- Autores: V. N. Dederko, A. A. Yabrov, O. V. Postnikova
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Para os residentes de verão, jardineiros e agricultores que cultivam vários tipos de tomate, as variedades de tomate de frutos grandes sempre foram atraentes, que crescem e frutificam perfeitamente nos canteiros e em estufas de filme. Entre os muitos tomates gigantes, é a variedade meio-precoce de peso pesado da Rússia que está em alta demanda.
História de criação
Uma das primeiras variedades Heavyweight da Rússia foi criada por um grupo de criadores da empresa agrícola "Siberian Garden" - OV Postnikova, AA Yabrov e VN Dederko em 2007. Desde 2008, o tomate está listado no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa, e também tem permissão para uso ... Recomenda-se o cultivo em todas as zonas climáticas, sejam Urais, Extremo Oriente, Norte, Centro da Terra Negra, Volgo-Vyatka, Norte do Cáucaso ou Oeste da Sibéria. A variedade dá bons rendimentos, crescendo tanto em estufas como no jardim.
Descrição da variedade
O tomate pesado da Rússia é uma planta determinante de baixo crescimento, cuja altura não excede 40-60 cm. Os arbustos de tomate têm um caule ereto e ramos frágeis com uma borda perceptível, espessamento médio com folhas verdes, um forte sistema de raízes através do qual nutrientes entram, inflorescências simples. Em cada cacho de frutas, de 3 a 5 bagas são amarradas.
O cultivo exigirá a formação de arbustos em 2 caules, remoção parcial dos enteados, desbaste das folhas inferiores, bem como a obrigatoriedade da liga dos caules e ramos, e das próprias bagas, com recurso a adereços denominados "fundas".
O objetivo dos tomates é universal, por isso são consumidos frescos, adicionados a saladas, enlatados, processados em molhos, purê de batatas e bebidas.
As principais qualidades da fruta
O tomate varietal intermediário é de frutos grandes. Em condições favoráveis, os frutos ganham peso de 173 a 500 gramas, mas em casa de vegetação os bagos chegam a 700 a 800 gramas, sendo os frutos maiores formados nas escovas superiores. A forma do tomate gigante é achatada em forma de coração com uma superfície nervurada perceptível. O fruto maduro adquire uma rica cor framboesa e, em estado de maturação técnica, o tomate é verde com uma mancha escurecida na base. A casca dos bagos é firme, mas não dura. O vegetal é caracterizado pela resistência a rachaduras, longa vida de prateleira e transportabilidade em curtas distâncias. Os tomates são mais bem transportados quando estão na fase de maturação técnica.
Características do sabor
O tomate tem um sabor excelente. A polpa dos bagos é moderadamente densa, carnuda, bastante suculenta e com um pequeno número de sementes. O sabor distingue-se pela doçura com uma pequena quantidade de acidez. Ao cortar, apresenta um ligeiro teor de açúcar.
Amadurecimento e frutificação
Tomates O peso-pesado da Rússia pertence à classe de maturação precoce. Da germinação em massa de brotos aos frutos maduros nos galhos, passam-se 95-100 dias. Os tomates apimentam-se juntos. A fase de frutificação ativa começa na segunda quinzena de julho.
Produção
O rendimento da variedade é bom, o principal é seguir as regras básicas da tecnologia agrícola. Um arbusto pode produzir 2,8 kg de tomates suculentos por temporada. De acordo com jardineiros experientes, podem crescer até 8-11 kg de bagas por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A cultura é plantada em forma de muda. As sementes devem ser semeadas em solo pré-preparado, pode ser jardim ou adquirido. A semente é desinfetada preliminarmente com uma solução fraca de permanganato de potássio e as raízes são tratadas com um estimulante de crescimento. Você pode semear na segunda quinzena de março - início de abril. Para o crescimento saudável das plantas, condições especiais serão necessárias - temperatura ambiente 22-25 e iluminação abundante - o lado ensolarado e fitolampos por 10-12 horas por dia. A germinação ocorre em 6-8 dias. Na fase de aparecimento de 2-3 folhas, você pode mergulhar plantas (sentar em xícaras individuais).
Você pode transplantar mudas para o canteiro do jardim com a idade de 60-65 dias. Como regra, os tomates são plantados em campo aberto no final de maio - início de junho, e em uma estufa e canteiros algumas semanas antes. Após o plantio dos arbustos na horta, devem ser protegidos das quedas bruscas de temperatura à noite, cobrindo-os com agrofibra.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A adesão à densidade e aos padrões de plantio são tão importantes quanto as recomendações agronômicas para o cultivo de beladona. 5 arbustos podem ser colocados em 1 m2, no máximo, o que dará acesso à luz e ao ar para a planta. O esquema correto de plantio é 30x50 cm.
Crescendo e cuidando
Tomate O peso-pesado da Rússia cresce confortavelmente em solos altamente férteis, soltos, respiráveis e com acidez neutra. Para que os tomates fiquem doces, a área deve ser bem iluminada pelo sol.
Para uma boa produção, serão necessários cuidados complexos, que consistem em uma cadeia de medidas: irrigação com água sedimentada, aplicação de fertilizantes, limpeza de ervas daninhas, capina de canteiros, formação e amarração de arbustos, retirada de enteados (opcional), proteção contra vírus e pragas. Parar os ovários em tempo hábil ajudará a aumentar a massa de tomates, seu número não deve exceder 8-10. Além disso, o cultivo em estufas requer ventilação regular.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento.Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os tomates são caracterizados por uma elevada imunidade, o que garante a resistência da planta às inúmeras doenças da cultura da erva-moura. Devido à sua maturidade precoce, os tomates não sofrem de requeima. A única doença a que os tomates são propensos (devido à sua baixa estatura) é a podridão das raízes. O desbaste oportuno das folhas inferiores, bem como a limpeza do solo de ervas daninhas, ajudará a evitar a doença.
Resistente a condições climáticas adversas
O fabricante afirma uma alta resistência ao estresse, o que foi confirmado na prática. Pelo fato dos autores da variedade serem cientistas siberianos, o tomate é dotado de excelente resistência ao frio, tolera bem as oscilações de temperatura, curtas secas e até mesmo sombra curta. A única coisa que o peso-pesado russo não gosta de tomates é o calor excessivo (30-35 graus), o que leva a uma diminuição do número de tomates nos galhos.
Regiões em crescimento
A safra de beladona é dividida em todas as regiões da Rússia, incluindo áreas com agricultura arriscada e verões frios. Nos últimos anos, a geografia do cultivo dessa espécie de tomate se expandiu - o tomate se tornou popular na Moldávia e na Ucrânia.
Visão geral da revisão
Apesar de a variedade ter pouco mais de 10 anos, já se tornou a preferida de muitos veranistas e agricultores. Isso se deve ao amadurecimento precoce, alta resistência a diversas doenças, excelente sabor e comercialização, além da finalidade universal da fruta. Dentre as deficiências, os jardineiros apontam apenas para produções moderadas e intolerância ao calor.