- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 49-52
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50-60
- Cor de fruta madura: Vermelho
- Forma de fruta: arredondado
O versátil tomate super precoce híbrido turco é uma boa escolha para quem quer diversificar sua coleção de chalés de verão. As plantas são adequadas para campo aberto ou cultivo em estufa. O tomate apareceu recentemente no mercado, mas já conquistou muitos adeptos entre os horticultores amadores.
História de criação
Híbrido de seleção privada da Turquia. Está posicionado como o mais antigo dos existentes.
Descrição da variedade
Arbustos determinados, subdimensionados, estendendo-se não mais do que 50-60 cm de altura. Folhagem moderada, fornece um bom abrigo para o amadurecimento de tomates do sol direto. Arbustos fortes podem suportar o peso da fruta sem suporte adicional na forma de suportes ou ligas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são redondos, bonitos, com casca vermelha. O peso médio do fruto é de 100-150 g, a polpa é de sementes pequenas, com grande número de câmaras, vermelhas no corte.
Características do sabor
As frutas são doces, saborosas, com leves tons de sobremesa. Indicada para a conservação, a pele mantém sua integridade após escaldar com água fervente.
Amadurecimento e frutificação
Híbrido ultra precoce, amadurece em 49-52 dias. A frutificação é prolongada, vai de julho a outubro. A volta da safra é amistosa, em ondas.
Produção
O tomate é frutífero, dá cerca de 2-3 kg por arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura pode ser feita a partir de meados de fevereiro até o final de abril. Isso permite que você cultive 2 safras de tomates de uma vez durante a estação quente. As mudas são transferidas para o solo de abril a julho. O híbrido também pode ser cultivado pelo método de mudas com semeadura tardia.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Podem ser colocados até 5 arbustos em 1 m2 de cada vez. A densidade de estocagem é alta o suficiente.
Crescendo e cuidando
A preparação do solo é muito importante para o cultivo de tomates muito precoces. É imperativo garantir que os fertilizantes orgânicos sejam introduzidos no solo com antecedência. A norma é 50 kg de húmus por metro quadrado. O local é cuidadosamente escavado, ao semear diretamente no solo, deve-se estar livre de quaisquer ervas daninhas, provido de um suprimento de cinza de madeira e superfosfato.Se o solo for muito denso, argiloso, é recomendável adicionar areia.
A semeadura em campo aberto é realizada por imersão das sementes até uma profundidade de 15-20 mm com espaçamento duplo entre fileiras. Em média, 10 g de sementes de tomate deste híbrido são semeadas por 1 m2. Durante a germinação, é importante manter a temperatura do ar na faixa de 23-25 graus. Depois de esperar pelos brotos, no 3-5 dia, você pode passar gradualmente para o endurecimento das mudas. Começa 4-7 dias após a germinação, reduzindo as temperaturas diurnas para 7-13 graus.
Se tudo for feito corretamente, os tomates ficarão fortes, as escovas de flores serão colocadas cedo. Ao plantar em vasilhames, você pode seguir as mesmas recomendações. Nesse caso, a escolha é realizada com 2,5-3 semanas de idade. Depois disso, as temperaturas médias aumentam 4 graus. A rega das mudas é feita com moderação - raramente, mas em abundância, até 20 litros por 1 m2 em campo aberto.
A alimentação de plantas jovens é feita 2 a 3 vezes durante a estação de crescimento. É introduzida uma mistura de 80 g de superfosfato, 10 g de nitrato de amônio, 30 g de sulfato de potássio, dissolvidos em 10 litros de água.
Os tomates ultra-precoces devem ser protegidos das geadas recorrentes. Vale a pena construir um abrigo para plantas, individuais ou gerais, fumigando os arbustos com fumaça. A Grasshopping não é muito necessária para este determinante, mas o excesso de folhas inferiores deve ser removido sem falta. Recomenda-se formar um arbusto em 1 haste, mas alguns residentes de verão preferem conduzi-lo em 2-3 ramos, sacrificando a maturidade precoce.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Dificilmente se pode chamar de turco híbrido muito resistente a doenças e pragas. Devido à sua rápida maturação, não é suscetível à requeima, mas pode ser vulnerável ao oídio e à murcha de fusarium, o vírus do mosaico do tabaco. Recomenda-se a realização de tratamento preventivo de arbustos em campo aberto a cada 2 semanas a partir do momento da floração. Isso protegerá as plantas durante todo o período de cultivo.
Entre as pragas de insetos, o principal perigo são os pulgões. A mosca-branca também pode ser encontrada em estufas. Em campo aberto, não se esqueça de coletar o besouro da batata do Colorado, borrifando os arbustos com ele. As medidas de proteção contra inseticidas devem ser aplicadas pelo menos uma vez a cada 3 semanas.
Resistente a condições climáticas adversas
O híbrido é resistente ao frio, despretensioso para as condições de cultivo. O endurecimento da fruta continua mesmo com mudanças bruscas de temperatura.
Regiões em crescimento
Adequado para plantar em quase todas as zonas climáticas. O tomate é cultivado com sucesso em campo aberto, mesmo nos Urais, e no sul eles conseguem facilmente colher 2 safras. Em estufas de filme, você pode plantar no norte e na Sibéria, na faixa do meio.
Visão geral da revisão
Muitos residentes de verão apreciam o tomate turco muito antigo, mas ainda não é de interesse particular para os agricultores. Os horticultores amadores observam que as plantas fornecem maturidade precoce máxima, então muitos preferem esperar por dias quentes no final de abril para semear as sementes diretamente em terreno aberto. Muitas pessoas dizem que os frutos são excepcionalmente grandes para os determinantes, mas ao mesmo tempo são adequados para o plantio no parapeito de uma janela ou varanda. Seu sabor não sofre, com uma quantidade suficiente de sol acaba por ser o mesmo brilhante e rico.
As desvantagens deste híbrido incluem a incapacidade de obter material de plantio por conta própria. Como o tomate é novo, será muito difícil adquiri-lo, há muitas falsificações no mercado, e há uma reclassificação nas embalagens. Não há queixas particularmente grandes sobre o material de plantio original. Proporciona uma taxa de germinação de cerca de 80%, podendo ser imediatamente colocado em vasos separados. Os residentes de verão mencionam que este tomate tem um desempenho muito bom nas condições climáticas da Rússia, não é muito exigente com os cuidados.