- Autores: V. A. Vasilevsky, V. L. Korochkin, S. A. Korotkov, A. V. Dynnik, ZAO Scientific and Production Corporation NK. LTD
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 75-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 110-130
Variedade Yablonka Rossii é um tomate popular para o plantio em campo aberto e sob filme em estufas. Durante a frutificação, a planta se assemelha a uma árvore coberta de maçãs. Tolera mudanças bruscas de temperatura e é pouco exigente em tecnologia agrícola, é resistente a muitas doenças. São usados em saladas, fatiadas, para conservar com frutas inteiras, para sucos e temperos.
História de criação
A variedade foi criada por criadores domésticos: V. A. Vasilevsky, V. L. Korochkin, S. A. Korotkov, A. V. Dynnik. Foi lançado em 1998 com base na ZAO Scientific and Production Corporation NK. LTD ". Adicionado ao Registro do Estado em 2000.
Descrição da variedade
O arbusto é de tamanho médio, compacto, cresce até 110-130 cm, o caule é grosso, forte, medianamente ramificado, as folhas são do tipo batata verde claro médio. O sistema radicular é desenvolvido, localizado na superfície. A inflorescência é simples, o primeiro cacho é formado acima de 7 a 9 folhas, então após 2. Cada cacho amarra os tomates. Em uma de 5 a 8 peças. O tipo de crescimento é determinante, a variedade padrão. Adequado para terreno aberto e para plantio em abrigos temporários de filme.
As principais qualidades da fruta
Tamanho pequeno, pesando 70-80 g, formato arredondado ideal, cor laranja-avermelhada, polpa densa, homogênea e açucarada, pele lisa e firme, sem tendência a estalar. As sementes contêm o suficiente. Os tomates contêm uma quantidade elevada de matéria seca. São bem transportados, não enrugam e podem ser armazenados por cerca de 2 semanas.
Características do sabor
O sabor é clássico do tomate, com ligeiro azedume, os frutos são perfumados.
Amadurecimento e frutificação
Em termos de maturação, trata-se de um tomate precoce, do momento da emergência à colheita decorrem 75-100 dias. Os frutos amadurecem juntos, ao mesmo tempo, pode haver de 70 a 100 tomates no arbusto. Pode ser removido verde, amadurece rapidamente.
Produção
4-5 kg são removidos de uma bucha. A safra principal é obtida em julho-agosto, mas a variedade frutifica até meados de setembro. A retirada regular dos frutos estimula a formação de novos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são semeadas no final de março - para a faixa do meio, no início de abril - para os Urais e a Sibéria. É melhor levar um pouco mais de material de semente - a porcentagem de germinação em Yablonka Rússia é ligeiramente menor do que a dos tomates - cerca de 50-70%.
Para as mudas é preparada uma mistura de terra, que contém: 1 parte de solo de jardim, 2 partes de turfa, 1 parte de húmus, 0,5 partes de areia de rio, além de superfosfato, sulfato de potássio e uréia. Para melhorar a friabilidade adicione: musgo esfagno triturado, serragem fina ou lascas de coco. A composição é desinfetada por calcinação no forno por 10-15 minutos a 200 graus, ou derramamento com uma solução forte de permanganato de potássio.
As sementes ficam de molho por 3-4 horas em água morna: as que flutuam até a superfície não são viáveis. O restante é tratado com permanganato de potássio rosa e estimulante de crescimento.
Eles são plantados em recipientes ou xícaras, colocados na superfície da terra, e então uma camada de 1 cm de terra é colocada em cima. Umedecidos com um borrifador, a seguir cobertos com vidro ou filme, deixados em um local aquecido em uma temperatura de +25 graus.Após a bicada, os brotos são transferidos para um local bem iluminado.
Mergulhe no estágio 1 desta folha. Água conforme necessário. Eles são alimentados 2 vezes com uma solução contendo um fertilizante complexo para solares. Antes do plantio, as mudas devem ser endurecidas por cerca de 2 semanas. Eles são transferidos para os canteiros no final de maio ou início de junho, as mudas devem ter de 6 a 7 folhas verdadeiras.
O tomate prefere locais ensolarados, fechados ao vento e às correntes de ar. A cultura é tolerante com a composição do solo, mas frutificará melhor em substrato fértil e rico em matéria orgânica. O húmus é introduzido no canteiro de mudas - 1 balde por 1 sq. me cinzas 0,5 litros por 1 sq. m, então desenterrado, adicione superfosfato e borofosk aos buracos para as mudas, derrame até que se forme lama líquida. As mudas são plantadas por transbordo na mistura líquida resultante. Os primeiros 10 dias da noite devem ser cobertos com spunbond ou filme.
No sul, a semeadura sem sementes é permitida. As sementes são semeadas no jardim a partir de meados de abril.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Eles são plantados a uma distância de 40x50 cm ou 30x60 cm. Para 1 sq. m plantou não mais do que 3 plantas.
Crescendo e cuidando
A variedade precisa de beliscar moderada. O caule é amarrado a um suporte, é imprescindível amarrar escovas de frutas maciças. Os rebentos laterais são cortados no primeiro cacho de flores. Uma planta é formada em 2-3 troncos. Recomenda-se regar raramente, mas abundantemente na raiz - 1 balde de água por 1 planta, durante a floração, apenas a metade da norma é vertida, após a rega o solo é solto. Depois de avermelhar, os frutos são irrigados apenas se não chover por muito tempo. A irrigação por gotejamento pode ser arranjada. O solo é solto com cuidado - as raízes estão perto da superfície, cobertas com feno ou grama cortada. Durante a temporada, recomenda-se amontoar 3-4 vezes, elevando a camada do solo mais perto das folhas. Eles são alimentados com fertilizantes de nitrogênio-fósforo uma vez a cada 2 semanas, as cinzas de madeira são espalhadas entre as fileiras para alimentação e prevenção de doenças e pragas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Difere em alta imunidade a doenças fúngicas e virais, como Alternaria, Verticillium, Fusarium. Na estação úmida e chuvosa, ele pode adoecer com a requeima. Para a profilaxia, pulverize com líquido Bordeaux a 1%, solução de sulfato de cobre, Alirin-B.
Das pragas são perigosas: pulgões, tripes, ácaros. O tratamento é feito com água e sabão com adição de cinzas ou infusão de cascas de cebola, alho, celidônia. Ao usar produtos químicos, o procedimento é realizado no máximo 3 semanas antes da colheita. A exceção é o bioinseticida Fitoverm. Para se proteger contra os insetos, eles plantam entre as fileiras: calêndula, malmequeres, mostarda.
Resistente a condições climáticas adversas
Difere na resistência à seca. A variedade é pouco exigente para a composição da terra. Frutifica nas estações quentes e frias.
Regiões em crescimento
Recomendado para o plantio em toda a Rússia, exceto no Extremo Norte. Muito popular na Ucrânia e na Moldávia.
Visão geral da revisão
Os jardineiros notam o sabor natural do tomate e a seletividade da variedade Yablonka Rússia. A variedade é tão estável que não tem medo de chuva, calor anormal ou granizo, adequada para quem não pode dedicar muito tempo e esforço ao cuidado da colheita, também é chamada de "tomate para ocupados". Eu realmente gosto da forma e do tamanho dos tomates - eles podem ser convenientemente colocados em potes de conservas. Ideal para desembarques nas regiões sul.