- Autores: Ognev V.V., Maksimov S.V., Klimenko N.N., Kostenko A.N., Sergeev V.V., Agrofirma POISK LLC
- Ano de aprovação: 2010
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Transportabilidade: Sim
- Tamanho do arbusto: alta
A maioria dos residentes de verão tenta cultivar tomates, que amadurecem cedo e dão uma boa colheita. Uma das mais populares e apreciadas por jardineiros e fazendeiros é a variedade Voyage, de maturação precoce, que cresce bem tanto em campo aberto quanto em estufas.
História de criação
A colheita da erva-moura Voyage foi produzida por um grupo de criadores (Klimenko, Sergeev, Kostenko, Ognev, Maksimov) representando a empresa agrícola russa Poisk. A variedade precoce foi inscrita no registro estadual e aprovada para uso em 2010. As regiões de cultivo recomendadas são Central, Extremo Oriente, Oeste da Sibéria, Leste da Sibéria e norte.
Descrição da variedade
O Tomato Voyage é um arbusto alto de tipo indeterminado de crescimento, podendo atingir mais de 2 metros de altura. A planta é caracterizada por um espessamento moderado de folhas verdes, caules fortes, um sistema radicular poderoso e inflorescências de tipo intermediário que se formam a cada 3 folhas. Os arbustos são bastante compactos à medida que crescem. Os especialistas recomendam pinçamento regular, amarração obrigatória a suportes e formação de arbustos em 2 hastes.
As principais qualidades da fruta
O tomate atinge um tamanho médio de 120-130 gramas. O fruto apresenta formato arredondado com "nariz" pronunciado e cor rosada uniforme. Quando verde, o tomate é verde claro, sem mancha escura na base. A casca do tomate é fina, mas forte, de modo que os frutos toleram facilmente o transporte. Manter a qualidade dos tomates é baixa - até 2-3 semanas, sujeito às condições de armazenamento. Além disso, os tomates são resistentes a rachaduras.
Características do sabor
O sabor dos tomates Voyage é excelente. Eles são doces e suculentos. A polpa da fruta é carnuda e perfumada, por isso, o tomate fresco revela-se o máximo possível - saladas, molhos. A variedade também é adequada para enlatamento e processamento em molhos e sucos.
Amadurecimento e frutificação
Viaje cedo. Do momento em que aparecem os primeiros brotos até a plena maturação dos frutos, passam-se 95-100 dias. O amadurecimento da fruta ocorre de forma gradual, e o período de frutificação é ligeiramente prolongado - de meados de julho ao final de agosto, o que permite saborear tomates frescos e saborosos por um longo tempo. Os tempos de amadurecimento e frutificação podem mudar ligeiramente devido às condições climáticas.
Produção
Os indicadores de rendimento para a variedade de maturação precoce são bastante elevados. Sujeito a todas as regras da tecnologia agrícola, você pode coletar até 14-18 kg de tomates de 1 m2. Em estufas domésticas, o rendimento pode ser ainda maior.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Recomenda-se que a semeadura das mudas seja feita na primeira quinzena de março, cerca de 60 a 65 dias antes do plantio em local permanente. Antes da semeadura, as sementes são classificadas e desinfetadas. A criação de um efeito estufa a partir do polietileno ajudará a acelerar o processo de germinação. A germinação das sementes ocorre no dia 5-10. A sala deve ser quente e iluminada.Com o aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras, é efectuado um mergulho (sentar em vasos separados). Recomenda-se plantar arbustos no solo quando eles tiverem 7 a 9 folhas, e o caule tiver compactado a 1 cm.
A plantação de arbustos no solo é realizada em meados de maio, quando faz calor constante do lado de fora e as geadas noturnas ficam para trás.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
2-3 arbustos podem ser colocados em 1 m2. O esquema de plantio de arbustos é recomendado da seguinte forma: 70x60 cm.
Crescendo e cuidando
Solo argiloso leve, bem umedecido e fertilizado, é considerado ideal para o cultivo de tomates. Recomenda-se plantar arbustos em casa de vegetação, porém, nas regiões ao sul, os jardineiros estão plantando em campo aberto.
O cuidado integral com a cultura da erva-moura consiste na irrigação (a irrigação por gotejamento é considerada o melhor sistema), fertilização com fertilizantes minerais, pinçamento regular e amarração obrigatória aos suportes. Além disso, não se esqueça da prevenção de vírus e doenças.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta possui alta imunidade. Os tomates têm resistência à requeima, alternaria, murcha de fusarium e vírus do mosaico do tabaco.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade possui excelente resistência ao gelo. Além disso, os tomates toleram perfeitamente as mudanças de temperatura, bem como a falta de luz.
Regiões em crescimento
A cultura cresce em diferentes regiões da Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia. Na parte norte, a variedade é cultivada em estufas e, no sul, o terreno aberto é permitido.
Visão geral da revisão
Os tomates Voyage são cultivados em massa por jardineiros em parcelas e fazendeiros em escala industrial. A maioria caracteriza a variedade como produtiva, totalmente despretensiosa e com rápida adaptação ao solo. Muita gente nota o sabor alto do tomate, o bom transporte, além da versatilidade da variedade.
Entre as lacunas, pode-se destacar a necessidade de realizar beliscões regulares, bem como um curto tempo de armazenamento nas temperaturas adequadas.