- Autores: Alexandrov Nikolay, Chelyabinsk
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 150-200
- Sai: tipo convencional
O maravilhoso tomate Ural da variedade Vova Putin foi um produto de seleção particular. As pequenas propriedades estão distribuindo com sucesso suas sementes. A variedade está se espalhando rapidamente por todo o país devido ao seu cuidado despretensioso, rendimentos estáveis e ricos, frutos de grande tamanho e excelentes propriedades gustativas dos frutos.
História de criação
A cultura foi desenvolvida em 2002 pelos trabalhos de um artesão particular de Chelyabinsk, N. Aleksandrov. A variedade não consta do Registro Estadual. É destinado ao cultivo nas zonas centrais da Rússia e em suas regiões frias em condições de estufa. Nas regiões do sul, é cultivado com sucesso em solos abertos. As vantagens da variedade são óbvias (testadas na prática), o que contribui para o crescimento de sua popularidade.
Descrição da variedade
A cultura pertence às espécies intermediárias, precoces e produtivas. Os arbustos são indeterminados (esta qualidade é pronunciada), atingindo uma altura de até 150-200 cm.O folhagem dos arbustos não é densa, as folhas são verdes, de tamanho médio, ligeiramente retorcidas. Um pincel produz até 6 flores.
Durante o cultivo, uma liga e uma pinça são necessárias. O melhor rendimento é obtido quando um arbusto é formado em 1 e 2 hastes.
A variedade é despretensiosa e caracteriza-se por um rendimento estável todos os verões.
A opção é boa para regiões de clima frio do país.
Prós da variedade:
nível estável e de alto rendimento (até 4 kg por arbusto);
tomates grandes (até 400 g);
sabor doce de açúcar;
excelente nível de resistência quando cultivado em condições desfavoráveis;
a variedade é despretensiosa no cuidado;
período de frutificação longo;
versatilidade na aplicação.
Desvantagens:
na ausência de formação e racionamento competente, os arbustos não dão frutos grandes;
a necessidade de rastrear o processo de aparecimento de enteados e sua remoção oportuna;
as cascas de tomate não são muito densas para o transporte seguro de longa distância;
tamanhos grandes costumam criar inconvenientes no processo de conservação.
O tomate responde bem à alimentação. Os fertilizantes ricos são um fator no cultivo de frutas especialmente grandes.
As principais qualidades da fruta
Os tomates têm uma variedade de formatos - do formato de coração ao arredondado. O peso de uma fruta é de 200-400 ge a maior pesa até 1 kg. Em diâmetro, os frutos atingem 12-15 cm. Os frutos maiores amadurecem nos cachos mais altos do que nos mais baixos.
Os frutos são de tons vermelhos profundos, às vezes com listras amareladas (por falta de nutrientes). A consistência da polpa é carnuda, firme e suculenta. Açucarado a gosto. Os espaços para sementes são pequenos. No final do período de frutificação, o peso do fruto diminui para 100-300 g.
Características do sabor
Os frutos maduros são caracterizados por ótimas propriedades gustativas, sugerindo versatilidade de aplicação e processamento. Eles têm um sabor doce, com um ligeiro azedume. É melhor comer frutas frescas.
Amadurecimento e frutificação
O tempo de amadurecimento da cultura é de 110-120 dias. O processo de frutificação começa no final de junho ou início de julho e continua até o final da temporada. A primeira colheita dos frutos é realizada de meados de julho aos primeiros dias de outubro.
Produção
Cerca de 4 kg de tomates são colhidos do mato.Até 30 ou mais frutas amadurecem em 1 arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
No centro do país, o tomate é plantado em estufas em maio e, às vezes, em solo aberto em junho. Neste caso, recipientes com mudas 12-15 dias antes do plantio são colocados para o endurecimento por algum tempo ao ar livre. Antes do transplante, os recipientes devem ser regados em abundância para facilitar a remoção das raízes das plantas junto com o torrão de terra.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para o plantio da cultura no solo, são feitas covas até uma profundidade de 7 a 10 cm, após o plantio, 2 folhas inferiores devem permanecer acima do solo. Se os tomates forem plantados em uma linha, é necessário respeitar uma distância de 25-30 cm e cerca de 60 cm entre as linhas.
