- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2019
- Sinônimos de nomes: Verochka F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para enlatamento de frutas inteiras, para suco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-90
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
A variedade de tomate com o delicado nome Verochka é tão exigente com o cuidado, resistente às doenças típicas e ataques de pragas, é colhível que até mesmo os iniciantes no cultivo de vegetais de boa vontade e frutíferos.
História de criação
Tomato Verochka (sinônimo Verochka F1) é um projeto de autor de sucesso do criador V. Blokin-Mechtalin. Um produto com alta comercialização e sabor. Estável resistente a mudanças climáticas severas e doenças. Foi recebido em 2017 e, ao final das provas, em 2019, foi inscrito no Registro Estadual da Federação Russa. A variedade é destinada ao cultivo em solos abertos na região sul do país, bem como em casa de vegetação em áreas de clima temperado. O principal objetivo durante a criação desta planta de maturação precoce foi produzir tomates com um sabor excelente e um aroma claro de erva-moura. O autor lidou com a tarefa completamente.
Descrição da variedade
Verochka é uma planta determinante de uma espécie atípica, exigindo a formação de um arbusto, pinçamento e fixação em suportes. A prática mostra que é mais frequentemente cultivado para obter colheitas antecipadas em jardins privados. O cultivo em terras agrícolas não dá o efeito econômico desejado. Sua qualidade especial é o alto valor nutritivo da fruta. O criador conseguiu aliar os excelentes parâmetros da casta e as excelentes propriedades gustativas dos frutos.
A Vera forma um arbusto rasteiro, raramente ultrapassando os 100 cm de altura, mede geralmente 60-80 cm, desenvolve-se em forma de arbusto com rebentos carnudos e ligeiramente rastejantes, de tons esverdeados claros. As pontas dos caules terminam não com folhas, mas com cachos de frutos. O tipo de variedade é generativo, atingindo logo seu ponto final de crescimento. A vegetação é gerada intensamente no amadurecimento dos frutos, e não no crescimento da folhagem. Arbustos moderadamente frondosos. As lâminas das folhas são de tamanho médio, tons de verde escuro saturado, fosco, com pubescência não intensa. Os arbustos florescem com pequenas flores amarelas brilhantes de configuração em forma de funil. 5-7 ovários são formados em cada inflorescência racemosa. O primeiro pincel é formado por 6-7 folhas e, em seguida, por algumas placas de folhas.
A variedade recebeu boas características para variedades de maturação precoce, em particular, a qualidade de resistência às flutuações perceptíveis de temperatura e níveis de umidade, resistência ao frio. E a estação quente, o frescor e a umidade não ameaçam o bom nível de sua frutificação - os ovários não caem e não ocorre a formação de frutos de baixa qualidade. A planta gravita para rega moderada, aumentada pelo tempo de frutificação intensiva.
Em termos de aplicação, os frutos são universais, são usados tanto frescos como para saladas e snacks. Eles fazem macarrão e lecho com ele. Das vantagens da variedade, notamos:
alto nível de produtividade;
maturação rápida;
versatilidade;
um bom grau de resistência a condições meteorológicas inconsistentes;
proteção imunológica confiável contra vírus de doenças fúngicas;
aparência atraente de tomates e sua simetria;
longos tempos de armazenamento e transportabilidade;
gosto excelente.
Desvantagens:
tamanhos médios de frutas;
a necessidade de beliscar e modelar arbustos;
alto custo de plantio de sementes.
Observe também que o material de plantio é pequeno, uma parte significativa dele é representada por rudimentos que não preservam os parâmetros varietais. Portanto, eles não são usados para a propagação da variedade.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são de tamanho médio, atingindo o peso aproximado de 140 g, configuração plana e redonda com algumas nervuras. A casca é brilhante, externamente densa devido às paredes grossas e carnudas do fruto.
No período de maturação técnica, os tomates são verdes ou marrom-alaranjados. No entanto, eles adquirem ricos tons de vermelho-laranja. Os frutos finalmente maduros são de cor escarlate. Não há mancha esverdeada na região do pedúnculo. As paredes do fruto são densas, formando até 5 câmaras com um pequeno número de sementes de tamanho médio.
