- Autores: Gavrish S.F., Volok O.A., Kapustina R.N., Gladkov D.S., Sedin A.A., Semenova A.N., Artemyeva G.M., Filimonova Yu.A., Redichkina T.A.
- Ano de aprovação: 2009
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 117-122
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
Juntamente com os tipos clássicos de tomate, são muito populares os tomates rosa, que crescem e frutificam bem em campo aberto e em estufa. A variedade turmalina de meia temporada está entre as de frutos-de-rosa.
História de criação
O tomate Tourmaline foi criado por um grupo de criadores russos da empresa agrícola Gavrish (T. A. Redichkina, Yu. A. Filimonova, S. F. Gavrish, R. N. Kapustina e D. S. Gladkov) em 2007. A safra de beladona foi adicionada à lista de aprovadas para uso em 2009. Recomenda-se o cultivo do tomate em canteiros, mas a variedade também é bastante produtiva em estufas de filme. A cultura está dividida em todas as zonas climáticas da Rússia.
Descrição da variedade
A turmalina é um arbusto de tamanho médio de um tipo determinante, que chega a atingir 70 cm de altura. Numa estufa, o arbusto pode estender-se até 100 cm. A planta é caracterizada por folhagem média com folhagem verde, forte ramificação, um poderoso centro caule, raiz desenvolvida e inflorescências simples. O primeiro cacho de frutos é formado acima de 5-7 folhas, onde de 5 a 8 bagas são amarradas. Em um arbusto de tomate saudável, até 5-6 cachos de frutas podem se formar.
Ao cultivar uma Turmalina de tomate, não se esqueça da formação de um arbusto em 1, às vezes em 2 hastes, liga obrigatória e pinçamento parcial, embora alguns jardineiros tenham certeza de que não há necessidade de retirar enteados. O tomate tem como finalidade a salada, pois é consumido in natura, é muito utilizado na culinária e também é processado em bebidas e temperos. Os frutos menores e verdes podem ser usados para enlatados de frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
O tomate pertence à classe dos frutos grandes. O peso médio do fruto é de 130-150 gramas. Em condições favoráveis, um tomate pode ganhar uma massa de 200-220 gramas. Os maiores tomates são formados nos primeiros cachos de frutos. A forma do vegetal é achatada e arredondada, com nervuras perceptíveis na superfície. O tomate maduro é uniformemente coberto por uma rica cor rosa, às vezes rosa framboesa. Na fase de maturação técnica, o vegetal apresenta-se revestido de uma cor verde com uma mancha pronunciada na base, que desaparece à medida que amadurece.
A casca do vegetal é fina, lisa, brilhante e elástica, protegendo bem contra rachaduras. Além disso, o tomate tolera bem o transporte e pode ser armazenado por algum tempo sem perder o sabor e a comercialização.
Características do sabor
O tomate tem um gosto ótimo. A polpa é caracterizada por moderada firmeza, carnosidade e suculência. O sabor é dominado pela doçura, mas em um verão frio e chuvoso, o tomate pode adquirir um leve azedume. As sementes são pequenas e quase invisíveis na polpa. A vantagem do vegetal é sua composição, que contém vitamina C, muito selênio e açúcares. O aroma do vegetal é brilhante, picante de sobremesa.
Amadurecimento e frutificação
A turmalina é um tomate de meia temporada. Da germinação em massa de mudas a frutos maduros nos arbustos, 4 meses se passam - 117-112 dias. Quando os arbustos são formados em 1 haste, o período de frutificação é muito curto - um mês, e se você mantiver as plantas em 2-3 hastes, o período se estenderá um pouco, o que tornará possível remover tomates maduros por 6-7 semanas .O pico de frutificação começa no final de julho - início de agosto.
Produção
O rendimento da variedade é excelente. Com tecnologia agrícola adequada e condições climáticas favoráveis, 7 a 8,5 kg de tomates maduros podem ser cultivados por 1 m2. No jardim, os moradores de verão removem até 5 kg de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Você pode plantar sementes para mudas do final de março ao início de abril. Recomenda-se separar a semente, desinfetá-la e processá-la com um estimulador de crescimento. A germinação das mudas proporcionará um efeito estufa usando polietileno ou vidro. Brotos massivos aparecem no dia 6-8. Para que as plantas cresçam, é necessário fornecer as condições corretas de luz e temperatura.
Na fase de aparecimento de 3 folhas, as plantas mergulham. Jardineiros experientes são aconselhados a colher várias vezes. De 10 a 14 dias antes do transplante, os arbustos são endurecidos, o que garantirá uma rápida adaptação das mudas às novas condições de cultivo.
Os arbustos devem ser transferidos para a horta do final de maio ao início de junho, quando o solo e o ar já aqueceram e ficou para trás a ameaça de quedas noturnas de temperatura.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É importante não só cuidar da planta, mas também plantá-la corretamente no local. Recomenda-se colocar 3-4 arbustos por 1 m2, o que permitirá que as plantas recebam ar e sol suficientes. O layout correto para pouso é 30x30 cm.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se o cultivo de tomates em solos férteis e soltos com acidez neutra. Os solos franco-arenosos são ideais. O local deve estar ensolarado e sem correntes de ar. É melhor cultivar tomates onde costumavam crescer pepinos, abóboras, abóbora ou leguminosas.
O cuidado integral da lavoura inclui uma série de atividades: irrigação regular, fertilização, remoção de ervas daninhas e soltura do solo, formação e amarração de arbustos, desbaste e remoção de enteados à vontade, proteção contra pragas e fungos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos.Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A alta imunidade protege a cultura da murcha de fusarium e verticilose. O amadurecimento precoce permite que os tomates se afastem da phytophthora.
Resistente a condições climáticas adversas
Devido à sua resistência ao estresse, o tomate tolera facilmente tempo nublado e úmido, flutuações de temperatura, bem como calor (até 32-35 graus).