- Autores: Bejo Zaden B.V. (Holanda)
- Ano de aprovação: 2013
- Sinônimos de nomes: Tomsk
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
O tomate, em homenagem a uma das cidades proeminentes da Rússia, geralmente faz jus ao seu nome. No entanto, só dá bons resultados com um estudo cuidadoso das peculiaridades da cultura e com ações competentes. Portanto, esta planta também requer o estudo de informações relevantes.
Descrição da variedade
Apesar do nome russo aparentemente sublinhado, o tomate Tomsk foi criado na Holanda. O seu promotor é Bejo Zaden B. V. No nosso país, o registo oficial da cultura foi feito em 2013. Ela também tem um sinônimo estrangeiro - Tomsk. Por sua natureza, esse tomate é classificado como um híbrido determinante.
Portanto, ele não terá problemas especiais com arbustos altos e outras coisas. A planta atinge uma altura de cerca de 1 m. Nela se desenvolve uma grande folhagem verde-escura.
As principais qualidades da fruta
No início do desenvolvimento, a baga tem um tom verde claro simples. Não existem manchas na região do pedúnculo. Quando maduro, é um tomate grande e vermelho, pesando em média 120-270 g. Em uma inflorescência simples, desenvolver-se-á um fruto redondo achatado e com pedúnculo articulado. Na descrição oficial, a manutenção da qualidade é garantida de 10 a 14 dias.
Características do sabor
A polpa vermelha desta variedade é invariavelmente carnuda. Alta suculência também é típica para ela. Mas a densidade geralmente está em um nível médio. Ao menos 6 câmaras de sementes se desenvolvem, razão pela qual as sementes têm uma grande influência na percepção do paladar. Em geral, os holandeses revelaram-se uma amostra bastante digna da gastronomia.
Amadurecimento e frutificação
Afirma-se que o Tomsk é um dos tomates de maturação intermediária. Entre o plantio de mudas e a obtenção dos frutos prontos para o consumo, passam de 70 a 75 dias. Esse indicador, é claro, pode ser influenciado pelo clima e pelos esforços dos próprios jardineiros.
Produção
Foi anunciado oficialmente que a produtividade da Tomsk é de 3,6 kg por 1 sq. m, de acordo com dados não oficiais - de 4,5 a 5 kg. Certamente há uma série de variedades mais férteis. Mas para um design holandês, esta é uma desvantagem tolerável. Além disso, com uma boa tecnologia agrícola, o resultado será alcançado de forma estável. A safra colhida é usada principalmente fresca.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Os termos específicos para esta variedade não são mencionados na descrição oficial, eles são simplesmente ignorados. Portanto, é extremamente importante fazer tudo da mesma forma que para os outros tomates de meia temporada. A data de semeadura é escolhida de modo que cerca de 60-65 dias tenham se passado até o fim da geada. Eles levam em consideração as características climáticas da região em primeiro lugar. Normalmente, a semeadura é realizada na primeira quinzena de março e o transplante para local definitivo, respectivamente, em maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Por 1 sq. m é necessário plantar não mais do que 2-3 plantas. É ainda melhor limitar-se ao menor número.Portanto, os jardineiros devem escolher layouts de buracos soltos. Importante: isso não anula a necessidade de normalizar as flores. Fontes não oficiais recomendam um sistema de aterrissagem de 400x600 mm.
Crescendo e cuidando
Por se tratar de um híbrido, não faz sentido desinfetar as sementes adquiridas, bem como usar material de plantio coletado independentemente. Mas separar com uma solução salina e testar a germinação são bastante relevantes. É aconselhável não comprar a terra, mas cozinhá-la você mesmo. Um componente obrigatório da mistura de solo para mudas é a turfa, sem a qual é impossível obter o efeito adequado de soltura e drenagem.
É necessário mergulhar as mudas após o aparecimento de 2 primeiras folhas. Se você se atrasar, a imunidade piorará e a probabilidade de sobrevivência do tomate será menor. No sítio principal, é necessário preparar solo leve e solto com alto nível de fertilidade. Para obter frutos grandes e uniformes, não devem ser deixados mais do que 3 ovários por inflorescência. Claro, é útil beliscar Tomsk e remover as folhas inferiores, bem como regar sistematicamente as plantações à medida que o solo seca.
Para irrigação, use apenas água quente depositada em um barril. A resistência à geada desta planta é alta. É termofílico, mas quando aquecido a mais de 32 graus, o pólen não é viável e a fotossíntese é ineficaz. O desenvolvimento efetivo do tomate só é possível com uma boa iluminação.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A alta resistência ao murchamento de verticillium e fusarium é oficialmente declarada. Mas o problema é que tais propriedades só são garantidas com tecnologia agrícola adequada. O tratamento preventivo também pode ser uma importante medida de suporte, que é tolice negligenciar, apesar de toda a persistência descrita.