- Autores: Rússia
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 70-80
- Sai: tipo grande e regular
Via de regra, determinados tomates formam frutos de tamanho médio e pequeno, muito convenientes para uso na conservação. E nem todos os tomates altos agradam com vegetais grandes, geralmente usados frescos. Por sua vez, o tomate Tamara combina arbustos baixos graciosos e frutos volumosos bastante grandes. Com o mais simples cuidado, a cultura consegue surpreender até o jardineiro mais experiente com a quantidade de colheita.
Descrição da variedade
A planta pertence ao tomate determinante do tipo padrão. A altura máxima não excede 70-80 cm. A cultura não requer uma liga adicional. No entanto, se o solo é altamente enriquecido com nutrientes e se desenvolveram condições climáticas favoráveis, então os arbustos crescem até 120 cm. Neste caso, suportes adicionais não podem ser dispensados. As folhas são de forma regular, grandes.
As principais qualidades da fruta
Tamara é um tomate de grande frutificação, que ganha uma massa de 300-500 gramas. Formato redondo com leve nervuras e superfície perfeitamente lisa. O tomate maduro é uniformemente coberto de vermelho. Apesar de a casca ser fina, ela protege a fruta contra rachaduras. A safra colhida tolera bem o transporte, tem uma apresentação atraente, pois os frutos crescem do mesmo tamanho.
Características do sabor
A polpa carnuda e açucarada na pausa tem um sabor adocicado harmonioso, com uma agradável acidez no final de boca e um aroma pronunciado a tomate. Os frutos não são aguados, o número de sementes é pequeno.
Os tomates são usados frescos e processados. Adequado para fazer saladas, molhos, sumos. Devido ao seu alto teor de açúcar, o produto é frequentemente utilizado em alimentos para bebês e diet.
Amadurecimento e frutificação
Tamara pertence ao tipo de tomate de meia temporada. Com tecnologia agrícola adequada, a cultura amadurece 110-120 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos. O período de colheita das hortaliças vai de julho a agosto.
Produção
Variedade de alto rendimento. Em média, 5,5 kg de frutos são obtidos de um arbusto.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Um método de cultivo eficaz é a muda. As sementes começam a germinar em meados de março - início de abril, cerca de 60 dias antes da data prevista de plantio em local permanente. Antes de proceder à semeadura, elas são primeiro desinfetadas e tratadas com um preparado especial para estimular o desenvolvimento. Para melhor germinação, deve-se providenciar o correto regime de temperatura ambiente (23-25 graus) e iluminação (12-14 horas por dia). Se todas as condições forem atendidas, os primeiros tiros aparecem dentro de uma semana.
Quando as mudas atingem 2-3 folhas em desenvolvimento, elas são mergulhadas em recipientes separados. 2 semanas antes do plantio no solo, as mudas devem ser endurecidas. Isso permitirá que a planta se adapte melhor em um novo local e crie raízes mais rapidamente.
Eles começam a plantar em campo aberto em meados de maio - início de junho. O principal é que se estabeleça um clima quente constante e a Terra se aqueça bem o suficiente. A melhor época para o plantio é à noite ou tempo nublado. Primeiro, as mudas terão que ser cobertas com uma película à noite para protegê-las do possível frio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao cultivar tomates, a distância entre plantas e canteiros deve ser observada. Em um metro quadrado, você não pode plantar mais de 4-5 arbustos, aderindo ao esquema de 50 x 40 cm.
Crescendo e cuidando
O tomate não é muito caprichoso de cuidar, mas requer atenção redobrada para regar. A cultura forma um tronco bastante forte, sobre o qual os enteados praticamente não são formados. Na irrigação, deve-se ter cuidado para que a água não caia sobre as folhas, a fim de evitar o desenvolvimento de infecções fúngicas. A rega é realizada regularmente. A irrigação por gotejamento é mais adequada para isso. Os tomates não são servidos, mas a terra também não seca.
A cobertura morta permite não só proteger as raízes da perda excessiva de umidade do solo, mas também permite aquecer o solo em regiões com clima frio. E também para o bom desenvolvimento e formação de frutos grandes, deve-se cuidar de uma alimentação adicional.
Antes do plantio, o local é bem escavado, removendo ervas daninhas e raízes, enquanto se aplica uma grande quantidade de fertilizante orgânico. Após o plantio, a cultura necessitará de fertilização mineral para um bom desenvolvimento na forma de nitrogênio, fósforo e potássio, que são aplicados antes do período de floração.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Com os devidos cuidados, a variedade Tamara praticamente não é afetada pelas doenças do tomate. A planta tem boa resistência à requeima, mas resiste mal ao verticílio e ao oídio.Quando aparecem os primeiros sinais de infecção, os fungicidas lidam com ela com eficácia.
Regiões em crescimento
O tomate é destinado ao cultivo na faixa do meio, região de Moscou, Sibéria e Urais.