Os parâmetros do produto são bastante decentes. Os tomates podem ser armazenados por muito tempo sem perder a apresentação e o sabor. Durante o transporte de longo prazo, os tomates não racham e são completamente preservados.
A Vera é uma cultura termofílica, resistente à seca, pode ficar sem irrigação por até 4 a 6 dias e, quando cultivada em áreas abertas, seus frutos não são passíveis de cozimento e deformação.
Características do sabor
O sabor do tomate é excelente, moderadamente doce, com uma acidez refrescante discreta. Na escala de degustação, Verochka recebeu 4,8 pontos. Frutas de sobremesa dominadas por açúcares são recomendadas para consumo in natura.
Amadurecimento e frutificação
O início da colheita ocorre 75-90 dias após a emergência das mudas (no final de junho ou início de julho, dependendo das condições específicas de crescimento e clima). Frutificação de longo prazo - cerca de 1-1,5 meses. Os frutos amadurecem em ondas. Mas com um pincel amadurecem juntos, o que permite colher os frutos em cachos.
Produção
A variedade, pode-se dizer, é muito precoce, e o rendimento chega a 18,2 kg / m². m, cerca de 5 kg por arbusto. O peso dos frutos do primeiro cacho difere do peso dos frutos do último cacho em cerca de 20 g. A produtividade em casa de vegetação é maior devido à altura dos caules. Quando se formam arbustos com grande número de brotos, os frutos amadurecem com menos peso.
Para obter o maior rendimento, você deve:
selecione áreas bem iluminadas com solos leves ricos em matéria orgânica para o plantio;
a cultura deve ser alimentada alternadamente com fertilizantes orgânicos e minerais;
elimine enteados e forme arbustos usando adereços;
você não deve dar frutos de oportunidades que amadurecem demais nos galhos, estimulando o amadurecimento de novos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O híbrido é cultivado principalmente pelo método de mudas. A semeadura para mudas é realizada na segunda década de março. Se o plano é transplantar em solo aberto, a data muda para o final de março. Neste caso, são utilizados solos, adquiridos e preparados de forma independente. Para isso, misture uma parte de cada vez:
terreno do jardim;
turfa;
húmus;
areia.
As sementes são plantadas em recipientes com solo umedecido, cobertura morta, recipientes de cobertura com vidro. Quando os tiros aparecem, eles organizam:
boa iluminação;
irrigação regular com água fria;
fertilizar com fertilizantes minerais ("Zircão" ou "Kornevin");
endurecimento antes de plantar no solo.
A variedade é colocada em casa de vegetação na primeira quinzena de maio e em campo aberto nos meses de maio-junho. Antes disso, o local é desenterrado, adiciona-se composto. Húmus, algumas cinzas de madeira e superfosfato são colocados nos orifícios.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio dos arbustos é de 4-5 plantas por 1 m2. Com este esquema, é mais conveniente cuidar deles e depois colher.
Crescendo e cuidando
Durante a estação de crescimento, a cultura requer cuidados:
irrigação abundante (1-2 vezes a cada 6-7 dias);
alimentação com matéria orgânica antes do amadurecimento dos tomates e fertilizantes potássicos - em processo de frutificação;
remoção oportuna de ervas daninhas, afrouxamento e cobertura morta;
eliminação regular de enteados;
formando arbustos em 2-3 hastes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta alto grau de resistência a infecções. Ele não tem medo da requeima, ele não está doente com mosaico de tomate, Alternaria e qualquer tipo de podridão.
O principal perigo para a planta é a mosca-branca, para proteção da qual o "Inta-Vir" é usado.
É extremamente raro que uma cultura se torne alvo de ataques de pulgões, ácaros-aranha. No entanto, às vezes aparecem ursos na área da raiz de arbustos jovens. Entre as medidas preventivas são úteis: limpar os canteiros e estufas, arejá-los, tratar a cultura com compostos antifúngicos ("Fitosporina" ou "Alirina-B").