- Autores: Zhidkova V.A., Mikhed V.S., Altukhov Yu.P., Arkhipova T.P., Vavilov Institute of General Genetics
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 108-109
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 60
O tomate com o lindo nome Tatyana pertence a variedades que são recomendadas para cultivo em campo aberto, mas também vai se sentir bem em estufas e estufas.
Descrição da variedade
O tipo de crescimento do tomate Tatyana é determinante. Condições de cultivo recomendadas - terreno aberto. É desejável comer os frutos em sua forma natural. Os arbustos de baixo crescimento não crescem mais de 60 centímetros. São plantas compactas com forte ramificação e massa verde exuberante. Os caules são grossos e retos. As folhas são verde-escuras, de tamanho médio. E também a variedade pode ser identificada pelo sistema radicular desenvolvido, que proporciona nutrição adequada.
A primeira inflorescência aparece acima de 6 ou 7 folhas, e as subsequentes se alternam a cada 1-2 folhas. Pincéis de transição (do simples ao multi-frutado). Cada um deles pode amadurecer de 4 a 8 vegetais ao mesmo tempo.
Nota: Às vezes, os arbustos são cultivados em vasos de flores, colocados em varandas, terraços ou varandas abertas.
As principais qualidades da fruta
Após a formação em frutos imaturos, uma mancha verde escura torna-se perceptível na área de fixação do caule. Quando atingem a maturidade técnica, adquirem uma rica tonalidade vermelha, e a mancha na parte superior da fruta desaparece. Os vegetais pesam 103-120 gramas. Nas condições mais confortáveis, o peso pode chegar a 170 gramas. A carne suculenta e carnuda fica escondida sob uma pele fina e macia. A superfície é brilhante e coberta por pequenas nervuras. A forma é redonda e ligeiramente achatada.
Os frutos têm excelente qualidade de conservação e não racham mesmo durante longos períodos de armazenamento. Poucas sementes são formadas por dentro. Os tomates maduros são ricos em vitaminas e outros oligoelementos benéficos. A fruta Tatyana é ótima para preparar uma variedade de pratos, incluindo saladas simples com vegetais frescos. Eles também são adequados para reciclagem. Os tomates são transformados em suco, salgados, em conserva e colhidos para o inverno de outras maneiras possíveis.
Características do sabor
Todos os jardineiros que estão pessoalmente familiarizados com esta variedade falam sobre bom gosto. O sabor dos tomates maduros é doce, rico e pronunciado. Com agradáveis notas frutadas.
Amadurecimento e frutificação
Uma variedade de meia estação precisa de 108 a 109 dias do momento da germinação até a colheita.
Produção
A produtividade é alta, dado o pequeno tamanho dos arbustos. De 4,7 a 5,1 quilos de frutos podem ser colhidos em um metro quadrado da plantação, sujeito às condições agrícolas padrão.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade é propagada por mudas. A semeadura é realizada de março a abril. Para obter mudas maduras, você precisa preparar um solo adequado, que você mesmo pode comprar ou preparar. Basta misturar turfa e húmus em proporções diferentes. Jardineiros experientes observam que as sementes germinam bem quando plantadas em vasos de turfa ou substrato de coco.
O tratamento térmico do solo é realizado 2 semanas antes da germinação. Um recipiente com terra é colocado no forno por 15 minutos. As sementes também são tratadas em solução salina (1 grama de sal por 100 mililitros de água). Os grãos são colocados em líquido e deixados por 24 horas.Durante o plantio, as sementes são aprofundadas em no máximo 1 centímetro, deixando uma lacuna de 2 centímetros entre elas. Os grãos são borrifados com terra e regados.
Após cerca de 1,5-2 meses, é hora de transferir as plantas para o solo. A essa altura, as mudas devem ter cerca de 20 centímetros de altura. Eles também devem ter desenvolvido raízes e várias folhas totalmente formadas.
O solo no local ou na estufa deve ser preparado com antecedência. A camada superior da terra é removida para evitar doenças após o transplante ou ataques de insetos perigosos. O superfosfato ou composto é usado como cobertura (o consumo é de cerca de 20 gramas por metro quadrado do jardim).
E também os poços de pouso são preparados com antecedência. A profundidade ideal é de 20 centímetros. Durante o transplante, o caroço de terra é deixado intacto para que as plantas criem raízes mais rapidamente. Após a conclusão do transplante, o terreno ao redor dos arbustos é cuidadosamente compactado e irrigado.
Não é necessário transferir os tomates para um local de cultivo permanente até meados de maio. Este período é considerado o mais frutífero e recomendado pela maioria dos jardineiros. A essa altura, o solo vai esquentar o suficiente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Até 6 arbustos podem ser plantados por metro quadrado. O layout ideal é 50 x 40 centímetros. A segunda opção de posicionamento é um padrão quadriculado, no qual uma lacuna de 0,5 metros é mantida entre as linhas.
Crescendo e cuidando
Ao cultivar a variedade Tatiana, é importante provê-la com irrigação competente com quantidade suficiente de líquido. Os tomates preferem regar no máximo uma vez a cada 7 dias. Após a irrigação, o solo é solto. Esta manipulação simples garante acesso rápido de nutrientes às raízes da planta. E também a terra fica melhor saturada de umidade. Para reter a água nas camadas superiores da terra tanto quanto possível, o local é coberto com palha orgânica de composto ou turfa.
Apesar de seu pequeno crescimento, os arbustos precisam de suporte adicional, caso contrário, o caule pode ser danificado. O acabamento de cima feito de madeira ou metal serve. Os brotos são amarrados a eles com pedaços de tecido macio, mas durável. Em campo aberto, são necessários apoios para que os arbustos enfrentem melhor climas desfavoráveis (chuvas intensas, ventos fortes).
Nota: Desde que o tomate seja cultivado em estufas ou estufas, deve haver ventilação regular. Isso ajudará a manter a temperatura desejada e a umidade ideal. A variedade Tatiana não precisa ser pinçada.
Ao cultivar safras de frutas, o revestimento de cobertura é necessariamente usado. Para que as frutas cresçam suculentas, saborosas e saborosas, elas devem receber a quantidade necessária de nutrientes. A primeira porção é aplicada 10-15 dias após o transplante das mudas jovens. Os fertilizantes também são usados na fase de frutificação. Recomenda-se optar por fertilizantes de potássio ou fósforo. São consumidos de 20 a 30 gramas da droga por metro quadrado.
Para o pleno crescimento e desenvolvimento de um sistema imunológico estável, o fósforo é usado, o potássio afeta o sabor da colheita.Suplementos de nitrogênio também são usados, mas ao aplicá-los é preciso ter cuidado e calcular a dosagem com precisão. Este componente desempenha um papel importante na formação da massa verde, e se for longe demais com sua quantidade, a planta gastará toda a sua energia na formação das folhas, não dos frutos.
As cinzas também são amplamente utilizadas por jardineiros no cultivo de tomates. Este componente é utilizado puro ou em solução (2 litros de cinzas por 10 litros de água quente). Cinzas secas são borrifadas no solo ao redor das plantas, trazendo-as para debaixo do mato.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate Tatyana é resistente a muitas doenças que são perigosas para a família das beladuras. No entanto, as medidas preventivas não serão supérfluas. Para proteger as plantas, eles são tratados com preparações especiais.