- Autores: M. K. Domanskaya, V. N. Gubko, I. S. Salmina, O. A. Zhitnekovskaya, Instituto Federal de Pesquisa de Citologia e Genética do Ramo Siberiano da Academia Russa de Ciências
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras, para sucos, para ketchup e polpa de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Boa
- Transportabilidade: Alto
Distribuindo espaço no local para o plantio de tomates, muitos jardineiros preferem plantar a maioria deles com variedades polivalentes e despretensiosas no cuidado. Isso inclui o tomate meio cedo com o nome majestoso Vladyka, que cresce tanto no canteiro do jardim quanto na estufa de filmes.
História de criação
O tomate meio-precoce Vladyka é o resultado do trabalho de um grupo de criadores de Novosibirsk (V.N. Gubko, I.S.Salmina, O.A. em 2017. A variedade ganhou acesso ao cultivo em todas as zonas climáticas do país. A variedade é igualmente produtiva tanto no canteiro quanto em estufas sem aquecimento.
Descrição da variedade
O Senhor é uma planta alta de tipo indeterminado. O arbusto atinge uma altura de 170-190 cm e é caracterizado por uma folhagem média de cor verde escura, um caule central forte, um sistema radicular desenvolvido e inflorescências complexas. O primeiro cacho com frutos é formado acima da 9ª folha. Em um arbusto saudável, 5 pincéis são formados com 6-8 bagas em cada.
Ao cultivar plantas, os arbustos devem ser formados em 1-2 hastes, remova regularmente os enteados que aparecem, afine periodicamente a folhagem na parte inferior e também amarre-os a suportes ou treliças. O objetivo dos tomates é universal, portanto, eles são adequados para comer frescos, em conserva, secos e enlatados. Além disso, os tomates são bons para processamento em molhos e sucos.
As principais qualidades da fruta
Vladyka é um representante de beladonas de frutos grandes. O peso médio de um tomate é de 204 gramas. O vegetal destaca-se pelo seu belo formato em forma de coração, com a parte superior convexa e uma leve nervura da superfície. Um vegetal maduro apresenta uma rica cor framboesa e, na fase de maturação técnica, os tomates são recobertos de uma cor verde clara com escurecimento na base. A casca do vegetal é fina, brilhante, mas absolutamente não dura. A fruta é resistente a rachaduras superficiais. Manter a qualidade e a transportabilidade dos tomates é mediana. Recomenda-se que os tomates maduros demais sejam consumidos ou processados imediatamente.
Características do sabor
O sabor do vegetal é excelente. A polpa de tomate é caracterizada por densidade média, carnosidade, textura delicada e suculência. No contexto, a polpa é rosa brilhante com teor de açúcar. O sabor do vegetal é harmonioso, adocicado com ligeiro azedume, complementado por um aroma pronunciado. Existem poucas sementes na polpa.
Amadurecimento e frutificação
Tomates meio precoces. Dos primeiros brotos aos frutos maduros nos cachos, passam-se 100-105 dias. Os primeiros tomates podem ser degustados no final de junho, e o pico de frutificação ocorre em julho-agosto.
Produção
A variedade é fecunda.Seguindo as recomendações agronômicas padrão, a planta certamente responderá com uma boa colheita. Em média, 6,4 kg de tomates suculentos podem ser colhidos por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O método da muda é considerado conveniente para o cultivo. A semeadura pode ser feita em março, no segundo semestre. As mudas são pré-selecionadas, desinfetadas e tratadas com um estimulante de crescimento. A germinação em massa ocorre no dia 6-8. Se desejar, pode-se aplicar o efeito estufa cobrindo as mudas com plástico ou vidro. Além disso, é recomendável observar as condições de temperatura e luz.
Na fase de aparecimento de várias folhas, os arbustos devem ser plantados em vasos separados. Ao cultivar mudas, não se esqueça de regar e alimentar. Residentes de verão experientes recomendam endurecer os arbustos de tomate 2 semanas antes de transplantá-los para um novo lugar, o que suavizará o vício das plantas.
Você pode transplantar mudas para o jardim no final de maio - início de junho, quando a terra e o ar estão bem aquecidos. Os arbustos são plantados com a idade de 55-65 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É necessário colocar os arbustos no jardim, levando em consideração as peculiaridades do crescimento das plantas, suas dimensões. 3-4 arbustos podem ser plantados por 1 m2, não mais. O esquema de plantio recomendado é 60x50 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates não são caprichosos no cuidado, adaptam-se rapidamente ao clima, mas são um pouco exigentes com o solo. O solo deve ser fofo, respirável, fértil. O local deve ser escolhido ensolarado, protegido dos ventos. Os cuidados incluem: regar com água morna, fertilizar, soltar o solo, formar, amarrar e prender arbustos, além de prevenir doenças e infestações de insetos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A alta imunidade da cultura oferece proteção contra uma série de doenças comuns da erva-moura - vírus do mosaico do tabaco, podridão apical e da raiz, alternária. A única doença a que o tomate está exposto no final da estação de cultivo é o cladosporium.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate Vladyka é dotado de alta resistência ao estresse. Tolera flutuações de temperatura, ondas curtas de frio, seca e calor. A planta reage mal ao excesso de umidade e correntes de ar.