- Autores: Gubko V.N., Zalivakina V.F., Kamanin A.A.
- Ano de aprovação: 2005
- Sinônimos de nomes: Budenovka
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva, para suco, para ketchup e polpa de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 103-117
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
A variedade de tomate Noble é uma das poucas espécies que se sente bem na Sibéria, nos Urais e em outras regiões com climas frios e verões curtos. As frutas apresentam suculência e altas qualidades gastronômicas, apesar de serem cultivadas nas regiões nortenhas. Muitos jardineiros russos prestaram atenção à aparência expressiva e ao grande tamanho da colheita.
Descrição da variedade
Os tomates são cultivados em estufas ou em áreas abertas. O tipo de crescimento é determinante. As frutas universais são adequadas para fazer sucos, molhos, ketchup, enlatados e comê-los em sua forma natural.
O crescimento de arbustos subdimensionados varia de 54 a 62 centímetros. Arbusto extenso. As folhas são médias, de cor verde claro padrão. Os caules são fortes e robustos, capazes de suportar o peso da fruta. Apesar dessa característica, é aconselhável amarrar os brotos. Esta variedade requer o uso de suportes e modelagem.
O tipo de inflorescência é complexo. O primeiro pincel é colocado após 7 a 8 folhas e, em seguida, eles são colocados a cada 1 a 2 folhas.
As principais qualidades da fruta
Nos frutos verdes, há uma mancha escura perceptível no pedúnculo. Cor verde. As frutas maduras ficam vermelhas. O peso é de 131-250 gramas. É muito raro encontrar espécimes que crescem até 500 gramas. Os tamanhos são grandes. Nervuras médias. Os tomates têm a forma de um coração. A polpa é açucarada, sumarenta, densa e bastante carnuda. Legumes cobertos com pele lisa e brilhante. A manutenção da qualidade da colheita é baixa. Ao cortar, 4 ou mais ninhos de sementes podem ser encontrados.
Características do sabor
As qualidades gustativas são respondidas positivamente, marcando-as como boas ou excelentes. Devido a essa característica, saladas e lanches frios costumam ser preparados a partir de vegetais maduros. O enlatamento de frutas inteiras é indesejável. O aspecto elegante e atraente deve ser notado separadamente, o que só realça as qualidades gastronômicas.
Amadurecimento e frutificação
A safra é colhida de julho a agosto. A variedade é considerada meia-temporada, e o período de maturação é de 103-117 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.
Produção
A variedade de alto rendimento agrada os residentes de verão de diferentes regiões do país. De um metro quadrado de terra, você pode obter até 7 quilos de tomates maduros.
O rendimento depende da região de cultivo:
Região da Sibéria Ocidental - 107-587 centners por hectare;
Região dos Urais - 160-583 centners por hectare;
o volume máximo é de 780 centners por hectare.
A comercialização das frutas é alta. Ao mesmo tempo, os vegetais não podem se orgulhar de longa vida útil e excelente transportabilidade.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As mudas são consideradas prontas para o transplante para um novo local assim que atingem 20-25 centímetros. O caule deve ser forte e robusto o suficiente. Assim que o solo em uma área aberta aquecer até +14 graus, você pode começar a transplantar plantas jovens com segurança. Na zona central do país, as datas caem no final da primavera, na Sibéria - 1-2 semanas depois.
É possível plantar mudas mais cedo, mas neste caso, um abrigo de filme deve ser preparado. O solo do jardim é aquecido despejando água quente e cobrindo-o com papel alumínio por alguns dias. O terreno deve ser protegido de ventos frios e correntes de ar.
Para que as mudas criem raízes o mais rápido possível, é necessário retirá-las cuidadosamente dos potes ou da caixa para que o caroço fique intacto. Depois de plantar os arbustos em covas separadas, os tomates são completamente irrigados com água morna (temperatura de +25 graus Celsius). O solo está coberto de turfa ou húmus.
Ao lado de cada planta é colocada uma estaca, que será preparada para amarrar os arbustos. Os apoios serão necessários mais tarde, quando os tomates estiverem mais velhos.
O enredo se afrouxa com a chegada da primavera. E também preparar poços com antecedência. Aprofunde as plantas por folhas cotilédones, nem mais fundo nem mais alto. As mudas desta variedade praticamente não se alongam, pois são plantadas sem declive. A variedade Velmozha é determinante, mas o plantio denso afetará negativamente o desenvolvimento e a produtividade da planta.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Um espaço livre de 50-60 centímetros é deixado entre as fileiras e 40-50 centímetros entre os arbustos. Residentes de verão experientes recomendam o plantio de no máximo 3 mudas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Cuidar de um nobre tomate inclui medidas conhecidas por todos os moradores do verão, como remover ervas daninhas, alimentar periodicamente, formar, amarrar, afrouxar o local junto com a irrigação. Apenas água quente é usada para irrigação, ela pode ser aquecida ao sol. O trabalho é realizado ao entardecer, ao entardecer, para não queimar a folhagem.
As plantações de vegetais gostam de irrigação abundante, especialmente quando os vegetais estão crescendo ativamente. Assim que começam a ficar vermelhos, o volume e a frequência da rega são reduzidos. Caso contrário, os tomates começarão a rachar. Regue os arbustos sob a raiz para que o líquido não entre nas folhas.
A primeira vez que a plantação é alimentada 2-3 semanas após o transplante para um novo local. Além disso, fertilizantes são aplicados, aderindo a certos períodos. Inicialmente, é recomendado o uso de infusão de verbasco rico em nitrogênio. Depois que os vegetais são formados, os compostos de nitrogênio não são usados. Eles mudam para uma composição de superfosfato (25 gramas), água (10 litros) e cinzas 0,5 litros.
Forme arbustos em 1-2 hastes. Todos os enteados abaixo do primeiro pincel são removidos. A versão de duas hastes é recomendada para estufas, a versão de uma haste para terreno aberto. À medida que cresce, a variedade não forma um grande número de enteados, no entanto, é aconselhável quebrar os rebentos excedentes de vez em quando para que não retirem forças e micronutrientes do mato. Com uma grande formação de flores (mais de 4 peças), os botões extras são cortados.
Os caules são cuidadosamente amarrados a estacas com um fio macio. É importante não danificar os brotos. Residentes de verão experientes são aconselhados a instalar uma treliça comum adicional. Eles ajudarão os arbustos a não se partirem com o peso da colheita.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os frutos da variedade Velmozha mantêm sua forma notavelmente devido à sua alta resistência ao craqueamento. Quanto à resistência à requeima, é considerada média. Portanto, o estado da plantação de hortaliças deve ser monitorado de perto e, quando surgirem os primeiros sintomas de doenças, trate imediatamente as plantas com medicamentos protetores.
Na maioria das vezes, os arbustos estão sujeitos a doenças quando cultivados em estufas. A mancha marrom é comum. Muitos jardineiros estão lutando com remédios populares que são altamente eficazes e não prejudicam a plantação. Você pode salvar os arbustos com a ajuda da infusão de alho.
Quando cultivados em terreno aberto, os tomates raramente adoecem. Com os devidos cuidados com a planta, nem mesmo o tratamento preventivo é necessário.