- Autores: Bejo Zaden B.V.
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 93-112
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 82-94
Muitos residentes e agricultores de verão, que escolhem variedades de tomate para cultivo, preferem os tomates holandeses, que são famosos por sua facilidade de tratamento e altas taxas de rendimento. A lista dos mais populares inclui o híbrido holandês Sultan, que cresce bem tanto em canteiros de jardim quanto em vários tipos de estufas.
História de criação
O Sultão de tomate híbrido intermediário é o resultado do trabalho bem-sucedido dos criadores holandeses da propriedade agrícola Bejo Zaden B. V. A safra de beladona foi cultivada em 1998 e registrada no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia em 2000. Recomendado para o cultivo de tomates nas regiões do Baixo Volga, do Cáucaso do Norte e da Terra Negra Central. A cultura cresce em solo protegido (faixa do meio) e nos canteiros (faixa do sul).
Descrição da variedade
O Sultão do Tomate é um arbusto de baixo crescimento de um tipo determinante, cuja altura não excede 50-60 cm. Numa estrutura de estufa, o arbusto pode crescer até 70-90 cm. O arbusto compacto é caracterizado por um fraco espessamento de folhas verdes escuras, um caule forte e ereto, um sistema radicular desenvolvido através do qual a planta se alimenta e inflorescências simples. 5-7 bagas aparecem em cada cacho de frutas.
Ao plantar e crescer, não se esqueça da formação de arbustos em 1-2 hastes, bem como de amarrar os galhos a pequenos suportes. A planta não precisa retirar enteados, pois os novos brotos se formam de forma extremamente lenta, mas, segundo jardineiros experientes, a retirada parcial dos enteados contribui para o aumento da massa dos frutos. O híbrido Sultan é um tomate universal, por isso é comido fresco, processado em molhos e massas, enlatado, saladas são feitas e em conserva.
As principais qualidades da fruta
O tomate Sultan pertence à classe dos tomates de frutos grandes. Na maioria das vezes, o peso da baga é de 150-200 gramas. O tomate tem formato achatado e redondo, com estrias perceptíveis no pedúnculo. Na fase de maturação técnica, os frutos são verdes claros com uma mancha escura na base, que desaparece à medida que amadurece. O tomate maduro tem uma cor vermelha rica e uniforme. A casca do vegetal é lisa, brilhante, densa, protege bem o tomate de rachar. Os tomates toleram bem o transporte e têm uma vida útil longa - podem ser armazenados por 2 a 3 semanas sem perder o sabor e as propriedades úteis.
Características do sabor
Os tomates têm um sabor excelente, apesar de serem híbridos. A polpa do vegetal é moderadamente densa, muito macia e suculenta, com poucas sementes. Nenhuma aguada é observada na polpa. O sabor é agradável, intensamente doce, com uma acidez sutil, complementada por um leve tempero do aroma. A polpa de um tomate maduro contém 2,5-3% de açúcares e 5% de matéria seca, além de muitas vitaminas e aminoácidos benéficos à saúde.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates Sultan são meio cedo. Do momento da germinação em massa das mudas até os primeiros frutos maduros nos arbustos, apenas 93-112 dias se passam. O período de frutificação da colheita é prolongado, o que permite retirar tomates frescos até o início do outono. A primeira colheita pode ser feita na primeira quinzena de julho, e o amadurecimento em massa dos bagos ocorre após 12-14 dias.
Produção
A variedade é de alto rendimento, o que atrai a atenção dos agricultores que cultivam hortaliças em escala industrial. Os indicadores de rendimento em cada região podem ser diferentes.O rendimento máximo é de 559 centners por hectare. As taxas mais baixas são observadas na Região Central da Terra Negra - de 144 a 565 c / ha.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada 55-60 dias antes do transplante dos arbustos. O melhor período é a segunda quinzena de março - início de abril. Para um crescimento saudável, é necessário observar o regime ideal de luz (12-14 horas por dia) e temperatura (22-25) na sala onde as mudas vão crescer. Após 5-7 dias, a germinação em massa de sementes começa, que no estágio de 2-3 folhas verdadeiras podem ser mergulhadas em copos / potes separados. O efeito estufa, equipado com a ajuda de filme ou vidro, acelera a germinação.
Uma semana antes do transplante, recomenda-se o endurecimento diário das mudas, o que permitirá que as plantas se adaptem rapidamente às novas condições de crescimento. Os arbustos podem ser plantados na segunda quinzena de maio, quando a temperatura do ar estará consistentemente acima de + 10 ... 15, e as geadas noturnas serão deixadas para trás.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
No cultivo de uma cultura, não só a tecnologia agrícola é importante, mas também o cumprimento da densidade e dos esquemas de plantio, que são individuais para cada espécie de tomate. Recomenda-se colocar 3-5 arbustos por 1 m2, o que dará acesso à luz e ar para cada arbusto. O esquema correto para o plantio de uma cultura é 40x50 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura cresce em solos soltos, férteis, respiráveis e livres de ervas daninhas. É melhor escolher uma área bem iluminada pelos raios solares. Como todas as sombras, os tomates Sultan precisam de cuidados complexos, incluindo regar, alimentar, soltar o solo, formar e amarrar arbustos, além de prevenir vírus, fungos e insetos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O forte sistema imunológico da planta torna-a resistente a uma série de doenças tradicionais do tomate - verticilose e murcha de fusarium. Devido ao período de maturação intermediário inicial, o tomate não tem medo da requeima. As infestações de insetos (mosca-branca, pulgões, besouro da batata do Colorado) usam inseticidas.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura de vegetais é altamente resistente ao estresse, portanto, dá uma produção estável e abundante mesmo em condições difíceis. Os tomates são resistentes ao calor, à seca, às mudanças bruscas de temperatura, mas não reagem bem à umidade excessiva, que pode alterar o sabor da fruta - reduzir a doçura e adicionar aguado.