- Autores: Kiramov O.D., originador - V.I. Blokin-Mechtalin
- Ano de aprovação: 2017
- Sinônimos de nomes: F1 de alto perfil
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: alta
O tomate é um vegetal favorito, comido fresco, processado e enlatado, por isso todos os residentes de verão tentam cultivar tomates em sua região. Uma das variedades despretensiosas e versáteis é considerada a variedade Velikosvetskiy de maturação precoce.
História de criação
Uma variedade híbrida Velikosvetskiy foi desenvolvida por criadores russos da empresa parceira. A safra de beladona foi incluída no Registro do Estado e aprovada para uso desde 2017. O autor da variedade é Kiramov. Apesar de este tipo de tomate ser relativamente novo, conseguiu conquistar a atenção de jardineiros e agricultores.
Descrição da variedade
A safra de beladona pertence à classe dos híbridos. Representa arbustos altos de tipo indeterminado de crescimento, podendo atingir 2 metros de altura. O arbusto é caracterizado por caules fortes, espessamento moderado com folhas verdes escuras da forma usual, inflorescência intermediária e um poderoso sistema radicular. Devido ao fato de a altura dos arbustos ser enorme, eles devem ser amarrados. Os especialistas recomendam pinçamento regular e a formação de arbustos em dois troncos.
As principais qualidades da fruta
Os frutos da variedade Velikosvetsky crescem de tamanho médio - o peso do fruto é de 135 gramas. Os tomates são caracterizados por uma forma cubóide com nervuras pouco pronunciadas e uma cor vermelha brilhante quando totalmente maduros. Quando verdes, os frutos são verdes, com uma mancha escura na base. A casca do tomate é fina, mas densa, portanto, o tomate rachado não assusta. Os frutos toleram bem o transporte e sua qualidade de conservação é alta.
Características do sabor
O sabor dos tomates é considerado excelente. A polpa da fruta é carnuda, suculenta, praticamente sem sementes. O sabor é dominado pela doçura e aroma de frescura. A variedade é universal, portanto não perde o sabor na decapagem, enlatamento, processamento em molhos, sucos e temperos. Os tomates frescos são ideais para saladas.
Amadurecimento e frutificação
O tomate é uma alta sociedade madura cedo. Desde o aparecimento dos primeiros rebentos à colheita, decorrem apenas 95-100 dias. A fase de frutificação ativa ocorre no final de julho - agosto / setembro. Os frutos amadurecem gradativamente, sem se desintegrar.
Produção
O rendimento da variedade é alto. Sujeito à tecnologia agrícola, até 20 kg de tomate são colhidos em 1 m2. 5 kg de frutos são colhidos de uma planta. Isso é possível devido ao tamanho dos arbustos. Jardineiros experientes aumentam a produção, formando arbustos em duas hastes.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes para as mudas são plantadas 60 dias antes do esperado plantio dos arbustos em campo aberto. Março é considerado uma boa época para a semeadura. As sementes são pré-selecionadas, desinfetadas e endurecidas. Para o plantio, solo universal e vasos de turfa são adequados. Para acelerar o processo de germinação das sementes, recomenda-se criar um efeito estufa com polietileno na primeira semana. As sementes crescem bem em uma sala quente e bem iluminada. Após o aparecimento de 2 a 3 folhas verdadeiras, as mudas mergulham em vasos diferentes. Algumas semanas antes do transplante para um local de crescimento permanente, recomenda-se o endurecimento das mudas, levando-as ao ar fresco por 15-30 minutos.
Pronto para o plantio no solo está um arbusto com 8-9 folhas, um caule de 1 cm de espessura e um arbusto de flor. O plantio de mudas no solo ocorre de maio a junho (dependendo das características climáticas da região), quando o solo está suficientemente aquecido e as geadas noturnas já passaram.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio ideal é 80x40 cm Não é recomendado plantar mais de 3 arbustos por 1 m2.
Crescendo e cuidando
A cultura é cultivada em forma de mudas. O solo é pré-limpo, é bem escavado, permitindo que o solo respire, é feito o revestimento de cobertura e são feitos furos. Não se esqueça da instalação dos suportes aos quais serão amarrados os arbustos.
Os tomates requerem cuidados complexos - regar, alimentar, beliscar, arejar e polinizar (se crescer em casa de vegetação), liga.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem forte imunidade a muitas doenças comuns do tomate (murcha de fusarium, oídio, requeima e podridão da raiz / apical). Como medida preventiva, utiliza-se o tratamento com fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura cresce em quase todas as zonas climáticas, mas deve-se lembrar que tem intolerância a mudanças bruscas de temperatura e umidade.
Regiões em crescimento
A cultura da erva-moura está aprovada para cultivo em absolutamente todas as regiões, inclusive as do norte.
Visão geral da revisão
O tomate do Great World é o favorito de muitos residentes de verão. Caracteriza-se por ser uma variedade produtiva de maturação precoce com alta palatabilidade, que não requer cuidados especiais. A versatilidade da variedade e o prazo de validade também agradam. Das deficiências, nota-se a densidade da casca.