- Autores: V.I.Kozak
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Sai: verde a verde escuro, médio
O tomate patinho é famoso por suas propriedades úteis e excelentes qualidades. Esta variedade tem frutos suculentos, por isso a planta é muito popular entre os jardineiros de diferentes países.
História de criação
A variedade foi cultivada em 2007, ao mesmo tempo em que entrou no cadastro estadual. V.I.Kozak é considerado o autor da subespécie, cuja cultura se destina ao cultivo tanto em estufas quanto em canteiros abertos. Pelo tipo de crescimento, os arbustos são determinantes. O fabricante afirmou que o tomate Patinho é despretensioso, por isso cresce bem mesmo em regiões de clima rigoroso e verão curto. Graças a este fato, muitos jardineiros prestam atenção a esta variedade.
Descrição da variedade
A cultura é subdimensionada, padrão, portanto não requer pinçamento. A altura do caule principal é de 50 cm para uma horta, nas estufas os arbustos chegam aos 70 cm, o tronco é potente e forte, a copa é semi-espalhada e os ramos ligeiramente ornamentados. Existem poucas folhas. Eles são padrão em termos de parâmetros, de cor verde escuro.
A inflorescência é simples, os botões são de cor amarela clara. O primeiro ovário é formado ao nível de 6-7 folhas. De 6 a 8 frutos podem amadurecer em um cacho. Entre as vantagens da variedade estão a resistência ao gelo, despretensão e boa imunidade a uma série de doenças fúngicas. A compactação do arbusto também está entre as vantagens da variedade. Ao mesmo tempo, as vantagens mais importantes são o sabor e as propriedades benéficas da fruta.
A principal desvantagem que incomoda muitos residentes de verão é que o rendimento da safra não é muito alto. Para obter uma boa colheita, é necessário plantar o máximo de arbustos possível.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são pequenos, de formato redondo e com um pequeno "nariz" saliente na parte superior. O formato da baga lembra um coração. Em média, a massa de um vegetal é de 60 g. Também há frutos mais pesados, chegando a 85 g. A casca é densa, brilhante, de cor laranja brilhante.
A polpa é suculenta e ligeiramente aquosa. De 3 a 4 câmaras de sementes com um pequeno conteúdo de pequenas sementes são formadas dentro do fruto. Os tomates toleram bem o transporte e têm excelente vida útil (até um mês e meio).
A variedade pertence ao tipo universal. As bagas são adequadas para fazer saladas, para enlatar e conservar, bem como para conservar. As frutas toleram bem o tratamento térmico, a casca é retirada cuidadosa e completamente. Os vegetais podem ser usados para fazer pastas, molhos e sucos de tomate.
Características do sabor
O Tomate Patinho distingue-se pelas suas propriedades benéficas. Os tomates são bons para quem está de dieta. Além disso, as bagas provaram-se bem na alimentação infantil devido ao fato de conterem beta-caroteno (3%) e não apresentarem pigmento vermelho. A variedade ganhou popularidade também porque tem o melhor sabor doce.
Amadurecimento e frutificação
A cultura pertence a variedades de maturação precoce. A partir do momento em que aparecem os ovários e até que os frutos estejam totalmente maduros, passam-se 100-105 dias. A colheita ocorre em meados de julho. Nas regiões do sul, você pode colher a fruta duas vezes se os arbustos forem devidamente processados.
Produção
O patinho tomate não tem um alto rendimento - apenas 2,2 kg de bagas por 1 m2. Mesmo com muito cuidado e alimentação, será muito difícil remover mais colheitas dos arbustos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura começa de 10 a 15 de março, mas pode se estender até 30 de março a 5 de abril. Para isso, são preparadas caixas de mudas. O terreno para eles é comprado ou preparado de forma independente. O solo que foi preparado de forma independente deve ser processado e misturado com areia. O processamento consiste no fato de que a terra é despejada em uma assadeira em camada fina e levada ao forno por 15-20 minutos a uma temperatura de 150-200 °. Depois disso, a terra precisa esfriar.
Nas caixas de mudas, a drenagem é feita para escoar o excesso de água. A primeira camada será o solo, depois a areia virá, depois o solo voltará e, no final, haverá uma mistura de solo, areia e fertilizantes. Tudo isso é derramado em abundância com água e deixe secar.
Sementes compradas em lojas não precisam ser processadas. Mas o material preparado com as próprias mãos precisa necessariamente de desinfecção. Para fazer isso, você precisa de aloe ou permanganato de potássio. O material da muda é embebido em uma solução dos meios acima. E, em seguida, seque com uma toalha de papel.
Grandes buracos são formados no solo, nos quais as sementes são jogadas. O solo é nivelado e umedecido com água. Em seguida, os recipientes são cobertos com um filme ou saco e guardados em local escuro e aquecido. A temperatura sob o filme deve ser de + 25 ° С e não mais. Se houver muita condensação na superfície do saco, o recipiente pode ser aberto ligeiramente por alguns minutos.
Depois de uma semana, as sementes eclodirão e você poderá regar as plantas novamente. A irrigação é realizada simultaneamente com a fertilização líquida. Depois disso, a terra se afrouxa um pouco. A temperatura para uma boa germinação deve ser 18-20 ° C. Deve haver muito sol, mas não muito. As horas médias de luz do dia são de 14 horas. Mas não permita a luz solar direta, pois uma planta frágil pode queimar.
A colheita é realizada após a formação das primeiras folhas das mudas. O cuidado posterior com as mudas não difere daquele realizado antes da colheita.
No final de maio - início de junho, a cultura deve ser plantada em um local permanente. Para isso, o local é escavado, umedecido com água quente e fertilizado com minerais úteis. Os buracos são cavados imediatamente após o solo ser umedecido.
O plantio de plantas é realizado de manhã cedo ou tarde da noite após o pôr do sol - isso é importante para uma estufa. O pouso nos canteiros é feito apenas nas primeiras horas da manhã e desde que o solo esteja bem aquecido.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Devido aos arbustos serem bastante compactos, são plantados no esquema 40x40 cm.
Crescendo e cuidando
O principal cuidado com a cultura é regar e alimentar. Uma vez que as buchas são padrão, elas não precisam ser formadas ou fixadas.
A rega é realizada apenas quando a camada superficial do solo seca. Em seguida, o solo é solto e só depois disso todos os fertilizantes são aplicados. É melhor alterná-los (mineral e orgânico).
A ventilação da estufa é tão importante. Se o ar estiver muito úmido, os insetos começarão a aparecer no solo.E em condições de ar seco, as folhas das plantas enrolarão e murcharão.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os produtores afirmam que a variedade é imune a doenças como requeima, requeima, podridão de raízes e apical. Mas, para efeito de prevenção, os arbustos são tratados com ácido bórico.
Entre as pragas, o patinho tomate mais comum é atacado por:
- lesmas;
- caramujos;
- ácaro-aranha;
- Besouro do Colorado;
- tripes.
As preparações químicas são realmente muito boas no combate a insetos nocivos, mas são muito perigosas para as frutas e são prejudiciais quando as bagas são consumidas posteriormente. Após a pulverização, os frutos não devem ser colhidos e consumidos por 20-25 dias. E isso é muito tempo, e frutas maduras demais podem ficar aguadas e não tão saborosas.
Os biológicos não são tão agressivos, mas também afetam menos os frutos. Você pode remover e comer as frutas uma semana após a pulverização.