- Autores: Gavrish S.F., Kapustina R.N., Gladkov D.S., Volkov A.A., Semenova A.N., Artemyeva G.M., Filimonova Yu.A., Redichkina T.A.
- Ano de aprovação: 2011
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-118
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 80
O Fat Tomato é considerado uma das variedades mais populares cultivadas com mais frequência por jardineiros. A variedade reúne todas as características necessárias. E o cuidado despretensioso passa a ser sua principal vantagem.
História de criação
A variedade foi criada e aprovada para uso em 2011. Criadores como Gavrish S.F., Kapustina R.N., Gladkov D.S., Volkov A.A., Semenova A.N., Artemyeva G.M., Filimonova Yu.A., Redichkina T. A. Doméstico agrofirm "Siberian Garden" produz sementes.
Afirma-se que a cultura é determinante, destinada ao cultivo em estufas de filme. Não há restrições quanto à região de cultivo.
Descrição da variedade
Os arbustos são baixos, compactos, com 80-90 cm de altura, o caule é espesso e poderoso, rígido, de cor verde escuro. Apesar disso, a cultura deve ser amarrada a um suporte, já que com o peso do fruto, os galhos cedem e podem descascar completamente do caule.
Coroa frondosa. A folhagem é de tamanho médio, de cor verde claro, mate. Chapas foliares com ligeira pilosidade, veios característicos são visíveis.
As raízes se desenvolvem gradualmente, aprofundando-se no solo. Portanto, a rega abundante é recomendada.
A inflorescência é simples, formada em entrenós. Os botões são amarelos brilhantes. Em estufas, sua cor é mais saturada do que os tomates cultivados ao ar livre. As flores estéreis estão praticamente ausentes.
O primeiro pincel é formado ao nível de 5-6 folhas. Subseqüente - a cada 2. Os frutos são formados em cachos de 4-6 peças. Pedúnculo com seção.
Recomenda-se formar um arbusto de 1-2 hastes para maior produtividade.
Jardineiros observam os aspectos positivos, como frutos grandes. Os tomates podem ser armazenados em local fresco e escuro por até um mês e meio, o que indica uma boa qualidade de conservação. Devido à sua casca forte, a variedade é facilmente transportada em caixas (não se pode ter medo e empilhar os bagos uns sobre os outros). E também a compactação da própria bucha e sua facilidade de cuidado são notadas.
Entre as desvantagens está a impossibilidade de enlatar frutas inteiras devido ao tamanho das bagas. Para cultivar uma safra e ter uma boa colheita, você deve ter uma estufa ou um jardim coberto. Às vezes, uma variedade, devido a cuidados inadequados, pode sofrer apodrecimento.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são grandes, de formato achatado e ligeiramente estriados no pedúnculo. O peso do fruto é em média 220-250 g, às vezes crescem vegetais com peso de 300 g, na maioria das vezes acontece nos ramos mais baixos, já que aí os ovários aparecem mais cedo.
A pele é firme, brilhante, de cor vermelha. A polpa é pouco densa, açucarada e suculenta, a aguada é insignificante. No interior, 4 câmaras com uma pequena quantidade de sementes são formadas.
Na maioria das vezes, a variedade é usada para fazer saladas ou molhos, para vários produtos semiacabados. Adequado para sucos, pastas de tomate, congelamento. Não há possibilidade de decapagem ou salga de frutas inteiras. Claro, você pode selecionar frutas pequenas, mas são poucas e essas frutas aparecem apenas no final da temporada.
Características do sabor
Os jardineiros notam que a fruta tem um sabor adocicado muito peculiar, sem muita acidez.
Amadurecimento e frutificação
O tomate gordo pertence a colheitas iniciais médias. O amadurecimento da fruta leva 110-118 dias. Este período é influenciado pelas condições climáticas. A frutificação é estendida. Alguns moradores de verão aconselham retirar todas as frutas da escova ao mesmo tempo, principalmente na fase de maturação do leite. Então os arbustos não ficarão tão esgotados. A planta será capaz de formar novos cachos e produzir mais safras.
