- Autores: MONSANTO HOLLAND B. V., Holanda
- Ano de aprovação: 2007
- Sinônimos de nomes: Tanya
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 70-75
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Sim
Variedades que não precisam ser beliscadas estão atraindo cada vez mais a atenção. A variedade Tanya é uma delas. Ao mesmo tempo, a cultura possui excelentes características, sabor e alto rendimento.
História de criação
O híbrido determinante foi criado por criadores holandeses em 2007 e foi aprovado para uso. O originador foi MONSANTO HOLLAND B. V., mas o principal fornecedor é a empresa agrícola subsidiária Seminis Vegetable Seeds. A cultura é versátil e destinada ao cultivo ao ar livre. O tomate Tanya tem bons rendimentos no sul do país e na região central da Terra Negra. Em outras regiões, é necessária cobertura adicional.
Pode ser encontrado com nomes como:
Tatiana;
Tanya F1;
Tanya.
Descrição da variedade
A cultura é considerada subdimensionada, a altura dos arbustos é de apenas 50-70 cm. O tipo é padrão. O caule é poderoso, forte e bem desenvolvido. A coroa é compacta, mas ramificada. Portanto, é necessário amarrar os arbustos ao sistema de treliça.
As folhas são de tamanho médio, carnudas, de cor verde, ligeiramente ásperas ao toque. Existem algumas folhas no arbusto, por isso precisam ser desbastadas periodicamente para que não usem oligoelementos úteis em vão.
As raízes crescem para dentro e para os lados. Portanto, a muda fica firme no solo. A variedade não tem medo de uma curta seca, mas não deve ser abusada.
A inflorescência da cultura é intermediária, formando-se acima de 6 a 7 folhas. Além disso, é formado com um intervalo de 1-2 folhas. Botões amarelos pálidos florescem abundantemente. Os pincéis são do tipo transicional, vários frutos podem formar-se em cachos, de 4 a 8 peças. Os frutos são idênticos entre si. O pedúnculo em uma cultura com articulação.
Recomenda-se deixar 2-3 tiros ao formar um arbusto.
As principais qualidades da fruta
O formato do fruto é esférico ou redondo. O seu peso é de 140-165 g. Também se encontram vegetais com peso de 200 g, mas para esta variedade é muito raro. Essa fruta é formada apenas nos ramos mais baixos uma vez por estação. A cor é uniforme, rosa ou rosa framboesa. A mancha verde característica no pedúnculo está ausente.
A polpa é de densidade média, carnuda, de cor rosa forte. Várias câmaras de sementes são formadas no interior.
O tipo de variedade é universal. Portanto, é adequado para a preparação da maioria dos pratos. Devido à densidade da casca, os tomates são adequados para enlatados e não racham quando cozinhados. E também os vegetais podem ser transportados por longas distâncias, pois sua qualidade de conservação é de cerca de um mês e meio.
Características do sabor
O tomate Tanya tem um sabor rico e doce. Os bagos apresentam uma excelente relação matéria seca / açúcar.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence ao grupo das safras médias e precoces. Da formação dos ovários ao amadurecimento total do fruto, passam em média 70-75 dias. A frutificação é de longo prazo, pois os tomates amadurecem gradualmente. A colheita ocorre no final de julho.
Produção
Jardineiros relatam altos rendimentos. Com bom cuidado, 1,5-3 kg podem ser removidos de uma bucha. 5,1 kg de tomates são removidos de 1 m2. O número de hastes deixadas no mato afeta o rendimento. E também a colheita depende diretamente das condições climáticas e da quantidade de luz solar.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são preparadas antes da semeadura. Eles são tratados com uma solução especial para estimular o crescimento e, em seguida, colocados em solução salina por um dia. Depois disso, o material é lavado em água.
O solo é processado.Uma pequena camada de terra é colocada em um forno aquecido a 150 ° C por 15 minutos. Isso desinfetará o solo e o secará.
A semeadura é realizada cerca de 50-60 dias antes da data prevista de plantio das mudas no solo. Isso geralmente cai em meados de março.
A terra é colocada em recipientes ou potes especiais, e buracos são feitos com uma profundidade de 1-1,5 cm. A distância entre eles é de 2 cm. Depois de semear as sementes, a terra é nivelada e tudo é derramado abundantemente com água por meio de um spray garrafa para que não se formem novas covas. Os recipientes são cobertos com papel alumínio e colocados no parapeito da janela. Em 5-8 dias, as sementes eclodirão e o filme pode ser removido.
Cuidar de mudas jovens é simples. Deve-se observar rega e afrouxamento regulares. A cobertura é aplicada com cuidado e em pequenas quantidades para não queimar as raízes. A coleta é realizada no tempo estipulado. Os novos recipientes devem ter um volume mínimo de 500 ml.
10 dias antes do transplante, as mudas são levadas para fora para aclimatação. Em altura, as mudas devem ter a partir de 20 cm, ter de 6 a 8 folhas fortes.
Nesse momento, o local é preparado e derramado com água quente. Ao lado das fossas, é instalado imediatamente um suporte com 80 cm de altura, podendo ser despejado nitrato de amônio no fundo do buraco para estimular o crescimento e um conjunto ativo de verde.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Jardineiros experientes já experimentaram e testaram padrões de plantio. Na maioria das vezes, eles plantam safras em um padrão quadriculado de 40x50 cm. E há 3-4 plantas por 1 m2. Esta é a distância ideal na qual os arbustos não interferirão uns com os outros e não terão conflito por causa da umidade e dos minerais.
Crescendo e cuidando
A variedade Tanya é despretensiosa no cuidado. Para ter um bom rendimento, basta observar alguns pontos.
Os arbustos gostam muito de umidade, então uma muda é responsável por 3 a 5 litros de água. A rega deve ser feita 1-2 vezes por semana. Se o tempo estiver muito seco, a irrigação pode ser aumentada. O procedimento é realizado no início da manhã ou à noite após o pôr do sol. O principal é que a água seja morna.
O caule e a copa devem ser amarrados a um suporte, pois com o próprio peso e a massa do fruto, o tronco tende para o solo e pode quebrar.
A cobertura é realizada todas as semanas. É melhor usar fertilizantes que contenham nitrogênio, potássio e fósforo. Entre os fertilizantes orgânicos, há demanda por cinzas de madeira, esterco de aves, esterco e flúor.
O afrouxamento do solo é realizado imediatamente após a rega. Isso é feito para quebrar a camada superior da terra, que pode se tornar muito densa devido à seca, e parará de permitir que o oxigênio chegue às raízes.
Se a cultura for cultivada dentro de casa, ela deve ser ventilada, especialmente em climas quentes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O fabricante afirma que a variedade Tanya não é suscetível às doenças fúngicas mais comuns, como requeima, podridão apical ou manchas cinzentas. Recomenda-se pulverizar a cultura com uma solução de "Fitosporin" ou "Profit", realizando um trabalho preventivo. Também pode ser pulverizado com solução de sabão ou alho.
A planta é freqüentemente atacada pelas seguintes pragas.
Besouro do Colorado. Deve ser colhido manualmente, pois não há remédio seguro para frutas.
Lesmas e caracóis. Eles aparecem devido ao excesso de umidade ou ao fato de que a cobertura morta não foi trocada por muito tempo.
A mosca-branca pode ser combatida com placas de cola especiais penduradas nos arbustos.