- Autores: Rússia, SibNIIRS
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: semi-determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Altura do arbusto, cm: 90-170
- Cor de fruta madura: Vermelho
- Forma de fruta: em forma de pêra
A série de trufas japonesas agrada pela variedade, a partir da qual você pode criar um arco-íris na mesa e no pote. Uma das variedades de cor clássica no cultivo do tomate é a Trufa Vermelha, conhecida desde 2002. Desde o início atraiu a atenção dos jardineiros com uma forma invulgar, um pouco mais tarde com um sabor picante e finalidade universal, a capacidade de crescer em casa de vegetação e em campo aberto. Ótimas saladas de verão são preparadas a partir da trufa vermelha, são boas em conservas de frutas inteiras, e até na companhia com as mesmas frutas, mas em diferentes tonalidades. Os tomates são uma excelente base para sucos, extrato de tomate e molhos.
História de criação
Criadores russos de SibNIIRS são considerados os criadores da Trufa Vermelha. Os agricultores adotaram a variedade quase imediatamente após seu aparecimento no mercado.
Descrição da variedade
Arbustos altos indeterminados, atingindo 170 cm ou mais de altura em estufas, em terreno aberto a partir dos 90 cm, recobertos por folhagem verde escura de média densidade, com um clássico aroma a tomate. A superfície de uma lâmina de folha reta apresenta uma ligeira pubescência e uma ligeira dissecção ao longo das bordas. Os arbustos dão brotos retos e fracos que precisam ser amarrados a um suporte. Os caules são propensos ao desenvolvimento de um grande número de enteados, as flores são colhidas em inflorescências simples. Os troncos podem formar um grande número de escovas à medida que crescem indefinidamente, portanto, precisam não só de modelagem, mas também de racionamento. Cada pincel produz até 7 bagas.
Prós da trufa vermelha:
a forma única da fruta;
gosto equilibrado e despretensão;
excelente transportabilidade, alto rendimento;
imunidade forte, a formação de um grande número de ovários.
As desvantagens da variedade são a necessidade de formação, organização do suporte, exatidão à rega.
As principais qualidades da fruta
Frutos verdes leitosos, trufados e ligeiramente nervurados adquirem uma rica coloração vermelho-carmim ao atingirem a maturação técnica e fisiológica. O fruto com peso de 150-200 g distingue-se pela excelente maturação - os frutos verdes retirados ganham rapidamente a condição desejada em casa. Os tomates maduros podem ser armazenados em temperatura ambiente e por muito mais tempo em lojas de hortaliças profissionais, o que permite o cultivo industrial da safra. A seção transversal mostra 5–6 câmaras de sementes com um número moderado de sementes.
Características do sabor
A polpa carnuda densa tem um sabor adocicado com uma acidez moderada, um aroma clássico e um final de boca agradável. O fruto é recoberto por uma pele fina, mas densa, quase imperceptível durante as refeições, que evita rachaduras, e contém um grupo de vitaminas, os carotenóides. Matéria seca cerca de 6%.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence ao grupo dos termos de maturação intermediária - 100-110 dias a partir da data de emergência.
Produção
O rendimento da trufa vermelha é alto. O valor médio é de 6 a 8 kg por arbusto e 15 a 20 kg por metro quadrado.As condições agronômicas ideais podem aumentar o rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são semeadas 50-60 dias antes do plantio no solo, o tempo é calculado dependendo da área de cultivo. Geralmente é final de março - início de abril para climas temperados, e final de fevereiro - início de março nas regiões do sul.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio ideal para arbustos altos indeterminados é 60x50 cm, não mais do que 3-4 raízes por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
A trufa vermelha é cultivada em mudas, com exceção das regiões do sul, onde é permitido semear diretamente no solo. Antes de plantar mudas em local permanente, os especialistas recomendam procedimentos de endurecimento. Plantas jovens são levadas para a rua, abrem varandas e galerias, acostumando as mudas às condições ambientais e à luz solar. As atividades começam aproximadamente 2 a 3 semanas antes do desembarque.
Escolhe-se um local de jardim com bom grau de iluminação, com solo fértil e respirável e com um nível de acidez neutro.
Se a terra for muito ácida, ela se torna desoxidada:
giz ou gesso;
linho de lima;
farinha de osso ou dolomita.
Solos argilosos, densos e pesados se soltam:
casca de trigo sarraceno;
a introdução de húmus;
semeadura regular de siderados.
Arbustos altos precisam de apoio, então estacas são instaladas nas cristas ou uma treliça é arranjada. O solo nas covas é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais complexos, superfosfato e cinza de madeira são adicionados.
Ao plantar mudas, é necessário garantir que o colo da raiz esteja acima do solo. O solo no círculo próximo ao tronco é compactado, bem derramado com água morna e solto no dia seguinte. Assim, o oxigênio é fornecido ao sistema radicular. Mudas altas são imediatamente amarradas a um suporte e continuam a fazê-lo à medida que crescem.
Os cuidados de acompanhamento consistem em atividades tradicionais:
irrigação e remoção de ervas daninhas;
modelagem e fixação;
alimentação e higienização.
Os arbustos crescentes formam-se em 1-2 troncos, deixando para isso o primeiro enteado que apareceu. No futuro, a planta é constantemente enteada, tentando evitar o espessamento e a formação de brotos desnecessários. A folhagem é quase completamente removida à medida que os cachos com ovários se formam.
A primeira alimentação é realizada 2-3 semanas após o plantio. Neste momento, os tomates precisam de suporte de nitrogênio para construir sua massa vegetativa. Na segunda vez, eles são alimentados com compostos de fósforo e potássio durante a formação dos ovários. Os tomates podem ser derramados várias vezes durante a temporada com infusão de verbasco fresco ou urtiga. A trufa vermelha precisa de rega regular, mas ao mesmo tempo é necessário monitorar o nível de umidade - para ventilar a estufa após cada rega, para evitar água estagnada nas cristas. A pulverização preventiva é realizada conforme necessário, higienizando quando sintomas perigosos são detectados.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A saúde declarada de Red Truffle é uma forte imunidade, e avaliações de jardineiros confirmam isso. No entanto, isso não significa que a variedade não esteja em perigo. O não cumprimento das regras de tecnologia agrícola, como umidade elevada, falta de rega, pode levar ao aparecimento de podridão parda, manchas secas, requeima. Perigoso para tomate e pragas:
tripes;
mosca branca;
pulgão e urso do melão;
ácaro enferrujado e besouro da batata do Colorado.
Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudarão a evitar esses problemas.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate tolera bem altas temperaturas, mas dificilmente sobrevive às mudanças diárias nas regiões do norte, bem como às ondas de frio prolongadas com a precipitação.
Regiões em crescimento
A variedade prospera em campo aberto quando cultivada nas regiões do sul, mas dá excelentes frutos em condições de estufa se cultivada em regiões frias. Seu cultivo está disponível nas regiões Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, Terra Negra Central, Cáucaso do Norte, Médio Volga, bem como no Território da Criméia, Kuban e Krasnodar.