- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: superdeterminante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para enlatamento de frutas inteiras, para suco
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 70-75
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 40-50
- Cor de fruta madura: Vermelho
- Forma de fruta: arredondado
Depois de um longo inverno, todo jardineiro sonha com ervas, frutas e vegetais frescos. É com esse propósito que os criadores estão constantemente trabalhando no desenvolvimento de variedades e híbridos ultraprecoces. Um dos maravilhosos representantes do tomate que pode enfeitar a mesa com frutas frescas no mês de junho é a variedade de maturação ultra-precoce. A planta superdeterminada é cultivada em campo aberto, em estufas de policarbonato, filme e vidro. Seus frutos são destinados ao consumo in natura e à preservação de frutos inteiros. Eles são especialmente bons em seu próprio suco.
História de criação
Os criadores da variedade são os criadores da Sibéria.
Descrição da variedade
Os arbustos compactos de baixo crescimento (40-50 cm) tendem a ramificar-se e a formar cortinas engraçadas cobertas por bolinhas multicoloridas na altura da maturação, o que permite a sua utilização na horta "francesa", como plantas ornamentais . A planta é caracterizada por uma folhagem moderada, as folhas da forma tradicional do tomate apresentam um ligeiro grau de dissecção e pubescência. As flores amarelas são coletadas em inflorescências intermediárias, os ovários são presos a hastes fortes. Cada arbusto forma em média 3-4 cachos com uma massa de frutos que cobrem a planta com uma tampa.
Prós da variedade de maturação ultra-precoce:
amadurecimento ultra-precoce;
frutificação amigável e despretensiosa;
a possibilidade de cultivo em qualquer região do país;
forte imunidade, versatilidade no uso e cultivo.
Todo o encanto da variedade descrita está na simplicidade do cultivo - até mesmo um iniciante que primeiro se aproximou do solo pode lidar com isso. Além disso, a variedade pode ser cultivada em varandas, em jardins de inverno, em vasos no peitoril da janela.
É importante! Apesar do tamanho modesto, os arbustos precisam de apoio, pois uma grande massa de frutos maduros pode derrubá-los.
As principais qualidades da fruta
Quando ainda não maduros, os frutos redondos de um tomate são coloridos de verde com um tom leitoso. No estágio de maturação técnica e fisiológica, a baga muda sua paleta para um vermelho brilhante. Os tomates vermelhos de 100 gramas são espetaculares, frescos e em uma jarra. Eles não parecem menos bonitos no conjunto variado.
Características do sabor
O fruto de amadurecimento ultra-precoce tem um sabor agradável e equilibrado, combinando acidez e doçura com sucesso. A polpa densa a médio prazo é coberta por uma casca fina, mas densa, com uma leve flor de ameixa, que protege o fruto de deformação e rachaduras de forma confiável. A estrutura oferece armazenamento a longo prazo e a possibilidade de enlatamento de frutas inteiras - os tomates resistem perfeitamente ao tratamento térmico. A seção transversal mostra 2-3 câmaras de sementes com um pequeno conteúdo de sementes de boa germinação, mantendo excelentes as qualidades parentais.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria ultra-precoce, o período de maturação a partir do momento da germinação é de 70-75 dias. O amadurecimento ultra-precoce é caracterizado por um amadurecimento amigável, que permite a remoção rápida de quase toda a safra.A planta tem um traço característico - os frutos maduros produzem etileno, o que permite que o fruto verde amadureça rapidamente. Para isso, 2-3 frutos maduros são deixados nos arbustos com tomates verdes.
Produção
A variedade apresenta bons resultados, devido ao seu pequeno tamanho - um arbusto é capaz de produzir até 2 kg de bagas e mais. Em um metro quadrado são colhidos até 15 quilos com boa tecnologia agrícola.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é feita em fevereiro-março. A variedade de maturação ultraprecoce é plantada em estufas aquecidas já em abril, em estufas sem aquecimento adicional - em meados de maio (quando se trata de regiões frias). As mudas são transferidas para o campo aberto depois que passa a ameaça de geadas recorrentes. Nas regiões do sul, por exemplo, na Crimeia, a variedade pode ser plantada no jardim já em abril.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Apesar de seu tamanho compacto, a planta não é plantada com muita força - de 3 a 5 raízes por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Essa planta de maturação precoce pode ser cultivada tanto pelo método de mudas quanto por semeadura direta no jardim. Tudo depende da vontade de obter frutas frescas, da forma como são cultivadas na horta. Nas regiões do norte, os jardineiros são forçados a contar com geadas recorrentes para que o tomate cresça em campo aberto.
Antes do plantio em local permanente, as mudas são endurecidas, acostumando as mudas tenras ao ambiente, temperatura e luz solar. O local é escolhido com boa iluminação, solo fértil e solto, proteção dos ventos frios. Para cumprir os princípios de rotação de culturas, é dada atenção às culturas anteriores. Os melhores são cebolas, alho, pepino, legumes, repolho. Não é recomendável plantar tomates de qualquer tipo após as safras de erva-moura, pois eles apresentam doenças fúngicas e bacterianas comuns, pragas.
Os cumes preparados são enriquecidos com matéria orgânica - excrementos de pássaros, composto, húmus. Não é recomendável adicionar esterco antes do plantio, pois sua atividade pode queimar o sistema radicular. Introdução correta de esterco de cavalo, vaca, porco - durante a escavação de outono. Além de matéria orgânica, cinzas de madeira e fertilizantes minerais complexos são adicionados aos buracos. Após o plantio, a planta é bem regada com água morna estabilizada. A próxima rega é realizada durante uma semana. O cuidado adicional consiste em capinar, soltar ou mulching, alimentação oportuna, formando um arbusto de 1-2 hastes, removendo o excesso de folhagem.
A primeira aplicação de nutrientes adicionais deve ser feita 2 semanas após o plantio. Neste momento, a planta precisa de fertilizantes de nitrogênio para construir uma massa vegetativa completa. A próxima cobertura consiste em fertilizantes de fósforo e potássio. É realizado durante a formação dos ovários. Durante a temporada, você pode alimentar os tomates várias vezes com infusão de verbasco ou urtiga. Depois de regar, você precisa monitorar o nível de umidade - a estufa precisa ser ventilada. A pulverização preventiva ajudará a proteger as plantações de pragas agressivas - a mosca-branca é especialmente perigosa em estufas. É extremamente difícil livrar-se dele, os remédios populares recomendados revelam-se ineficazes, ou melhor, quase sempre ineficazes - é difícil prescindir da química.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate de amadurecimento ultra-precoce se distingue pela forte imunidade, quase não é afetado por doenças características do grupo da beladona. A colheita precoce é garantida para protegê-la da requeima, e os tratamentos preventivos protegem contra outras doenças e pragas. Como precaução, use o método de pulverização com inseticidas e fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade é bastante resistente às difíceis condições climáticas, adapta-se facilmente ao calor e ao frio.
Regiões em crescimento
Crescendo em campo aberto e em estufas de vidro, películas e estufas de policarbonato permitem que o tomate Ultra-maduro cresça e frutifique em qualquer região da Rússia e países vizinhos.