Crescendo e cuidando
Durante o cultivo, a cultura é despretensiosa. Mudas de suas próprias sementes se adaptam mais efetivamente após três anos de reprodução. Para a seleção inicial e subsequente, várias regras são seguidas.
Prepare o solo no outono. Aqui eles pegam uma porção de solo de jardim e 1 porção de turfa (fertilizante orgânico também é possível), à qual é adicionada 0,5 porção de areia. As sementes são semeadas 60-75 dias antes de serem transplantadas para um talhão ou estufa.
As sementes são tratadas com manganês.
Eles são plantados em buracos de 1 a 1,5 cm de profundidade.
Para formar as mudas adequadamente, elas criam condições confortáveis com irrigação moderada (o substrato deve permanecer levemente úmido) e retroiluminação.
Os brotos geralmente aparecem após uma semana. A colheita é realizada quando as primeiras 2-3 folhas aparecem. No futuro, os cuidados incluem a irrigação oportuna, a adição de fertilizantes minerais complexos, beliscões e a implementação de profilaxia para proteger contra doenças e ataques de destruição.
Para formar 1 caule por 1 m2, até 4 arbustos são plantados. Isso é necessário para a formação de um rendimento ideal com a formação adequada de arbustos. A irrigação deve ser regular e o melhor método é um sistema de irrigação por gotejamento, que economiza custos de mão de obra, aumenta a frutificação e reduz o risco de apodrecimento. O esquema de alimentação recomendado é 3-4 durante a temporada.
Depois de plantar as plantas no solo, não recomendamos irrigá-las pela primeira vez por 4-5 dias, e então o solo deve ser umedecido enquanto seca.
Ao plantar tomates em uma estufa, ela deve ser ventilada regularmente (ainda mais no calor). Em solo aberto, os corredores devem ser cobertos com cobertura morta (no sul do país, essa medida é obrigatória).
Em canteiros abertos e em estufas, as ervas daninhas são regularmente colhidas, que tiram os nutrientes da cultura e são abrigos para insetos nocivos (pulgões ou moscas brancas). Os tomates são cultivados uma vez a cada 6-7 dias, eliminando os rebentos que atingem 4 cm. Os caules e as escovas das plantas altas são cuidadosamente fixados em suportes fiáveis. Desde o início de agosto, os pontos de crescimento dos arbustos que crescem em solo aberto são pinçados, para que os frutos colhidos tenham tempo de amadurecer antes do início do frio.
Para o cultivo de frutos grandes, os botões nas escovas inferiores são arrancados, restando 2-3 flores.
É conveniente fertilizar com fertilizantes adquiridos em lojas especializadas:
"Kristalon";
Kemiroi;
AVA e outros.
Durante a formação dos ovários, a alimentação foliar com ácido bórico é eficaz.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é resistente à podridão cinzenta e, em menor medida, à doença da mancha marrom. Por esse motivo, medidas preventivas são necessárias para proteger totalmente contra doenças e ataques de destruição. Na fase inicial de crescimento da planta, o uso de produtos químicos é permitido, mas durante os períodos de floração e frutificação, apenas remédios populares devem ser usados, sugerindo uma alta probabilidade de prevenção produtiva de doenças e eliminação de parasitas.
Em caso de desenvolvimento de fitoforese, a planta afetada é removida e os arbustos tratados com os medicamentos: "Ridomil Gold", "Fitosporin-M", "Quadris". Freqüentemente, os tomates eram protegidos da fitofora por pulverização com uma solução especial (10 comprimidos de furacilina por 10 litros de água). Alho, mil-folhas ou tabaco são bons para proteger os tomates da mosca-branca, e refrigerante e sabão são bons para protegê-los dos pulgões.