- Autores: LLC "Empresa de reprodução Gavrish", LLC "Empresa de reprodução de sementes Tomagros"
- Ano de aprovação: 1990
- Sinônimos de nomes: Verlioka F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 101-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
Lindos, quase idênticos em forma e cor, os frutos do tomate Verlioka ficam muito bem em potes de três litros nas prateleiras da adega, entre outros alimentos enlatados. Frescos, são também muito saborosos e amadurecem muito cedo. Eles não exigem cuidados, são muito resistentes a doenças - essas qualidades gostam tanto dos jardineiros que eles ficam felizes em comprar outro pacote de sementes híbridas F1 Verlioka, depois de plantá-las em seu local.
História de criação
O tomate Verlioka é bastante jovem. A variedade foi cultivada em 1986. Em 1990, foi incluído no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução. Os criadores são duas empresas russas - Gavrish Breeding Firm LLC, Tomagros Seed Breeding Firm LLC. O híbrido de primeira geração, por isso também é chamado de Verlioka F1.
Descrição da variedade
Verlioka é uma variedade de tomate de maturação precoce para uso interno. Do aparecimento dos primeiros rebentos ao início da maturação dos frutos, decorrem 101-105 dias. A planta é determinante. Variedade de tamanho médio. A altura da planta atinge 1,5-2 m. O diâmetro do arbusto é cerca de 50 cm. A folhagem é média, os internódios são longos. As folhas são verdes claras. Adequado para cultivo em condições de estufa e em terreno aberto. A primeira opção é preferível.
As principais qualidades da fruta
Frutas de uso universal. Os tomates são quase do mesmo tamanho e forma. São bons tanto frescos como para fazer molhos, enlatados para o inverno. Até 10 frutos de cores vivas de peso médio (cerca de 80-90 g) são geralmente formados em um ramo. Eles são armazenados por um longo tempo - até meados de outubro. A pele densa é resistente a rachaduras. Se você coletar frutas verdes nos arbustos, elas amadurecem rapidamente em casa. O Verlioku pode ser transportado por longas distâncias.
Características do sabor
Os frutos da Verlioka são muito bonitos. Tudo é como se estivesse na seleção. Os tomates são de um vermelho vivo, arredondados e ligeiramente estriados. Apesar de a pele ser densa, não é nada áspera, por baixo é uma polpa suculenta com um agradável sabor adocicado.
Amadurecimento e frutificação
Amadurecendo cedo e amigável. Demora um pouco mais de 3 meses após o aparecimento dos primeiros rebentos, e pode deliciar-se com as primeiras saladas. Com a semeadura antecipada das sementes e o cuidado adequado da planta, a primeira safra é colhida no início de julho.
Produção
Verlioka tem uma colheita abundante. De cada arbusto, você pode coletar de 4 a 5 kg de frutas coloridas. Isso significa que de cada metro quadrado da área onde esses tomates crescem, você pode colher até 20 kg de uma colheita deliciosa.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura de mudas é realizada nos primeiros 2 meses da primavera. As sementes são semeadas diretamente em vasos separados ou em caixas. Após o surgimento dos brotos, as mudas devem ser transferidas para um local bem iluminado, ou melhor, fornecer iluminação adicional estendendo o dia para 12 horas.
A colheita do tomate é feita depois que a planta tem 2 ou 3 folhas verdadeiras. As mudas precisam ser regadas regularmente, evitando o encharcamento do solo ou, inversamente, uma forte falta de umidade.
2 semanas antes de as plantas jovens serem transplantadas para a estufa, elas devem ser endurecidas. Para isso, os copos com mudas são levados para uma varanda aberta ou loggia.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os tomates da Verliok são plantados em maio, de acordo com o esquema de 40 x 50 cm, em covas pré-preparadas. Plantas que podem ser os predecessores do tomate Verliok são cebolas, rabanetes, endro e outras verduras.
Se as mudas estiverem esticadas, elas precisam ser plantadas levemente em ângulo. Perto deles, você precisa instalar suportes ou amarrá-los a treliças ou suportes de estufa.
Crescendo e cuidando
No sul do país, pode ser cultivada ao ar livre. E em outras regiões - em estufas. O solo deve ser solto e fértil.
O cuidado da colheita é reduzido às seguintes atividades: afrouxamento, irrigação regular, remoção de ervas daninhas, aplicação oportuna de fertilizantes minerais ou orgânicos, formação de plantas.
Regar os arbustos de Verlioki é suficiente 2 vezes por semana, e se o tempo estiver frio e chuvoso, uma rega por semana é suficiente. Polvilhe com água morna.
Poucos dias após o plantio das plantas em local permanente, elas devem ser alimentadas com fertilizante de nitrogênio. Com a falta de nutrientes, as flores resultantes podem cair.
Durante a floração, o superfosfato, assim como o sal de potássio, podem ser adicionados para melhorar a formação dos ovários.
E você também pode usar um tempero natural - cascas de ovo.
Para evitar o crescimento excessivo da parte verde da planta, é necessário realizar pinças. Caso contrário, a planta dedicará toda a sua força ao crescimento das folhas, e não à formação e fixação dos frutos. Os enteados recomendam quebrar com as mãos e não cortar com tesouras ou tesouras de podar. Quando os enteados o quebram, não é completamente arrancado, mas restam cerca de 2-3 cm.
A planta é formada em 1 caule. Ou seja, eles removem todos os enteados formados. Normalmente, a formação do arbusto é realizada ao mesmo tempo que a amarração do arbusto do tomate.
Simultaneamente com apertar e amarrar, você pode aparar as folhas inferiores. Mas você não deve remover mais de 3 folhas de cada vez.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação.Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os criadores criaram esta variedade para cultivo interior, por isso planejaram torná-la resistente à infecção com as principais doenças do tomate em estufa.
Verlioka é resistente ao vírus do mosaico do tabaco, cladosporium e murcha de fusarium.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade de tomate Verlioka suporta facilmente muitas dificuldades. Ao contrário de muitas outras variedades de tomate, bem como de todas as outras culturas de erva-moura, é bastante tolerante à sombra. Ele também tem outras qualidades que não são muito familiares para os tomates - resistência à seca e, o mais importante, resistência à alta umidade.
Regiões em crescimento
Os tomates desta variedade podem ser cultivados em praticamente todo o território da Federação Russa. As seguintes regiões são adequadas para isso - Sibéria Oriental e Ocidental, Urais, Norte e Noroeste, Terra Negra Central e Central, Volgo-Vyatka, Médio Volga e Baixo Volga, bem como o Norte do Cáucaso.
Visão geral da revisão
Todos os jardineiros notam a despretensão particular da variedade, o excelente rendimento e o amadurecimento uniforme dos frutos. Se não houver verão, o clima é ruim e chuvoso, uma boa colheita de frutas saborosas e apetitosas ainda amadurece nos arbustos.
A variedade também é valorizada por sua tolerância a muitas doenças virais e infecciosas do tomate.