- Autores: Agrofirm "Jardim Siberiano"
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 70-75
- Condições de cultivo: para campo aberto, para crescer no peitoril de uma janela
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 40 cm
- Característica de Bush: compacto
Residentes de verão e agricultores que cultivam tomates em verões frescos e curtos sempre escolhem variedades que se adaptam rapidamente às condições climáticas. As espécies de maturação precoce são especialmente procuradas. Estes são os Turbojet de tomate de amadurecimento precoce.
História de criação
O tomate turboativo é uma novidade desenvolvida por um grupo de criadores de Novosibirsk da empresa agrícola Siberian Garden. A cultura ainda não foi incluída no Registro Estadual de Realizações de Melhoramento da Federação Russa, mas é muito popular entre os produtores de vegetais. É recomendado para o cultivo da erva-moura em regiões de clima severo. A variedade mostrou-se o mais produtiva possível, crescendo em solos desprotegidos, bem como no peitoril das janelas dos apartamentos.
Descrição da variedade
O tomate turbojato é uma planta de baixo crescimento do tipo determinante. O arbusto padrão atinge os 40 cm de altura e caracteriza-se por ser compacto, caule poderoso, fraco espessamento de folhas verdes escuras, forte sistema radicular e inflorescências simples.
A planta é tão despretensiosa em seus cuidados que dispensa a formação de arbustos, pinçamento e ralo da folhagem. A única coisa que se recomenda, apesar da força do caule, é uma liga ao suporte, caso contrário, sob o peso de um grande número de bagas, os ramos podem partir-se. A finalidade do tomate é universal, portanto, o vegetal é comido fresco, processado, enlatado e amplamente utilizado na culinária. Além disso, os tomates são ideais para enlatados de frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
Um tomate maduro precocemente pertence ao grupo dos frutos médios. O peso médio de um vegetal é de cerca de 89 gramas. Os bagos apresentam uma forma clássica redonda e achatada e uma cor vermelha profunda quando maduros. Algumas vezes observam-se leves nervuras na base. Na fase de maturação, o vegetal apresenta coloração verde claro com escurecimento no pedúnculo. A casca do vegetal é densa, sem rigidez, lisa e com brilho. É a casca que confere ao tomate resistência à rachadura, mesmo quando cozido.
O vegetal tolera bem o transporte e sua qualidade de conservação é curta, portanto, recomenda-se conservar ou processar imediatamente os tomates maduros.
Características do sabor
O tomate vegetal tem sabor e aroma clássicos. A polpa do fruto é densa, muito carnuda e suculenta. Existem muitas sementes na polpa, mas elas são pequenas e praticamente não são sentidas quando o vegetal é comido. O sabor é dominado pela acidez tradicional do tomate, complementada por uma doçura agradável e um aroma picante pronunciado. O equilíbrio entre doçura e acidez depende diretamente das condições climáticas - o sol dá açúcar ao tomate e as chuvas dão azedo.
Amadurecimento e frutificação
O tomate pertence ao ultra-precoce. Do momento da germinação em massa dos brotos até os frutos maduros nos arbustos, passam-se apenas 70-75 dias, o que indica um amadurecimento incrivelmente rápido. O período de frutificação é estendido. Os tomates apimentam os arbustos juntos, de modo que são removidos quase simultaneamente. Os primeiros frutos podem ser degustados a partir de meados de junho, e o pico de frutificação ocorre no início de julho a setembro.
Produção
Os rendimentos das colheitas são altos.Com tecnologia agrícola padrão, a pedido do produtor de tomate, podem ser colhidos 2 kg de tomate por 1 m2. Na prática, os rendimentos são maiores - até 2 kg de cada arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
É conveniente cultivar tomates usando o método de mudas. As sementes são semeadas 60-70 dias antes de serem transplantadas para o jardim. O melhor período é a segunda quinzena de março. Antes da semeadura, recomenda-se que as sementes sejam cuidadosamente separadas, desinfetadas, germinadas um pouco e tratadas com estimulantes de crescimento. A germinação em massa ocorre no dia 5-7. Jardineiros experientes usam o efeito estufa para a germinação rápida de sementes. Os arbustos crescem bem com boa iluminação e uma temperatura de 18-22 dentro de casa. Após o aparecimento de 2-3 folhas no arbusto, realiza-se um mergulho em taças separadas. Após 12-14 dias, começa a fertilização com fertilizantes contendo nitrogênio. 2 semanas antes do plantio no jardim, os arbustos são endurecidos, retirando-os diariamente por 20-40 minutos ao ar livre.
É possível plantar mudas em campo aberto na segunda quinzena de maio, nas regiões sul - no final de abril. O principal é que o ar seja aquecido em +15 graus e o solo em +10. Recomenda-se o transplante em um dia fresco para que o sol não esteja ativo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade dos arbustos no jardim, bem como o esquema, são muito importantes para o cultivo. Recomenda-se plantar de 3 a 5 plantas por 1 m2. O esquema correto de pouso é considerado um esquema de 40x50 cm.
Crescendo e cuidando
A variedade é totalmente despretensiosa às condições de cultivo - há área suficiente com solo solto, fértil e respirável, localizado em local ensolarado. Mais atenção deve ser dada aos cuidados, que consistem em todo um conjunto de medidas: irrigação com água morna, que é reduzida na época da frutificação, introdução de fertilizantes complexos, capina e soltura do solo, ligas de arbustos, se necessário, bem como proteção contra vírus e insetos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento.Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem boa imunidade, por isso raramente sofre das doenças típicas da erva-moura, como a podridão do topo, o vírus do mosaico do tabaco e a murcha de fusarium. Além disso, devido ao seu amadurecimento precoce, o tomate evita a requeima. A pulverização preventiva com produtos biológicos pode proteger contra a invasão de pragas.
Resistente a condições climáticas adversas
A resistência ao estresse dessa variedade é uma de suas vantagens. O tomate está adaptado a condições climáticas extremas, é bastante resistente à geada e tolera facilmente secas de curta duração. A única coisa a que a planta às vezes reage mal é o calor prolongado e o sol escaldante, dos quais o arbusto não está protegido devido à fraca folhagem. As correntes de ar e as rajadas de vento são indesejáveis para os tomates.
Regiões em crescimento
O tomate foi criado especificamente para regiões com agricultura arriscada e verões frescos. A cultura cresce de forma mais produtiva na Sibéria, em todas as regiões do norte.
Visão geral da revisão
Apesar do tipo de tomate ainda ser novo, conseguiu conquistar a atenção dos horticultores e dos veranistas, por se caracterizar por tempos de maturação ultraprecoces, resistência às más condições climáticas e excelente sabor. E também muitos ficam cativados pela versatilidade da variedade, que permite que seja amplamente utilizada tanto na culinária como na preparação para o inverno.
Para o cultivo em escala industrial, a variedade não é muito adequada, pois não pode permanecer por muito tempo, mantendo seu sabor e comercialização. Entre as desvantagens da cultura da erva-moura, destaca-se a grande quantidade de sementes na polpa, além de altas exigências para fertilização e rega.