- Autores: Shefatov V.A., Instituição Científica Estadual Volgograd Experimental Station VNIIR im. N. I. Vavilova Academia Russa de Ciências Agrárias, Universidade Agrária Estadual de Volgogrado
- Ano de aprovação: 1953
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Tempo de amadurecimento, dias: 116-130
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
Um dos tomates comprovados, queridos ao coração da categoria conservadora dos jardineiros, é a variedade indeterminada Volgogradskiy 5/95. Os tomates multiuso são usados frescos e em todos os tipos de tratamentos térmicos - sucos, molhos, pasta de tomate, saladas de inverno. A cultura é cultivada em filmes, estufas de policarbonato e em campo aberto, onde mostra os mesmos resultados brilhantes.
História de criação
O originador da variedade é o criador V. A. Shefatov, Instituição Científica Estadual Volgograd Estação Experimental VNIIR im. NI Vavilova RAAS e Volgograd State Agrarian University. A variedade foi registrada no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 1953.
Descrição da variedade
O tomate Volgogrado é um arbusto compacto padrão de tamanho médio (70-100 cm) de folhagem média. Os rebentos são cobertos por folhas verde-escuras de tamanho médio, com bordos ligeiramente entalhados e ligeira pubescência. Flores amarelas claras são coletadas em inflorescências simples. A primeira é colocada sobre 6-8 folhas, todas as subsequentes seguem a cada 2-3 folhas. Os frutos toleram transporte a longo prazo e estão bem conservados.
As principais qualidades da fruta
Frutos médios e grandes, achatados, ligeiramente nervurados, verdes, de cor verde claro com uma mancha escura no pedúnculo, tornam-se vermelho vivo na fase de maturação técnica e fisiológica. O peso de um tomate varia de 90 gramas a 150 gramas.
Características do sabor
A polpa suculenta e carnuda tem doçura suficiente para se tornar um dos tomates preferidos da mesa, e acidez para dar um sabor único aos molhos e sucos. O fruto, coberto por uma casca lisa e densa, contém de 5 a 6,6% de matéria seca.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence a maturação tardia - período de maturação 116-130 dias. O tomate tem frutificação de longo prazo, portanto a colheita é feita de julho a agosto.
Produção
A Volgogradsky 5/95 é considerada uma variedade de alto rendimento: de 3,7 a 8 kg são retirados de um metro quadrado, 374-1035 centners por hectare, o que a torna muito procurada pelos agricultores.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para obter uma boa colheita, a semeadura é realizada no final de março - início de abril, enquanto as plantas cultivadas são plantadas em local permanente após dois meses. Se as plantas forem plantadas em terreno aberto, é importante esperar até que passe a ameaça de geadas recorrentes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao plantar mudas, observa-se uma distância de 40x60 centímetros entre as plantas - não mais do que duas raízes por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
O tomate Volgogradskiy 5/95 é cultivado pelo método de mudas. Na época do transplante para local definitivo, medidas são tomadas para o endurecimento das mudas. Cerca de duas semanas antes do plantio, os recipientes com mudas começam a ser levados para a rua, em varandas e galerias, acostumando-os à temperatura das ruas e ao sol. Isso deve ser feito com cuidado para não queimar os verdes delicados, pois os raios da primavera são especialmente agressivos. Ao final do endurecimento, as mudas já ficam do lado de fora 24 horas por dia.
Para o plantio, escolha locais com iluminação constante, já que o tomate é uma planta cálida e amante da luz. O solo para o cultivo de tomates deve ser fértil, respirável e solto. Um requisito igualmente importante é o nível de acidez - pH na faixa de 5,5-6,5, mas não mais do que 7. Solos ácidos podem ser normalizados mesmo na primavera durante a estação de plantio. Basta adicionar a quantidade necessária de dolomita ou farinha de osso, giz ou gesso, penugem de cal. Todas essas substâncias são excelentes para baixar o nível de acidez.
Solos argilosos pesados são soltos com trigo sarraceno ou cascas de arroz. Além disso, a casca do cereal, além da capacidade de aerar o solo, satura-o de minerais: cobre, zinco, ferro, fósforo, magnésio e outros. A casca é usada como cobertura morta, fertilizante, composto. No outono, na área de plantações futuras, é introduzida no solo matéria orgânica para escavação, na primavera superfosfato, ureia ou fertilizantes minerais complexos. As estacas são pré-instaladas nos orifícios como suportes para os arbustos. As plantas jovens são cuidadosamente plantadas de acordo com o esquema proposto, cobertas com terra, que é compactada e bem derramada com água sedimentada à temperatura ambiente. É necessário formar arbustos, não permitindo que cresçam e formem muitos ovários. Beliscar regularmente ajudará a evitar tiros desnecessários. Nesse caso, as folhas inferiores devem ser removidas após a formação do ovário. Esta técnica fornece ventilação, protege contra a estagnação da umidade. A alta umidade, como se sabe, provoca o aparecimento da requeima.
Todos os cuidados posteriores com um tomate consistem em regá-lo, removê-lo, soltá-lo ou cobri-lo com cobertura morta. A cobertura é aplicada pelo menos três vezes por temporada, mas geralmente seu número é maior, se contarmos não apenas a aplicação de fertilizantes de nitrogênio e fósforo-potássio, mas também orgânicos. Os tomates são extremamente sensíveis à rega com infusões de verbasco, urtiga com a adição de sobras de pão - o fermento ajuda ativamente no desenvolvimento das plantas. A rega é geralmente reduzida durante o derramamento das frutas, então elas são completamente interrompidas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação.Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate é bastante resistente a doenças como fusarium, verticilose, manchas bacterianas. No entanto, outras doenças, assim como pragas, permanecem, por isso não se esqueça das medidas preventivas de combate a doenças e pragas. Para tomates, tripes, pulgões, um urso, um besouro da batata do Colorado, um ácaro-aranha e uma mosca branca são perigosos. Os jardineiros que não reconhecem a química nas suas parcelas usam remédios populares, os restantes usam com sucesso "Fitosporina M", mistura de Bordéus, "Fundazol" e outros. Os inseticidas "Aktellik", "Fitoverm", "Fufanon-Nova" são usados para combater as pragas de insetos.
Resistente a condições climáticas adversas
Volgogradskiy 5/95 tolera bem as mudanças de temperatura do calor ao frio.
Regiões em crescimento
O tomate é adaptado para a região central da Terra Negra, o norte do Cáucaso e as regiões do Baixo Volga.