- Autores: Patrina Nuske Small, Austrália
- Apareceu ao cruzar: Orange Heirloom x Rosella Purple
- Sinônimos de nomes: Dwarf Uluru Ochre, Dwarf Uluru Ochre
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Na coleção popular de tomates gnomos padrão, existem variedades com uma cor exótica e incomum. Um deles é a variedade Uluru Okhra.
História de criação
A variedade de gnomos Uluru Ochre foi criada por Patrina Nuske-Small (Austrália) como resultado do cruzamento de Orange Heirloom e Rosella Purple. Data de lançamento: janeiro de 2017.
Patrina Nuske Small é cofundadora do Dwarf Tomato Project. Produtores de tomate apaixonados por reprodução de todo o mundo se uniram em 2005 para criar novas variedades de frutos grandes com arbustos compactos de heranças de família para cultivo em espaços confinados (em estufas, em varandas, em vasos).
O projeto nasceu da comunicação em um fórum online, e Patrina, fonoaudióloga de formação, passou a ser sua gestora para os territórios do Hemisfério Sul. Ela trouxe os primeiros "gnomos" que receberam os nomes dos heróis da história sobre Branca de Neve. Em 2019, o projeto havia criado mais de 120 variedades anãs.
A variedade recebeu esse nome em homenagem à rocha Uluru, sagrada para os aborígenes australianos. Esta formação rochosa única no meio do deserto é composta de arenito rico em óxido de ferro e tem uma cor laranja enferrujada.
Descrição da variedade
Uluru Ochre é uma variedade de baixo crescimento, meia estação e alto rendimento de uma série de tomates-anões com um arbusto de crescimento determinante de 50-60 cm de altura (pode chegar a 120-150 cm) e saborosos frutos doces de tamanho médio, coloridos em uma cor ocre-mostarda.
As principais qualidades da fruta
Os tomates Uluru Ocre são achatados, ligeiramente estriados na parte superior. Uma característica do formato são os “ombros” exuberantes, como se vestidos com mangas “lanternas” com pregas. À medida que amadurece, a tonalidade muda de verde dourado para laranja-ocre. O pedúnculo pode apresentar um “blush” verde acastanhado.
A pele é densa, não racha. A polpa de cor mostarda ensolarada é suculenta, oleosa, macia, mas carnuda. Pequenas câmaras de sementes estão localizadas perto das paredes, há poucas sementes.
Os frutos são bastante grandes, 200-300 g, embora haja uma ampla gama de tamanhos: de 100 a 400 g Alguns jardineiros conseguem cultivar até quilos de tomates.
As opiniões são contraditórias sobre como manter a qualidade, alguns dizem que os frutos não se deterioram, apenas enrugam levemente com o tempo, mas a maioria observa uma vida útil curta após serem removidos do arbusto.
Características do sabor
As qualidades gustativas da casta recebem merecidamente as notas mais elevadas. Doce, com notas frutadas brilhantes e especiarias, este tomate é especialmente bom em saladas, mas também pode ser processado em molhos. Para enlatados de frutas inteiras, não é a forma mais bem-sucedida.
Amadurecimento e frutificação
Uluru Okhra é uma variedade de meia estação, cerca de 100-115 dias se passam desde a semeadura até a retirada do primeiro lote de frutos maduros. Os arbustos frutificam de julho ao início de outubro.
Produção
Uma excelente colheita irá deliciar todos os arbustos Uluru Ocre: cultivados em campo aberto, estufa e espécimes em vasos. Escovas simples com 3 a 5 ovários são espaçadas, têm internódios curtos, de modo que os tomates pendem densamente, tocando suas laterais. Em um caule grosso e robusto, 3 escovas geralmente amadurecem.
2,5-3 kg de frutos são retirados da planta compacta clássica para gnomos com altura de 50-60 cm, mas o arbusto pode crescer ainda mais, então o peso da coleção chega a 5 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade é semeada para mudas na primeira quinzena de março. As mudas brotam juntas e crescem fortes e atarracadas. Em maio, as mudas são transferidas para um local permanente. O solo para Uluru Ocre deve ser idealmente solto e leve. Em um local aberto para uma plantação, um local bem iluminado é escolhido.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Entre arbustos de crescimento baixo Uluru Ochre manter uma distância de 40 cm, entre linhas de 50 cm. Ao cultivar um arbusto alto, um padrão de 50 x 60 cm deve ser usado.
Crescendo e cuidando
A variedade não requer dificuldades especiais de cuidado. A única condição para uma colheita abundante de frutos grandes e brilhantes é uma quantidade suficiente de luz solar. O resto da tecnologia agrícola é padrão: cobertura morta da área da raiz, irrigação regular, alimentação sazonal.
Na maioria das vezes, o arbusto é conduzido em 2-3 hastes. Alguns jardineiros cultivam esses arbustos padrão sem beliscar, outros o fazem até o primeiro pincel. Devido ao grande tamanho, os ramos requerem uma liga.
Como todos os representantes do projeto gnomo, a variedade tem boa imunidade às doenças da erva-moura. A requeima raramente é afetada, especialmente se medidas preventivas são tomadas: remova as folhas inferiores, evite a estagnação da umidade.
Uma maravilhosa variedade australiana se apaixonou pelos produtores de tomate na Rússia e a cada ano está se espalhando cada vez mais em várias regiões do país.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.