- Autores: EUA, Maine
- Apareceu ao cruzar: Cherokee Violet x Prudena Purple
- Sinônimos de nomes: Vorlon
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 80-95 após o transplante
- Condições de cultivo: para terreno fechado
- Altura do arbusto, cm: 180
- Sai: "batata"
As variedades americanas de tomates não são freqüentemente encontradas na prática da horticultura doméstica. No entanto, eles podem ser cultivados com uma eficiência bastante elevada. E o tomate Vorlon é uma confirmação eloqüente dessa tese.
História de criação
O Vorlon foi desenvolvido por criadores no estado americano do Maine. Esta é uma planta híbrida - para obtê-la, tive que usar as variedades Cherokee Violet e Purple Prudena. A cultura tem sinônimo oficial de Vorlon.
Descrição da variedade
Vorlon é uma cultura sólida indeterminada. Destina-se ao cultivo interno. O arbusto atinge 1,8 m de altura e é caracterizado por folhas de "batata".
As principais qualidades da fruta
A colheita pode ser utilizada in natura e para a obtenção de suco de tomate. Os frutos maduros são de cor marrom ou preto-púrpura. Sua massa chega a 0,5 kg. O fruto é redondo, e seu achatamento característico também é notado.
Características do sabor
A polpa da fruta é macia e macia. Distingue-se por sua doçura expressiva. O sabor é bem equilibrado e harmonioso. A acidez está presente de qualquer maneira, mas não produz um efeito desagradável. A polpa literalmente "derrete" na boca; tais frutas são recomendadas para sanduíches, molhos, sucos, mas são incomparáveis na forma fresca.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de meia temporada. Você tem que esperar que a fruta saia 80-95 dias após a eclosão dos brotos verdes.
Produção
A fertilidade do tomate Vorlon é bastante elevada. Mas, de acordo com outras fontes, é apenas um pouco mais do que o nível médio. Cada pincel forma 5-6 bagas. Portanto, as plantas precisam de suporte com urgência.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Mudas devidamente preparadas devem ser plantadas no solo entre 10 e 20 de maio. É claro que as condições climáticas, o grau de aquecimento da terra e a condição dos arbustos de mudas em si podem afetar muito o tempo. A escolha é feita na fase de 2 folhas verdadeiras. As sementes podem ser retiradas de frutas previamente maduras. Eles são plantados em recipientes 60-65 dias antes do transplante esperado para o campo aberto.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O Vorlon é plantado de acordo com a regra de 500x500 mm. Por 1 sq. m você pode plantar 3 plantas. Se você formar um tomate em 1 haste, é permitido plantar outro arbusto na mesma área.
Crescendo e cuidando
Medidas de cuidado são importantes, como:
curativo superior;
irrigação sistemática;
beliscar;
prevenção de doenças e infestações de pragas.
O tomate Vorlon responde bem à irrigação por gotejamento. Com essa abordagem, não apenas a alta produtividade é garantida, mas também o risco de requeima é significativamente reduzido. O resto das regras não difere de cuidar de outros tipos de tomate. A liga local é altamente recomendada. Para a alimentação, vale a pena usar esterco ou outro tipo de fertilizante orgânico.
Ao usar sementes de marca, a desinfecção não é necessária. Para o cultivo eficaz de mudas, é necessário utilizar a proteção das caixas - filme ou vidro. A estufa deve ser mantida a uma temperatura de 22 a 25 graus Celsius. É necessário retirar a película assim que o crescimento das mudas atingir 1 cm. A umidade excessiva deve ser evitada e, portanto, não se pode prescindir da ventilação sistemática da estufa.
O Vorlon, amante do calor, freqüentemente leva ao seu enfraquecimento e doenças após o transplante para campo aberto. Portanto, é melhor fazê-lo em uma data posterior do que em uma data anterior e, em qualquer caso, é necessário cuidar das plantas plantadas. O endurecimento das mudas antes do plantio é de grande ajuda. A prontidão ideal para o transplante em terreno aberto é alcançada quando os arbustos têm 9 a 10 folhas; simplificar a amarração dos arbustos ajuda na sua disposição escalonada.
Na formação, todos os rebentos laterais devem ser removidos. Supõe-se que apenas um enteado deve ser deixado no tronco principal. A primeira cobertura em campo aberto é realizada no dia 10-14. Neste ponto, é aconselhável usar esterco podre. Essa maquiagem deve certamente ser combinada com rega intensiva.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.