- Autores: E. N. Andreeva, S. L. Nazina, M. I. Ushakova, A. N. Andreeva (LLC 'Selection and Seed Company "TOMAGROS")
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 112
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 200 e mais
Os tomates bebês do grupo das cerejas são especialmente apreciados pelos jardineiros. Os primeiros tomates tinham uma cor vermelha padrão, mas os criadores se esforçaram muito para torná-los ainda mais decorativos. Agora na mesa você pode ver toda uma coleção de migalhas multicoloridas, e até mesmo formatos diferentes - do clássico redondo ao em formato de pêra e alongado. A cereja preta é uma variedade indeterminada em estufa cujos frutos roxos são consumidos frescos e para a preservação dos frutos inteiros.
História de criação
A variedade foi cultivada pelos criadores da empresa LLC Seleção e empresa de cultivo de sementes "TOMAGROS" E. N. Andreeva, S. L. Nazina, M. I. Ushakova, A. N. Andreeva. Ano de aprovação para uso 2008.
Descrição da variedade
Arbustos altos atingem dois metros de altura e são cobertos por folhas verde-escuras. As flores de tomate formam inflorescências intermediárias e um grande número de ovários - de cima para baixo, a planta é coberta por longos cachos de pequenos frutos marrom-púrpura ou púrpura escuro. A planta tem vantagens e desvantagens.
Vantagens | desvantagens |
Alto rendimento | O crescimento ilimitado requer aperto e amarração constante |
Até 20 frutas por cacho | Propensão para a educação intensiva de enteados |
Maturação prolongada | Colheita obrigatória e oportuna - frutas maduras demais no mato podem rachar |
Sabor harmonioso, doçura e acidez equilibradas | |
Resistente a rachaduras durante o tratamento térmico | |
Tolerância de secagem | |
Alta decoratividade | |
Imunidade forte |
O aumento da quantidade de antocianinas não só explica a cor incomum dos frutos, mas os torna mais úteis do que os tintos clássicos. O componente é obtido sem a intervenção da engenharia genética, naturalmente de ancestrais selvagens.
As principais qualidades da fruta
Os pequenos tomates verdes e arredondados são verdes com escurecimento no pedúnculo. No momento da maturação técnica, mudam de cor para castanho-púrpura. A massa de um tomate maduro é de 18 gramas.
Características do sabor
A suculenta polpa marrom da cereja preta tem um sabor adocicado e é coberta por uma pele densa, mas fina e lisa, 2-3 ninhos de sementes contêm uma pequena quantidade de sementes.
Amadurecimento e frutificação
Tomate médio - período de amadurecimento 112 dias, época de colheita prolongada, de julho a setembro.
Produção
A variedade é apontada como muito produtiva, com até 3,5 quilos de frutos colhidos em um metro quadrado, o que é bastante para bebês de 18 gramas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Os tomates são cultivados em mudas, o momento de semear as sementes é final de março - início de abril. Mudas prontas são plantadas em local permanente na estufa no final de abril - meados de maio, dependendo da região.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Na preparação dos cumes, seguem o esquema de 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
A variedade distingue-se pela boa germinação e plantas fortes. Ao cultivar, é necessário formar um arbusto em 1-2 troncos, unir os caules e beliscar. Essas medidas aumentam a qualidade da frutificação, reduzem o número de brotos e proporcionam um microclima mais saudável nas estufas. O excesso de massa verde leva a um aumento no nível de umidade e isso, por sua vez, ameaça o aparecimento de requeima.
Para o plantio, o solo é preparado com antecedência, dando atenção especial à permeabilidade ao ar e à fertilidade do solo. Os tomates adoram solos com níveis de acidez neutros. Na preparação dos furos, o solo escavado é enriquecido com matéria orgânica e fertilizantes minerais, cinzas de madeira e nitrato de cálcio. Se treliças permanentes não forem instaladas na estufa, então estacas são fixadas em cada buraco como um suporte futuro para plantas altas. Após o plantio das mudas, o solo ao redor do caule é compactado, bem derramado com água sedimentada em temperatura ambiente. No dia seguinte, o círculo do tronco é afrouxado para fornecer acesso ao oxigênio.
Todos os cuidados subsequentes com o tomate consistem em rega regular, sacha, alimentação, afrouxamento e tratamento preventivo de doenças e pragas. A formação de um arbusto consiste não apenas em beliscar, mas também em beliscar o ponto de crescimento. Essa técnica permite que você redirecione as forças da planta para o amadurecimento de frutos já maduros, caso contrário, a cereja preta continuará crescendo em comprimento, forma inflorescências e ovários. Em regiões quentes, com um longo verão, essa abordagem pode se justificar, pois o tomate tem tempo suficiente para despejar todas as frutas. Em áreas mais frias, no entanto, o crescimento deve ser limitado.
Eles começam a aplicar cobertura a partir da terceira semana após o plantio das mudas - plantas poderosas absorvem rapidamente os nutrientes do solo. Durante o período de crescimento da massa vegetativa, os tomates precisam de nitrogênio, durante a brotação e depois, de fertilizantes potássio-fósforo. Além disso, durante todo o período de formação do ovário, derramamento de frutas, tomates são alimentados com uma solução temperada de verbasco, infusões de urtiga fermentadas com adição de resíduos de grãos, ervas daninhas. A infusão é preparada em um recipiente bem fechado até que apareça um aroma distinto da massa fermentada. Regado pela raiz - 0,5 litros de infusão em um balde de água.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Apesar de sua forte imunidade, a variedade é vulnerável em condições adversas a infecções virais, doenças fúngicas e pragas. Para evitar apodrecimento, adicione uma colher de sopa de cinza de madeira e nitrato de cálcio ao solo. Ventilação regular e controle sobre o nível de umidade evitam a requeima. O flagelo das estufas é a mosca-branca e os pulgões, enquanto o ácaro-aranha assola em espaços abertos. Para o plantio, é obrigatório o monitoramento e os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.
Regiões em crescimento
A cereja preta é cultivada em estufas, mas nas regiões do sul, os jardineiros cultivam a variedade em solos abertos. Em condições protegidas, o tomate é plantado em quase todos os distritos, exceto no Ártico. Estas são as regiões Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, Terra Negra Central, Cáucaso do Norte e Médio Volga.