Produção
A variedade tem um bom rendimento. Em média, 2-3 kg são removidos de um arbusto, 6,9 kg de 1m2. Em épocas de maturação ativa, a safra é colhida a cada cinco dias.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes das mudas começam a ser semeadas no final de março - início de abril. A melhor orientação seria que, na hora do transplante para o solo, as mudas não passassem de 60 dias.
Todas as sementes são processadas, embebidas em água derretida e, em seguida, imersas em uma solução fraca de permanganato de potássio (15-20 minutos). Além disso, alguns jardineiros enxugam as sementes e semeiam. E outros embrulham especialmente o material em gaze embebida em solução de estímulo ao crescimento e removem em local escuro e quente para bicadas, e só então transplantam para recipientes.
Os terrenos para contêineres são comprados ou colhidos independentemente. As caixas de mudas podem ser individuais (potes de turfa) ou grandes recipientes oblongos. Você pode semear tanto em buracos quanto em trincheiras. A distância entre as sementes nas trincheiras deve ser de 1,5-2 cm.
Além disso, a terra é nivelada e abundantemente derramada com água morna através de um borrifador. Tudo é coberto com papel alumínio e guardado em local aquecido.
Depois de uma semana, as sementes eclodirão e você pode remover o filme. A rega de mudas novas deve ser feita uma vez por semana e não em abundância. Para que o solo seja umedecido. Isso é importante, uma vez que as plantas imaturas são frequentemente expostas à doença fúngica da perna preta, que aparece ativamente em locais com grande acúmulo de umidade. Para evitar isso, você pode fertilizar as mudas com cinza de madeira.
A primeira colheita é realizada assim que as mudas formarem folhas fortes e em altura ultrapassará 6 a 8 cm, a segunda colheita imediatamente antes do plantio no solo, em maio.
As camas são processadas preliminarmente. O excesso de ervas daninhas é removido e tudo é derramado abundantemente com água morna. A temperatura na estufa não deve ser inferior a + 16 ° C. Poços são formados com antecedência, nitroammophoska é derramado neles para estimular o crescimento e jardinagem ativa.
Após o transplante dos arbustos, é aconselhável amarrá-los imediatamente ao suporte. Depois disso, tudo é irrigado novamente e o procedimento seguinte é realizado apenas uma semana depois. Durante esse tempo, o arbusto deve ficar um pouco mais forte e se aclimatar às novas condições.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para obter bons rendimentos, você não deve apenas cuidar adequadamente da cultura, mas também plantá-la corretamente. Na maioria das vezes, eles usam um esquema de 40 x 50 cm. É adequado para a maioria das estufas. Com este arranjo, será conveniente cuidar das mudas, os arbustos não se tocarão e não farão sombra.
Crescendo e cuidando
As regras agrícolas não são diferentes de cuidar de outras safras.
O regime de irrigação deve ser normalizado. O melhor é escolher um dia específico da semana e lançar as mudas. É regado abundantemente pela raiz, de modo que a terra fica umedecida em 15-25 cm.
O curativo superior deve ser alternado.Primeiro orgânico, depois mineral. É melhor aplicar na forma líquida imediatamente com rega. Este procedimento é realizado a cada duas semanas. Se notar que falta alguma coisa na cultura, pode-se aplicar o tempero imediatamente nas folhas, conforme as instruções.
O afrouxamento é realizado sempre após a rega. Se isso não for possível, o solo ao redor do arbusto é coberto com palha de turfa ou grama seca. É melhor mudar a cobertura morta a cada 2-3 semanas para que os insetos prejudiciais não comecem.
A estufa é ventilada diariamente. Em média, a umidade do ar deve ser de 45-50%. E a temperatura não é superior a + 30 °.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.