- Autores: N.V. Nastenko, V.G. Kachainik, M. N. Gulkin, LLC Agrofirm "Aelita"
- Ano de aprovação: 2012
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 60-100
- Sai: verde escuro, médio
Apesar de sua existência relativamente curta no mercado, o tomate de Stolypin se tornou incrivelmente popular entre os residentes de verão. Os amantes do tomate notam o sabor maravilhoso e a comercialização dos frutos desta variedade. Portanto, sua popularidade é totalmente justificada.
História de criação
Stolypin é o resultado de uma seleção feita por funcionários da empresa nacional "Aelita". Este é o fruto do trabalho conjunto de N.V. Nastenko, V.G. Kachainik e M.N. Gulkin. Desde 2012, uma variedade de tomate de tipo determinante de crescimento foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa.
Descrição da variedade
O crescimento das plantas é limitado em altura. Ela atinge no máximo 60-100 cm e é coberta por folhas verdes escuras, folhas de tamanho médio. A inflorescência da planta é simples. O pedúnculo é articulado.
As principais qualidades da fruta
Na fase imatura, a colheita do Stolypin é verde claro, sem manchas na área do pedúnculo. Quando maduros, os tomates são vermelhos. Dentro há uma polpa densa e 2-3 ninhos. A massa de um fruto é de 90 a 120 g.Em forma, os frutos são elípticos, recobertos por uma casca lisa e densa. Externamente, os tomates lembram ameixas.
Características do sabor
O sabor dos tomates maduros é doce. Eles são aromáticos e ricos em açúcar e vitaminas.
Amadurecimento e frutificação
A Stolypin de tomate pertence ao grupo herbáceo e tem um período de maturação médio precoce. Desde o dia do plantio do material de plantio até a primeira colheita, passam 95-105 dias. Na época do amadurecimento da safra, pincéis com 6-7 tomates são formados em um dos ramos. Os arbustos de Stolypin lembram uma bola arredondada. A colheita ocorre em julho-agosto.
Produção
A variedade é considerada de alto rendimento. Em casa de vegetação, é possível coletar de 8,0 a 8,5 kg por metro quadrado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O período adequado para a semeadura de mudas é de 20 de março a 10 de abril. Seu pouso no solo é realizado no intervalo de tempo de 15 de maio a 5 de junho.
O momento do plantio é influenciado pelo local onde o cultivo do tomate Stolypin é planejado. Em qualquer caso, as mudas são semeadas 55-60 dias antes da transferência esperada para um solo desprotegido.
Tempos de crescimento recomendados no sul da Federação Russa
Se os tomates são cultivados em espaço aberto, geralmente um transplante para o jardim está programado para a segunda década de maio. Com base nisso, nas duas primeiras semanas de março, você pode começar a cultivar mudas.
As sementes de Stolypin são semeadas em campo aberto no início de maio, se necessário, protegendo as mudas com uma cobertura de materiais isolantes.
Para regiões frias
A transferência de mudas para a estufa é realizada quando o ar aquece até +12 graus. Ao mesmo tempo, o horário de semeadura do material de plantio também é alterado - o fabricante recomenda fazer isso nos últimos dias de março.
Para obter uma safra de tomate em solo desprotegido, é necessário plantar mudas no final de junho e as sementes na segunda década de abril.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O fabricante da semente recomendou o plantio em um padrão de fita de duas linhas. Segundo ela, em um canteiro de um metro de comprimento, as plantações são dispostas em duas fileiras, mantendo uma distância entre os arbustos de 40 cm, deixando pelo menos 50 cm nos corredores. Antes do plantio, é necessário instalar suportes para amarrar os pés de tomate. Podem ser treliças ou travessas com cordões.
Crescendo e cuidando
Para cultivar a variedade Stolypin, não é necessário conhecimento de técnicas agrícolas complexas. O tomate pode ser cultivado ao ar livre e sob cobertura de plástico ou policarbonato em diferentes regiões.
No sul, é permitido o cultivo direto por sementes em solo desprotegido.
Recomenda-se a compra de sementes do fabricante, mas é permitido o uso de sementes colhidas independentemente do tomate da safra anterior.
Ao cultivar uma hortaliça, deve-se prestar muita atenção à irrigação. Isso se deve ao fato de que os tomates Stolypin são instáveis para apodrecer, que geralmente se desenvolve com o calor quando o solo seca.
Imediatamente após o plantio no jardim, os arbustos de Stolypin precisam de rega generosa a uma taxa de 5 a 7 litros para cada arbusto. Além disso, você pode ficar sem umidade do solo por duas semanas inteiras para que o sistema radicular se desenvolva melhor. A próxima irrigação, principalmente quando os frutos estiverem formados, deve ser feita regularmente, com intervalo de 5 a 10 dias, levando em consideração o clima e a umidade.
Para reduzir a intensidade do trabalho, os jardineiros geralmente optam por um sistema de irrigação por gotejamento, eles também usam mangueiras de escoamento. Este é um ponto importante do esquema de cuidado, pois quando o solo seca de 3 a 5 cm de profundidade, a planta pode morrer. Para evitar a perda de umidade, as camas são cobertas com palha ou outro material adequado.
As variedades de maturação precoce geralmente não precisam de fertilização adicional. Devido ao curto período de frutificação, as plantas têm nutrição suficiente do solo, aquelas substâncias que nele foram depositadas ainda na fase preparatória. Não exagere na fertilização com nitrogênio, pois a supersaturação do solo com esse elemento pode levar ao aparecimento de podridão apical.
Após a rega, mostra-se que despeja pó de cinza de madeira sob os arbustos e corredores, que é um fornecedor de potássio e fósforo, e também evita o aparecimento de fungos. Os arbustos também são uma boa ideia para se alimentar com sulfato de potássio.
Os fertilizantes potássicos são indicados para arbustos Stolypin e na fase de postura e maturação do tomate.
Para safras abundantes, é recomendável formar arbustos em 3 caules. Para isso, é necessário deixar o enteado crescendo na axila da folha, posicionada imediatamente à frente do primeiro pincel.
O segundo enteado é deixado no seio de qualquer uma das folhas inferiores. Os demais enteados devem ser retirados quando aparecerem, respeitando o intervalo entre os procedimentos não superior a uma semana.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento.Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistente a condições climáticas adversas
As plantas desta espécie apresentam um alto nível de resistência ao frio. Geadas leves não são refletidas neles. Os frutos são capazes de produzir ovários mesmo no inverno e nas chuvas.
Visão geral da revisão
Os tomates Stolypin se apaixonaram pelos residentes de verão por seu crescimento lento e alto rendimento.
Desempenho de armazenamento atraente e portabilidade semelhante.
Os tomates têm um sabor excelente, por isso costumam ser adicionados a saladas e consumidos frescos. Devido ao seu pequeno tamanho e resistência à quebra, esses tomates são usados em conservas de frutas inteiras.
Os arbustos de tomate Stolypin são compactos e não se espalham muito. Esta vantagem é especialmente apreciada pelos jardineiros, porque não é necessário um grande espaço para o plantio, o que é ideal para pequenos lotes de terreno.
Stolypin é uma variedade de seleção de tomates, então você pode coletar material de plantio com suas próprias mãos, e não comprar sementes prontas anualmente.
Os agrários não se incomodam em cuidar dos tomates Stolypin. Aqueles que trabalham com hortaliças há vários anos afirmam que não existem normas específicas para o seu cultivo. Ao mesmo tempo, você não precisa gastar energia removendo enteados e modelando os arbustos. Qualquer pessoa pode administrar o cultivo com sucesso, já que os procedimentos de cuidado do plantio são simples e não onerosos.