- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 94-115
- Condições de cultivo: para estufas
- Transportabilidade: Sim
- Rendimento de fruta comercializável,%: 95-97%
- Característica de Bush: compacto
- Cor de fruta verde: verde
O tomate híbrido atrai jardineiros com sua aparência charmosa, graças à qual a variedade Stresa é frequentemente cultivada para venda. Os jardineiros comuns notam o excelente rendimento das safras de frutas e a forte imunidade, que protege as plantas de insetos nocivos, doenças e infecções.
Descrição da variedade
Os criadores criaram um tomate com um tipo de crescimento indeterminado. Os arbustos são recomendados para serem cultivados em estufas ou canteiros, e os frutos colhidos são apreciados frescos. Os arbustos são limpos e compactos, não ocupam muito espaço no local. A cor dos brotos e das folhas é verde intenso.
As plantas atingem 1,7 metros de altura e são consideradas altas. Até 6 tomates crescem e amadurecem em um pincel ao mesmo tempo. A variedade Stresa foi criada na Rússia especificamente para cultivo em ambientes fechados, mas em regiões com climas quentes e temperados, é possível colocar canteiros abertos. O primeiro pincel aparece em 8 ou 9 folhas, e o resto ocorre a cada 2-3 folhas.
As principais qualidades da fruta
Inicialmente, os frutos são coloridos de verde, que eventualmente muda para um vermelho brilhante. O peso varia de 160 a 200 gramas em média, amostras maiores também são encontradas. A superfície dos vegetais é coberta por costelas de tamanho médio, de formato achatado e redondo. Todas as frutas são do mesmo tamanho. A pele é lisa e brilhante, com brilho característico. A polpa está firme.
Frutas maduras costumam ser usadas em saladas, molhos, sucos ou conservas. Um pequeno número de sementes é formado por dentro. A cor da carne é tão brilhante quanto a cor da pele. A quantidade de água na fruta é mínima.
Características do sabor
O sabor é ligeiramente azedo, mas agradável. A maioria dos jardineiros fala positivamente sobre o sabor dos vegetais.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é considerada meia-temporada. O período de maturação varia de 94 a 115 dias.
Produção
O alto rendimento é uma característica do tomate Stresa. Cerca de 25 quilos de tomates são colhidos em um metro quadrado de terra. A colheita é altamente transportável. O rendimento de frutas comerciáveis é alto e chega a 95-97%. A safra colhida pode ser armazenada por muito tempo e tolera longos transportes.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
No cultivo de mudas, as sementes são semeadas na segunda quinzena de março. Dependendo do clima, o plantio pode ser feito no final de março ou início de abril. O material da semente é germinado no solo do jardim, que é misturado com húmus ou turfa. Adiciona-se superfosfato ou cinza de madeira. A terra é tratada com soluções quentes de manganês a 1% ou mantida em um forno para matar bactérias nocivas. A mistura é regada e deixada por vários dias para o desenvolvimento de uma microflora frutífera.
As sementes coletadas também são processadas com fertilizantes líquidos ou estimulantes de crescimento. Os grãos são colocados nas ranhuras, depois umedecem a terra, e os recipientes com as futuras mudas são cobertos com uma película. Eles são mantidos em uma sala com temperatura de cerca de 23 graus Celsius. As mudas são plantadas após a formação de duas folhas. Os arbustos são transplantados para estufas em meados de maio. Quando transferido para campo aberto, o trabalho é realizado posteriormente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os tomates são plantados de acordo com o esquema de 70x40 centímetros.
Crescendo e cuidando
Durante o cultivo do tomate, os arbustos são enteados, removendo processos laterais desnecessários. Assim, as frutas serão tão grandes e suculentas quanto possível. Os arbustos são formados em uma haste. Esta opção é considerada ideal para frutificação regular. Cerca de um mês antes do final da temporada de colheita, aperte o ponto de crescimento.
Todas as plantas altas precisam de uma liga. As paradas são definidas com antecedência. Alguns jardineiros os preparam antes mesmo da transferência das mudas. Amarre os galhos com cuidado para não prejudicá-los. Para a fixação, são usados pedaços de tecido que não ferem a planta.
Cultura de vegetais Stresa raramente fica doente. Os arbustos praticamente não são afetados pelo mosaico do fumo, fusarium e outras doenças comuns entre as beladonas. No entanto, não é recomendado abandonar as medidas preventivas padrão. Para evitar infecções, é necessário manter baixo nível de umidade do ar na estufa, para isso o ambiente é regularmente ventilado.
O afrouxamento regular é bom para o estado dos arbustos. As raízes ficam mais fortes e se desenvolvem melhor. Também é útil cobrir o solo ao redor das plantas com uma camada de palha orgânica ou cobertura de turfa.
Se insetos perigosos começam no solo, eles são combatidos com o uso de compostos químicos. Em vez de preparações prontas, você pode escolher remédios populares, por exemplo, uma decocção de cascas de cebola. Muitas pessoas usam uma decocção de camomila ou celidônia. Uma solução fraca de permanganato de potássio também será útil.
A variedade Stresa é considerada despretensiosa no cuidado e é ótima para iniciantes que estão apenas começando a ganhar experiência no cultivo de tomates. Basta regar regularmente as plantas, cuidar da terra e realizar ações preventivas simples.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos.Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.