- Autores: Lukyanenko A.N., Egiyan M.E., Maskov A.P.
- Ano de aprovação: 1986
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Tempo de amadurecimento, dias: 118-135
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
Jardineiros e agricultores experientes cultivam muitos tipos de tomate, procurando variedades novas e exóticas, mas 80% do local geralmente é plantado com tomates clássicos comprovados que oferecem rendimentos estáveis. Isso inclui o tomate de amadurecimento tardio Titan.
História de criação
O tomate varietal Titan é uma cultura de beladona com uma longa história. O tomate foi criado há quase 40 anos por especialistas do ramo da estação experimental de seleção da Crimeia (A.N. Lukyanenko, A.P. Maskov e M.E. Yegiyan). O tomate foi adicionado ao Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 1986. O tomate é recomendado para cultivo em campo aberto na região do Cáucaso do Norte. Em regiões com agricultura arriscada e verões frios, os tomates são cultivados em estufas e estufas.
Descrição da variedade
O tomate Titan é um arbusto de baixo crescimento do tipo determinante, que, compactamente localizado no jardim, dará muitos frutos saborosos. A planta compacta atinge uma altura de 38-50 cm, sendo caracterizada por ramificações médias, caule central forte, espessamento moderado com grande folhagem verde, sistema radicular desenvolvido e inflorescências simples. O primeiro cacho de frutos é formado acima de 5-7 folhas, onde 3-4 bagas são amarradas.
Durante o período de crescimento, a planta não requer condições e cuidados especiais. Um arbusto é geralmente formado em 2 a 4 hastes, o que aumenta ainda mais o rendimento e não precisa ser pinçado. Apesar da sua baixa estatura, recomenda-se amarrar o arbusto a suportes, pois os ramos podem cair e partir debaixo de um grande número de bagas. Por ter finalidade universal, o tomate é consumido fresco, enlatado, em conserva e é muito utilizado na culinária. Os bagos são adequados para a conservação de frutos inteiros.
As principais qualidades da fruta
O tomate Titan pertence à beladona de tamanho médio. Com tecnologia agrícola adequada, o tomate ganha massa de 77-141 gramas. O vegetal é caracterizado por uma forma arredondada regular com uma superfície perfeitamente lisa e uma rica cor vermelha em estado de maturação absoluta. Na fase de maturação técnica, os tomates são de cor verde claro. A casca do vegetal é firme, mas não dura. Os vegetais toleram bem o transporte, são resistentes a rachaduras e podem ser armazenados por um longo tempo sem perda de sabor e comercialização. A peculiaridade dos frutos é a uniformidade, o que os torna mais atrativos para o mercado.
Características do sabor
O sabor do tomate é excelente. A polpa é carnuda, moderadamente firme e suficientemente sumarenta, sem aguadas e com grande número de sementes. Os tomates têm um sabor equilibrado - há acidez e doçura, complementados por um aroma de tomate fresco. Na forma fresca e enlatada, a casca do tomate não é sentida.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates titã pertencem ao grupo das colheitas de beladona de maturação tardia. Do surgimento dos rebentos cheios à prova de frutos silvestres maduros decorrem 118-135 dias. Os tomates apimentam-se juntos. A frutificação da variedade é esticada, o que lhe permitirá desfrutar de tomates frescos da horta por um longo tempo. O pico de recuo dos frutos ocorre no final de julho a agosto.
Produção
Os indicadores de rendimento são uma virtude da safra Titan. Ao executar técnicas agrícolas padrão, até 4,5 kg de tomates maduros podem ser removidos de 1 arbusto por temporada.Os agrários, em condições climáticas favoráveis, colhem até 590 centners por hectare.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O tomate é cultivado em mudas. A semeadura é realizada 60-70 dias antes do transplante para o jardim. O período ideal é final de março - início de abril. A semente é pré-selecionada, desinfetada e processada em estimulantes de crescimento, o que contribui para a formação precoce do sistema radicular.
Fornecendo as condições adequadas (temperatura ambiente 20-25 graus e iluminação 12-14 horas por dia), a germinação em massa dos brotos começa no dia 7-9. Esse processo pode ser acelerado com o uso de vidro ou filme, que cobre a caixa com mudas para proporcionar um efeito estufa. O mergulho das plantas é realizado na fase de aparecimento de 2-3 folhas nos arbustos. Após a colheita, você pode aplicar fertilizantes minerais. Em 10-14 dias, você pode começar a preparar as mudas para um novo ambiente de cultivo, endurecendo, levando as plantas para o ar livre todos os dias.
Recomenda-se o transplante de mudas para campo aberto durante o período em que o solo e o ar estão bem aquecidos. Na maioria das vezes, o procedimento de desembarque é realizado no final de maio ou na primeira semana do verão. Os tomates são plantados em estufas (nas regiões do norte) 2-3 semanas antes. Cobrir com fibra ou filme ajudará a proteger contra geadas noturnas inesperadas (arcos são instalados e o material é esticado).
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É importante não só cuidar dos arbustos, mas também plantá-los corretamente no jardim. Recomenda-se colocar 5-6 arbustos por 1 m2, o que permitirá que as plantas recebam luz, sol e ar suficientes. O layout ideal para o plantio é de 30x50 cm.
Crescendo e cuidando
A planta não tem requisitos especiais para o solo. O local deve ser limpo de ervas daninhas e outros detritos, escavado para melhorar a permeabilidade ao ar, e também, antes do plantio das mudas, o solo é derramado com uma solução de sulfato de cobre. O melhor lugar é considerado onde costumavam crescer cenouras, pepinos, ervas e abobrinhas.
Os tomates precisam de cuidados padronizados, que consistem em uma cadeia de eventos: irrigação com água parada, cobertura, capina e soltura de canteiros, formação e amarração de arbustos, proteção contra invasão de pragas e doenças.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade das plantas não é muito forte, portanto, é recomendável proteger o tomate de algumas doenças. Os tomates têm pouca resistência à requeima, portanto, ventilação e controle de irrigação são necessários. Além disso, a variedade tem tendência a ser atingida por stolbur. Os tomates são mais resistentes à macrosporiose e septórios. Na prática, os tomates titã costumam ser propensos a apodrecer. A pulverização e os tratamentos preventivos fornecem proteção contra muitos vírus e fungos. Entre os insetos que atacam os pés de tomate, destaca-se o besouro da batata do Colorado.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura tem boa resistência ao estresse. Tolera perfeitamente a seca, o calor curto, mas reage negativamente a quedas repentinas de temperatura. Além disso, o tomate não gosta de correntes de ar e ventos fortes.
Visão geral da revisão
Este termo tem muitos admiradores, especialmente entre os agricultores que cultivam tomate em escala industrial. Isso se deve ao fato de que a variedade é de alto rendimento, rende frutos saborosos com excelentes qualidades comerciais, que suportam o transporte e ficam armazenados por muito tempo. Os residentes de verão notam a versatilidade do tomate e a facilidade de tratamento.
Juntamente com as vantagens, vale destacar algumas desvantagens da cultura: imunidade fraca e maturação tardia, o que não permite o cultivo em uma horta na Sibéria ou nos Urais.