- Categoria: grau
- Compromisso: universal, para decapagem e preservação
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 90-170
- Cor de fruta madura: amarelo alaranjado
- Forma de fruta: em forma de pêra, ligeiramente estriado
- Peso do fruto, g: 90-150
- Gosto de fruta: doce
As variedades de tomate de fruta laranja e amarela são muito populares entre consumidores e jardineiros. Um sabor de sobremesa invulgarmente doce, uma grande quantidade de antioxidantes, a capacidade de comer para crianças e pessoas com alergia a vegetais vermelhos e frutas permitiram que eles figurassem na maioria das coleções de suas variedades favoritas. Os atraentes frutos doces permitem ensinar os bebês aos tomates. Um excelente representante do tomate de fruta amarela é a variedade universal Yellow Truffle com alta comercialização, mantendo a qualidade, transportabilidade. A planta é destinada ao cultivo em terrenos abertos e estufas. O objetivo é a salada, mas seu desempenho possibilita o aproveitamento de frutas silvestres para enlatamento de frutas inteiras, cozinhando as originais devido à paleta de cores e ao sabor dos molhos e sucos.
História de criação
A história da origem da série não é clara, em muitas publicações os dados são diferentes. Uma coisa é certa - a variedade não está listada no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa. A julgar pelo nome, o tomate deve ser da Terra do Sol Nascente, no entanto, as empresas de sementes que vendem sementes afirmam que a série pertence ao trabalho de criadores nacionais.
Descrição da variedade
Arbustos altos (150-200 cm) indeterminados formam hastes longas e fracas que precisam de suporte e amarração. Os caules são cobertos por uma folhagem verde brilhante de tamanho médio, com um sabor clássico de tomate. Flores únicas com um tom de pétalas preto-púrpura são coletadas em inflorescências simples presas a um pedúnculo fraco, razão pela qual os pincéis também precisam ser amarrados. Em cada pincel, 5-7 bagas são amarradas.
Vantagens da variedade:
imunidade forte;
aparência atraente;
boa manutenção de qualidade e transportabilidade;
sabor doce e versatilidade de uso.
Não há lacunas significativas na Trufa Amarela, exceto pela necessidade de adesão a técnicas agrícolas, formação de arbusto e amarração. No entanto, esses são os requisitos da maioria das variedades e híbridos da cultura, bem como a necessidade de cultivar espécimes altos em regiões frias sob condições de casa de vegetação.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes verdes tornam-se amarelos profundos com um tom alaranjado na fase de maturação técnica e fisiológica. Frutos que pesam 90-150 g têm forma de pêra, ligeiramente nervurada, não são passíveis de rachar, mas podem secar na zona do pedúnculo por falta de humidade. Os tomates podem ser colhidos verdes, pois amadurecem bem em casa, especialmente em um ambiente escuro.
Características do sabor
A polpa carnuda e suculenta é revestida por uma película delicada mas densa, o que explica a excelente transportabilidade e conservação de qualidade. O aumento da quantidade de açúcares explica o sabor da sobremesa doce, e uma grande quantidade de nutrientes acelera o metabolismo, melhora o fundo emocional geral. A baga contém:
licopeno, fitoeno e caroteno;
niacina, neosporina, fibra;
ácidos orgânicos, glicose e carotenóides.
Além disso, as frutas contêm vitaminas A, B, C. A seção mostra 4-5 câmaras de sementes com uma pequena quantidade de sementes.
Amadurecimento e frutificação
A trufa amarela pertence à categoria de tomate de amadurecimento intermediário - 110-120 dias passam da semeadura para a maturação. A variedade distingue-se por um retorno amigável da colheita.
Produção
Em termos de rendimento, o tomate é considerado médio, mas jardineiros experientes alcançam resultados significativos usando todas as técnicas agrícolas possíveis e aceitáveis. Os números médios são de 3-4 kg por arbusto, mas os números de 4 a 5 kg são registrados, ou 12-15 kg por metro quadrado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As mudas são plantadas em local permanente 60-65 dias após o plantio, portanto o tempo de plantio varia conforme a região. Nas regiões do sul da Federação Russa, a variedade é plantada no início do final de abril em estufas, no início de meados de maio em campo aberto. As datas estão mudando seriamente perto das regiões do norte. Em Irkutsk, Krasnoyarsk, os tomates são plantados em estufas de vidro, policarbonato e filmes no final de maio. Ao ar livre As trufas não são cultivadas em zonas climáticas com verões curtos.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de plantio ideal é não mais do que 2-3 raízes por metro quadrado, ou 50x50 cm.
Crescendo e cuidando
A trufa amarela é cultivada em mudas, após o endurecimento das plantas jovens. 2 semanas antes do transplante, as mudas começam a ser levadas para a rua ou para varandas sem aquecimento, acostumando-as gradativamente aos raios solares e à temperatura externa. É desejável que na hora do plantio as mudas possam passar a noite do lado de fora.
O local de plantio deve ter um bom grau de luminosidade - o escurecimento permanente não é adequado para a variedade. O solo deve ser fértil, solto, com acidez moderada. A área selecionada é enriquecida com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais complexos e cinzas de madeira são adicionados aos buracos. Visto que arbustos altos precisam de apoio, as estacas são instaladas imediatamente nas cristas ou uma treliça é organizada. Após o plantio de uma planta jovem, a terra é compactada e regada com água quente e estável. No dia seguinte, a crosta resultante deve ser afrouxada para fornecer ao sistema radicular acesso ao oxigênio.
O cuidado adicional consiste na formação de um arbusto em 1-2 hastes, beliscando e amarrando. À medida que os cachos dos frutos vão se formando, a folha inferior é cortada, tentando evitar o engrossamento e conseguir uma boa ventilação. São necessários rega regular, mas moderada, remoção de ervas daninhas, soltura, amontoamento e higienização.
2 semanas após o plantio, as plantas são alimentadas com uma composição contendo nitrogênio; durante o período de formação do ovário, os tomates precisam de fertilizantes de potássio-fósforo. Ao longo da temporada, os curativos minerais são alternados com os orgânicos. Os tomates respondem muito bem à infusão de verbasco, o "chá verde" da infusão de urtiga fermentada com a adição de sobras de pão.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A forte imunidade da planta protege-a com sucesso de doenças fúngicas e bacterianas. Resiste bem a algumas pragas, mas as plantas jovens são incapazes de lidar com agressores como:
Urso;
ácaro enferrujado;
Besouro da batata do Colorado, mosca branca e outros.
Para prevenir o aparecimento de sintomas de doenças ou pragas, é necessário aplicar tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade é bastante termofílica, portanto, apesar da resistência indicada às condições climáticas extremas, não tolera fortes mudanças nas temperaturas diárias em regiões frias, o que afeta a frutificação. É por isso que a Trufa Amarela é cultivada apenas em estufas onde começam as zonas climáticas temperadas.
Regiões em crescimento
Os tomates são cultivados em todas as regiões da Rússia, já que uma estufa de policarbonato pode ser instalada em qualquer lugar. Para cultivo em terreno aberto, a variedade é adaptada para a Crimeia, Território de Krasnodar, Kuban, Cáucaso do Norte.