- Autores: EUA
- Sinônimos de nomes: The Thong, Dwarf The Thong, Dwarf Strap, Dwarf Thong
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 80-120
Cada vez mais, os jardineiros estão começando a cultivar novas variedades de tomates em seus canteiros e estufas para encontrar o melhor. O mais popular entre os jardineiros experientes é o tomate Thong.
História de criação
Esta variedade foi desenvolvida por agrônomos no continente australiano e na América nos anos 2000. A variedade fibrosa entrou na série de tomates com o nome de Gnome. Ele também inclui uma dúzia de tomates varietais. Eles também são chamados de tomates anões.
Descrição da variedade
Este vegetal possui certas características.
Os arbustos são de tamanho médio, do tipo semideterminado, com cerca de 1,5 m de altura.
A sua compactação permite o cultivo desta variedade de tomates em plantações espessas.
As plantas têm folhas largas e enrugadas, cor esmeralda.
O caule do tomate Thong é bastante poderoso e robusto.
Possui imunidade persistente a doenças virais, fúngicas e bacterianas.
Grande rendimento da variedade.
Cultivado em estruturas cobertas e sem abrigo.
As principais qualidades da fruta
O tomate Thong tem um formato de fruta grande e achatado. Na fase de maturação, a cor do tomate é azeitona escura, quase roxa. Os tomates maduros Thong são de cor rosa-púrpura com listras verdes. Cada fruta pesa entre 150 e 250 gramas.
Características do sabor
Se você cortar a fruta, o corte mostra uma polpa escura de cereja. O sabor do tomate é açucarado, a granel e a carne grossa. Você pode sentir o sabor das especiarias e o cheiro aromático. Esta variedade destaca-se pela sua boa transportabilidade, o grau de armazenamento é avaliado de acordo com a sua classe elevada.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade é classificada como classe média. A estação de crescimento da planta dura 3 meses. Em seguida, vem o período de maturação, que dura de 90 a 100 dias. A cor vermelha do tomate é fornecida por uma substância química chamada licopeno. É produzido quando as noites esfriam, mas não abaixo de 8-9 graus Celsius.
Produção
A variedade é fecunda. Cerca de 3 kg de tomate podem ser colhidos de um arbusto. Devido ao alto rendimento, é necessário amarrar as plantas à latada, sendo necessário pinçar parcialmente. Excelente rendimento é observado quando um arbusto é formado por 2-3 hastes.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Como o tomate fibroso pertence às variedades de meia temporada, seu período de crescimento é de 70 a 90 dias. Por isso, é semeada para mudas entre 1º e 15 de março. Se as sementes forem plantadas antes do tempo especificado, as plantas se esticarão e crescerão. Ao pousar no solo, eles não irão criar raízes bem. Com a semeadura tardia, sem cumprimento dos prazos, as plantas vão ficar para trás no desenvolvimento. Isso se refletirá em uma diminuição no rendimento.
O vegetal é semeado para as mudas, primeiro em casa no parapeito de uma janela ou em uma estufa, e quando a ameaça de geada passa, as plantas são plantadas em campo aberto. Para a região centro-russa, o período de plantio cai no final de maio e início de junho. O plantio de plantas em solo aberto ocorre 2 meses após o aparecimento dos primeiros brotos.
Em caso de geadas tardias no solo, é necessário cobrir as mudas de tomate com lutrasil ou spunbond.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Devido à compactação dos pés de tomate desta variedade, eles precisam de um pouco de espaço para crescer e frutificar. Para 6-8 tomateiros, 1 metro quadrado é suficiente, pois os arbustos ramificam ligeiramente. Os poços para o plantio são cavados a uma distância de 30-40 cm um do outro. O espaçamento entre linhas é de cerca de 50 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates-anões são fáceis de cuidar. Não há dificuldades em crescer. As seguintes medidas são recomendadas para o seu cultivo.
Rega. Produza em média 2 vezes por semana. Água enquanto a camada superficial do solo seca. Use água decantada. E durante o período de endurecimento dos frutos, os tomates requerem mais umidade.
Afrouxamento. É realizada após a secagem do solo para fornecer oxigênio às raízes dos tomates. Se as plantas não tiverem oxigênio suficiente, elas se sentirão deprimidas. Eles podem murchar e morrer.
Liga. É necessário para um alto rendimento desta variedade de tomates. Os suportes são colocados no lado norte da planta. A distância ideal da bucha ao suporte é de 10-15 cm.
Top dress. Tradicionalmente realizado 3 vezes por temporada. Na primeira alimentação, fertilizantes fosfato-potássio são dados para o crescimento de mudas de tomate. Durante o período de floração (segunda alimentação), boro, magnésio e nitrogênio são adicionados. O terceiro curativo superior consiste em fertilizantes à base de potássio.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate Thong possui boa imunidade e é resistente a várias doenças, como a requeima e macrosporiose, características da família da beladona. Para aumentar a resistência das plantas, é necessário realizar tratamentos preventivos com solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre. Também pode ser tratada com "Fitosporin" ou "Shine".
As pragas desta variedade de tomate incluem:
ácaro-aranha;
worm de arame;
Urso;
Besouro do Colorado.
Para combatê-los, use drogas eficazes como "Fufanon", "Aktara", "Iskra", "Fitoverm" e outros.