- Autores: Bejo Zaden B.V.
- Ano de aprovação: 1999
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: mais de 200
O tomate Tolstoi (Tolstoi) é um híbrido popular, apreciado pelos produtores de vegetais russos. Os seus cachos densos e bonitos, repletos de frutos, chamam a atenção na estufa. Entre outras vantagens, costuma-se destacar a excelente comercialização do tomate, a adequação do híbrido para o cultivo comercial.
História de criação
Tolstoi é um híbrido de seleção holandesa, criado por especialistas da empresa Bejo Zaden da Holanda. Incluído no Registro Estadual da Federação Russa em 1999.
Descrição da variedade
O híbrido é indeterminado, com crescimento contínuo dos brotos ao longo da estação de crescimento. O arbusto atinge uma altura de 200 cm ou mais. Os rebentos são poderosos, fortes e bem desenvolvidos. É coberto por folhas de tamanho médio que variam do verde ao mais claro. Os cachos de frutas têm até 8 tomates.
As principais qualidades da fruta
Os tomates híbridos de Tolstói são caracterizados por uma forma redonda e regular com nervuras ligeiramente pronunciadas. O peso médio do fruto é de 79 a 124 g, a cor da polpa e da casca é vermelha. Existem 5-6 câmaras de sementes dentro; veias brancas no corte não são rastreadas.
Características do sabor
Frutas com sabor bom e excelente. Doce, igualmente bom em conserva ou fresco. No paladar não há absolutamente nenhum ácido, os frutos bem maduros apresentam notas frutadas pronunciadas.
Amadurecimento e frutificação
É um híbrido precoce que amadurece em 100-110 dias. A colheita é feita gradualmente à medida que amadurece. Na estufa, você pode realizar pelo menos 2-3 colheitas de frutas por temporada.
Produção
Até 8 kg são colhidos de um arbusto em uma estufa. O rendimento médio em terreno aberto é 2,5-5,7 kg / sq. m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O cultivo é realizado em mudas. As sementes são semeadas em recipientes especialmente preparados no final de fevereiro - início de março. A seleção é realizada no estágio 3 da ficha permanente. As plantas podem ser transplantadas para campo aberto na 1ª década de maio. Eles são transferidos para estufas no final de abril.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As plantas são colocadas bem próximas umas das outras, até 4 plantas por 1 m2. O padrão de plantio padrão é 40 × 60 cm.
Crescendo e cuidando
O tomate Tolstoi precisa de muito cuidado. A formação do arbusto é realizada em 1 haste. Os enteados se partem abaixo do cacho de flores para direcionar as forças da planta para o amadurecimento dos frutos, a formação dos ovários. Brotos e cachos de frutas precisam de fixação na treliça. Os suportes evitarão que os galhos se quebrem com a carga.
O híbrido de Tolstói precisa ser plantado em solos férteis, ricos em nutrientes e ricos em umidade.Eles devem ser soltos e permeáveis à umidade. Solos argilosos precisarão ser diluídos com areia ou turfa, húmus adicionado durante a escavação será útil. As plantas respondem bem ao crescimento em ambientes quentes e moderadamente úmidos. A água subterrânea não deve ficar muito perto das raízes.
A acidez do solo também é importante. A melhor escolha seria um site com sua composição neutra. Solos acidificados devem primeiro ser alcalinizados. Será útil diluir a mistura de solo com cinza de madeira.
A fertilização mineral com fertilizantes complexos e biohumus começa na fase de muda. Para um conjunto uniforme de talos de força, os vasos na janela são regularmente virados, trocados. Ao plantar no solo ou em estufa, superfosfato e cinzas de madeira também são adicionados à cova e, em seguida, as misturas de potássio e fósforo são adicionadas a cada 3 semanas. A primeira rega com água morna ocorre imediatamente após a transferência dos arbustos. A segunda - após 7 dias, então será bom estabelecer a irrigação por gotejamento das plantações.
A cobertura morta será útil para tomates híbridos de Tolstói. Melhor colocar turfa ou palha entre as fileiras. Essa prevenção ajudará a preservar a umidade do calor, reduzir os riscos de doenças ou danos causados por pragas aos arbustos. Você terá que mudar a cobertura morta após cada rega ou fertilização abundante.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é resistente a verticillium, fusarium wilt e cladosporium. Tolerante ao TMV. Necessita de pulverização regular com inseticidas químicos durante o cultivo. Em estações chuvosas, a profilaxia da requeima é necessária. Antes do plantio, a estufa é tratada com fumaça por meio de damas, borrifada com sulfato de cobre.
Resistente a condições climáticas adversas
O híbrido é resistente ao calor e ao frio.Adaptado a mudanças bruscas de temperatura e outras influências externas desfavoráveis. Pode crescer em sombra parcial.
Regiões em crescimento
O plantio deste híbrido é possível em quase qualquer região da Federação Russa. Ao norte da Região Central da Terra Negra, o cultivo é recomendado em estufas. No sul e no centro, a semeadura pode ser realizada diretamente em campo aberto, aguardando o fim do período de geadas.
Visão geral da revisão
Por mais de 20 anos, os residentes de verão plantam o híbrido de tomate Tolstoi em seus terrenos. Entre as críticas sobre o assunto, pode-se encontrar uma menção à despretensão - os arbustos podem suportar até os mais inesperados caprichos do tempo em campo aberto. E também absolutamente todos os residentes de verão indicam que o tomate não tem predisposição a doenças. Durante a época de frutificação, não precisam de ser encontrados tanto na estufa como fora do abrigo, o que evita o uso excessivo de produtos químicos. Curiosamente, cistos de frutas aparecem até mesmo em enteados - isso é usado para conduzir uma planta em mais de 1 caule.
Outras vantagens deste híbrido incluem um retorno harmonioso da colheita. Os frutos são calibrados um a um, ficam bem em potes quando conservados. O tomate não tem tendência a rachar e, ao ser arrancado dos ramos verdes, fica guardado durante muito tempo sem perder a elasticidade. É mencionado que até 10 escovas são formadas em cada bucha.
Entre as muitas análises sobre este híbrido, praticamente não há menções de deficiências. As desvantagens incluem menções raras de reclassificação de sementes - elas nem sempre atendem às expectativas. E também as desvantagens incluem a alta intensidade de crescimento dos rebentos, a necessidade de beliscar. Alguns residentes de verão mencionam que a germinação de sementes nem sempre é boa e que os pés de tomate atraem ativamente as pragas.