- Autores: Zhidkova V.A., Mikhed V.S., Altukhov Yu.P., Arkhipova T.P., FGBUN Institute of General Genetics. N.I. Vavilova
- Ano de aprovação: 1998
- Sinônimos de nomes: VALENTINA
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 97-98
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 94-97
Para o cultivo em massa em lotes particulares, os residentes de verão preferem variedades não caprichosas com alto rendimento, cujos arbustos não ocupam muito espaço. Esses tipos incluem uma variedade de maturação precoce com o belo nome de Valentina.
História de criação
Esta primeira variedade foi criada por criadores russos do Instituto de Genética Geral. Vavilov em 1997. A safra de beladona foi inscrita no Registro do Estado e aprovada para uso em 1998. A variedade de tomate Valentine é recomendada para cultivo em todas as regiões do país em condições de terreno aberto. Além disso, a variedade cresce bem em condições de estufa.
Descrição da variedade
Externamente, a cultura é um arbusto de baixo crescimento com um tipo de crescimento determinante, atingindo 55-60 cm de altura.A planta é caracterizada por espalhamento moderado, espessamento fraco, folhas verde-amareladas e ligeira ramificação. O espalhamento dos arbustos pressupõe uma liga obrigatória ao suporte, caso contrário caules pouco potentes podem partir-se devido a frutos pesados.
Os especialistas recomendam abandonar totalmente ou parcialmente o ato de beliscar. Quanto ao tipo de inflorescência, são simples e os entrenós são curtos. O sistema de raiz é bastante fraco. A formação dos frutos é aciniforme.
As principais qualidades da fruta
O tomate dos namorados tem uma forma oval alongada, chamada ameixa, e uma cor uniforme vermelho-laranja quando totalmente maduro. Os tomates são verdes claros quando verdes. O peso médio do fruto é de 82-86 gramas. Em estufas, os frutos são um pouco mais pesados - até 100 gramas.
Graças à sua pele grossa, os tomates não racham, são caracterizados por uma longa vida útil e toleram facilmente o transporte. Uma característica dos tomates dos namorados é considerada a capacidade de amadurecer, portanto, se necessário, podem ser colhidos na fase de maturação branca.
Características do sabor
Os tomates têm um sabor elevado e são bastante aromáticos. Sua carne é firme e suculenta, com sabor agridoce. Apesar da firmeza da casca, são ideais para saladas e processamento em sucos, molhos, massas. Como os frutos são de tamanho médio e ligeiramente alongados, são adequados para enlatados inteiros.
Uma grande vantagem do tomate é sua composição de vitaminas benéficas (sacarídeos naturais, minerais, proteínas e complexo de vitaminas B, C, K).
Amadurecimento e frutificação
A variedade de Valentine de maturação precoce. A partir do momento em que aparecem os primeiros brotos, e até a colheita, passam-se apenas 97-98 dias. Os frutos amadurecem juntos e não se desintegram. O período de frutificação é um pouco estendido no período de agosto a setembro.
Produção
O rendimento da variedade é alto e estável. Sujeito às práticas agrícolas padrão, até 439 centners podem ser colhidos em 1 hectare. Nas condições de cultivo doméstico, os residentes de verão coletam até 6 a 8 kg de um arbusto por estação de frutificação.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada 55-60 dias antes do plantio dos arbustos em um local de crescimento permanente. Antes da semeadura, o material de plantio deve ser desinfetado com solução de permanganato de potássio. Em cada região, dependendo das condições climáticas, a semeadura das sementes é calculada individualmente. Na maioria das regiões, as sementes são semeadas de março a abril.
O mergulho (transplante) é realizado quando 2-3 folhas verdadeiras aparecem no arbusto.Após a semeadura, recomenda-se o uso do efeito estufa, que irá acelerar o aparecimento dos primeiros brotos. Assim que os arbustos crescem até 3-5 cm, eles estão posicionados distantes um do outro.
A sala com o crescimento de arbustos deve ser quente e bem iluminada. Uma semana antes do transplante, as mudas devem ser endurecidas, expondo-as ao ar fresco por 15-20 minutos.
O plantio em terreno aberto é realizado quando o sistema radicular e os caules dos arbustos são suficientemente fortes. O período ideal para o plantio em um local de crescimento permanente é maio-junho. Nesse momento, o ar deve estar aquecido (+ 20-21 graus) e não deve haver geadas noturnas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Devido ao fato de os arbustos de tomate dos namorados serem compactos, 6-7 arbustos podem ser plantados em 1 m2. O esquema de plantio ideal é considerado 50x50 cm, pode ser um pouco mais grosso.
Crescendo e cuidando
A cultura é cultivada em forma de mudas. O solo deve ser fértil, solto, respirável, livre de ervas daninhas e grama e umedecido e alimentado com fertilizantes. Um local ideal seria um local onde repolho, abobrinha, cenoura e pepino fossem cultivados anteriormente.
A variedade é despretensiosa no atendimento, mas você não deve se esquecer dos eventos padrão. O cuidado integral com a cultura da beladona do Dia dos Namorados inclui:
- regar com água sedimentada ou morna por baixo da raiz (basta uma vez por semana);
- a introdução de fertilizantes minerais e orgânicos (ao plantar em local de crescimento permanente, durante a floração ativa e após a formação do tomate);
- remoção de ervas daninhas, afrouxamento semanal do solo;
- amontoado duplo;
- cobertura morta;
- amarração de arbustos a suportes (recomenda-se o uso de material sintético);
- proteção contra doenças e pragas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate tem boa resistência a muitas doenças, mas há vulnerabilidade à invasão de pragas como tripes, pulgões, ácaros e o besouro da batata do Colorado. As preparações microbiológicas são eficazes no controle de pragas. Além disso, o período de maturação precoce contribui para que a variedade praticamente não sofra de requeima.
Os tomates que crescem em estufas podem ser expostos à doença do cladosporium. Controlar o teor de umidade e os indicadores de temperatura na estufa ajudará a prevenir doenças.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura de sementes de Valentina é resistente ao calor, pois cresce bem nas regiões do sul, tolera bem uma curta seca. De referir ainda a excelente resistência à geada da casta, o que permite um cultivo maciço e com sucesso da cultura na faixa norte.
Regiões em crescimento
A variedade pode ser cultivada em qualquer região. Além disso, a cultura cresce bem e dá frutos não só na Rússia, mas também na Ucrânia, Moldávia e Bielo-Rússia.
Visão geral da revisão
Analisando as inúmeras avaliações de jardineiros experientes, bem como de agricultores que cultivam a variedade para fins comerciais, pode-se afirmar com segurança que os tomates do Dia dos Namorados não são caprichosos no cuidado, dão colheitas abundantes, são armazenados por muito tempo, amadurecem após a colheita, e também são transportados sem perdas significativas de commodities.
Muitas donas de casa elogiam os tomates por seu sabor insuperável, formato e tamanho ideais de frutas, que são ideais para enlatados inteiros, bem como para processamento em sucos, molhos e ketchup.