- Autores: Reino Unido
- Sinônimos de nomes: Tigerella, Tigerella
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 180-200
Qualquer horta será decorada com tomates de cores originais altamente decorativas. Os frutos bicolores tigre da antiga variedade britânica Tigrella, além de sua beleza, deliciam-se com alta produtividade e bom gosto.
História de criação
A história não preservou informações confiáveis sobre os autores da variedade Tigrella (ou Tigerella, Tigerella). É provavelmente uma cultivar chamada de polinização aberta, uma herança nativa do Reino Unido. Presumivelmente, essa variedade foi desenvolvida entre 1930 e 1959.
Existem duas versões de sua origem. Segundo um deles, surgiu na década de 1930 e é um híbrido de uma variedade desconhecida e o tomate escocês Ailsa Craig. De acordo com a outra, na década de 1950, foi criado pelo famoso criador britânico Dr. Lewis Darby, do Greenhouse Crops Research Institute, em Littlehampton.
Descrição da variedade
Tigrella é uma variedade indeterminada, alta (180-200 cm), produtiva, de maturação precoce e uso universal para estufas, viveiros e terrenos abertos. Forma fortes arbustos colunares, densamente pendurados em longos cachos com exóticos tomates vermelho-laranja listrados. Frutos pequenos, pesando 30-35 g, os frutos redondos ou ligeiramente alongados têm um sabor agridoce.
As principais qualidades da fruta
A aparência exótica desses tomates é dada por pinceladas: no início, o bicolor é representado por tons de verde e, à medida que amadurece, muda para uma faixa vermelho-amarela brilhante. A cor incomum do tomate lembra a cor listrada de algumas variedades de maçã e, claro, a pele do tigre.
Frutos colhidos em cachos bem cheios, com peso aproximado de 35 g (às vezes chegando a 50 g), têm praticamente o mesmo tamanho (4-6 cm de diâmetro) e o mesmo formato arredondado. Os frutos da Tigrella são semelhantes aos grandes tomates cereja.
A pele de Tigrella é densa, de acordo com alguns comentários, até grossa demais. A polpa é muito suculenta, dentro há 2-3 câmaras de sementes. O local no pedúnculo permanece firme por muito tempo, é necessário aguardar o amadurecimento completo, ao mesmo tempo em que não deixa o tomate amadurecer demais, pois aí a polpa fica gelatinosa e o sabor se deteriora. A cultura é recomendada para ser usada e processada imediatamente após a colheita. Em temperatura ambiente, as frutas maduras permanecem por 4 a 5 dias e, quando armazenadas por muito tempo na geladeira, perdem a doçura.
Características do sabor
Tigrella tem um sabor pronunciado de tomate, doce com um ligeiro azedume e um ligeiro tom picante. Os tomates são consumidos frescos em saladas, usados para decorar frios, pizzas e outros pratos e lanches italianos, ou enviados para enlatados: o tamanho permite picles e conservas de tomates inteiros.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é declarada de maturação precoce. Do plantio da semente à colheita da primeira onda da safra, passam de 105-115 dias. O período de frutificação se estende de julho a setembro-outubro.
Produção
Tigrella dá um rendimento abundante de até 10-12 kg por 1 m². A variedade forma cachos complexos localizados em um caule ereto através de 1-2 folhas. De 5 a 12 frutas são amarradas na mão. Os tomates seguram com força, não caem. Os montados têm uma excelente apresentação uniforme.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semente de Tigrella é semeada, dependendo da região e do método de cultivo, no final de fevereiro, março. As mudas eclodem em 7 a 10 dias. Se as mudas forem plantadas em um recipiente comum, quando sua altura chegar a 5 cm e aparecerem algumas folhas, é feita uma colheita.
Eles são plantados no solo em maio, quando não há mais ameaça de geadas noturnas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para dar às plantas espaço suficiente para o crescimento, o plantio é feito no esquema de 50x60 cm, sendo plantadas até 4 mudas em tabuleiro de xadrez por 1 m². Os arbustos de Tigrella são altamente ramificados e crescem rapidamente, poucas folhas são formadas.
Crescendo e cuidando
Tigrella é bastante despretensiosa, os cuidados agrotécnicos para ela estão disponíveis até mesmo para os produtores de tomate iniciantes. Ao preparar um terreno para as mudas, ele é solto e limpo de ervas daninhas, fertilizado com húmus e nitrogênio. Durante o período de floração, para melhor fixação, é introduzida a fertilização com potássio-fósforo.
Muitas vezes não é recomendável regar esta variedade: com excesso de umidade, o sabor e a textura da fruta pioram e o perigo de requeima aumenta.
Uma receita popular ajudará a aumentar a doçura dos tomates: regar com água de "peixe" - uma infusão de resíduos de peixe. Este método tem muitos seguidores, embora muitos considerem sua eficácia um mito.
O arbusto é formado em 1-2 hastes. Brotos de crescimento rápido e aperte o topo. A planta precisa ser amarrada a um suporte ou rede. Depois de amarrar a segunda escova, remova as folhas inferiores.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é bastante resistente a infecções, se adoecer, quando forem retiradas as áreas infectadas, ela se recupera rapidamente. Pode ser afetado pela requeima.
A pulverização preventiva é realizada a partir de pragas. E o plantio companheiro também pode ajudar: o manjericão plantado nas proximidades melhora o sabor da fruta e distrai a atenção de insetos perigosos para o tomate. Bons vizinhos serão: capuchinha, tomilho, alho, malmequeres.
Resistente a condições climáticas adversas
Na Rússia central e nas regiões do sul, a variedade é cultivada com sucesso em campo aberto. Para a região Trans-Ural e territórios do norte, o cultivo em estufas é adequado. A variedade se adapta bem a diferentes condições climáticas, tolera tanto um verão chuvoso e nublado quanto uma curta seca. Os frutos continuam a amadurecer nos arbustos até o frio do outono e as primeiras temperaturas abaixo de zero.