- Autores: México
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: alta
- Cor de fruta madura: framboesa
- Forma de fruta: assemelha-se a khinkali, com um acordeão de costelas pronunciado
O tomate Tlacolula de Matamoros é uma variedade exótica de tomate, que se distingue pelo grande tamanho do fruto e forma invulgar.
Descrição da variedade
Uma planta muito termofílica com um tronco forte e robusto que pode facilmente resistir a uma colheita robusta. Até 7 tomates grandes podem se formar no pincel, enquanto no próprio arbusto podem haver até 10 desses ovários.
A variedade depende muito da luz solar intensa, portanto, antes de plantar, vale a pena escolher um assento com responsabilidade. Deve estar na luz sem quaisquer obstáculos à sua entrada. E também vale a pena alimentar constantemente a planta, pois uma nutrição adequada tem um efeito positivo no desenvolvimento do mato e dos frutos.
Ao mesmo tempo, o arbusto é dotado de uma imunidade estável e forte, portanto, cuidar dele não causará problemas desnecessários. Uma vantagem igualmente importante é a resistência ao calor e à luz solar. Ao contrário de suas contrapartes, os tomates desta espécie gostam muito deste clima. Se você mora repentinamente em uma região onde esse regime climático é a norma, então você pode dar sua preferência a esse candidato com segurança.
É importante notar que a variedade Tlacolula de Matamoros pode crescer tanto em campo aberto como em casa de vegetação. As condições do ambiente não são fundamentais para ele, porém, a rega deve ser regular e abundante, pois o nível de umidade terá um papel importante no nível de suculência da fruta.
As principais qualidades da fruta
O tamanho médio da fruta pode chegar a 350 gramas, o que é um bom indicador. Esses tomates são caracterizados por uma forma muito bizarra e incomum. Eles não são de forma alguma lisos, mas com um grande número de dobras, que externamente se assemelham a uma bolsa com nós. Na seção, você pode ver muitos orifícios diferentes que formaram essas dobras.
A forma com os seus contornos assemelha-se sobretudo a uma pêra, visto que a parte superior é bastante estreita e, na parte inferior, ao contrário, é alargada.
A cor também não é uniforme. Portanto, a parte superior tem uma tonalidade amarelada rica, mas no meio a fruta adquire uma cor rosa ou vermelha. É interessante notar que os arbustos são muito frutíferos, já que até 13 kg de tomates maduros e suculentos podem ser colhidos em um metro quadrado por safra.
Um tomate tão incomum e bonito pode ser uma boa decoração de mesa, além de saladas ou outros pratos frescos. E também tolera tratamento térmico ou enlatamento.
Características do sabor
A principal vantagem dos tomates Tlacolula de Matamoros é seu rico espectro de sabores. Assim, contêm uma mistura de sabor doce e azedo, o que lhe confere uma frescura característica, principalmente no período quente do verão.
Essas frutas são ideais para fazer sucos ou molhos, perfeitos para pratos de carne e sopas. Devido à sua forma incomum, eles terão uma aparência esteticamente agradável como um corte de vegetal. Os tomates revelam bem o seu sabor quando combinados com outros componentes da salada ou quando cozinhados no fogo, fumando e secando.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada. Em termos de maturação, é de 110-115 dias.Colheita de julho a setembro.
Cerca de 7 frutos grandes podem se formar no ovário. Eles amadurecem gradualmente. Este processo pode ser rastreado pela mudança de cor suave. Do verde profundo ao amarelo e depois ao vermelho.
A densa casca atua como um escudo que protege a fruta de danos externos. No entanto, retarda muito o processo de amadurecimento da fruta, alongando-a quase uma vez e meia.
Quanto mais maduro o tomate fica, mais doce ele se torna. Essa variedade possui um grande teor de açúcar na polpa, que aparecerá após o amadurecimento completo.
Produção
Com os devidos cuidados, o rendimento desta variedade é bastante alto. Se você seguir todas as regras e nuances, poderá coletar facilmente até 5 quilos de tomates de um arbusto. Mesmo que este não seja o indicador mais alto, é muito válido. Em média, o rendimento por metro quadrado pode ser de 13 a 14 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Prepare o solo e o local onde seu plantio crescerá com antecedência. Desinfete as sementes antes de semear para evitar problemas desnecessários no futuro. Assim, você protegerá parcialmente as plantas contra infecções e cáries nos estágios iniciais.
A semeadura de mudas geralmente começa no final de março ou início de abril. Não atrase o plantio, pois essa variedade amadurece por muito tempo (até 130 dias), então você precisa de tempo para fazê-lo na hora certa.
O plantio de mudas deve ser iniciado depois que a planta ficar mais forte. Geralmente é final de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Não plante arbustos muito próximos uns dos outros. Os intervalos entre as filas de patamares devem ser feitos em mais de meio metro, de forma a passar livremente entre eles.
A proximidade pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento harmoniosos. Esta variedade é bastante fotófila, por isso, no momento do plantio, deve-se ter em mente que um arbusto próximo não deve bloquear o acesso à luz solar. A distância entre as mudas deve ser superior a 50 centímetros. É aconselhável plantar mudas em um padrão quadriculado, então você definitivamente excluirá todos os riscos possíveis.
Crescendo e cuidando
A planta pode crescer até dois metros de tamanho, então você não pode ficar sem uma liga. Caso contrário, a planta pode quebrar e o caule pode ser seriamente danificado. Para proteger o arbusto, escolha os dois caules maiores e mais fortes e livre-se gradualmente do resto. Assim, a planta não vai desperdiçar sua energia em manter a vida útil de peças desnecessárias.
Não se esqueça da alimentação oportuna. Esta variedade depende muito de fontes adicionais de alimento, então você terá que fertilizar a planta regularmente. É aconselhável fertilizar pelo menos uma vez a cada duas semanas. Dessa forma, você terá mais chances de obter uma colheita saudável e abundante.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Para o tomate, a capacidade de resistir a parasitas ou doenças que levam à morte da planta ou à perda da maior parte da safra é muito importante. Portanto, a Tlacolula mostra uma resistência fenomenal a doenças como:
fusarium de tomates,
cladosporiose de tomate,
mosaico viral do tabaco.
Mas apesar da alta imunidade da planta, ela ainda precisa de cuidados e proteção constantes.
Resistente a condições climáticas adversas
Os tomates desta variedade podem tolerar facilmente o calor e até mesmo secas severas, mas ao mesmo tempo eles absolutamente não toleram a sombra. A umidade excessiva também pode afetar negativamente sua condição, portanto, antes de plantar, você deve se preocupar com o local de pouso e com as constantes condições climáticas. Se as circunstâncias não atenderem às necessidades dessas plantas, uma variedade mais adequada pode ser selecionada entre muitas opções diferentes.