta de baixo crescimento varia de 3 a 6 arbustos por 1 m2 de parcela. O padrão de plantio é de 40 cm por 60 cm.
Crescendo e cuidando
O tomate híbrido pertence a plantas despretensiosas e é cultivado com sucesso em várias condições climáticas. No entanto, para obter a quantidade máxima de frutos, a planta deve ser regada, fertilizada e capinada regularmente. Não se esqueça da boa iluminação da área, pois o sombreamento leva ao alongamento dos troncos e à diminuição da imunidade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Devido ao processo de hibridização, a variedade é imune a doenças como a mancha cinzenta da folha, nematóide e mancha bacteriana do fruto. E também os tomates raramente são afetados por Alternaria, verticilose e murcha de fusarium.