- Autores: Nastenko N. V., Kachainik V. G., Astakhova O. V. (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2013
- Sinônimos de nomes: 100 poods
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para enlatamento em fatias, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
Tomate Cem libras é um representante brilhante de plantas indeterminadas para cultivo em estufas e áreas abertas. A variedade é considerada versátil, excelente para transporte, tem apresentação atraente, podendo ser cultivada para fins comerciais. Além disso, este tomate é encontrado sob o nome de 100 libras.
História de criação
A variedade foi criada pela Agrofirma Aelita LLC. Foi oficialmente inscrito no Registro Estadual da Federação Russa em 2013, depois de passar nos testes. Incluído na coleção clássica da empresa original.
Descrição da variedade
Tomate Cem libras forma inflorescências intermediárias. O arbusto é coberto por grandes folhas verdes escuras, bastante esparsas, com uma superfície plana ligeiramente enrugada. O arbusto em si é forte e forte, atingindo uma altura de 170-200 cm. Em terreno aberto, geralmente não ultrapassa 1,5 m. Os cachos de frutificação contêm 3-5 ovários.
As principais qualidades da fruta
Os tomates desta variedade de frutos grandes têm a casca vermelha, bonita e forte. O peso de cada fruto varia de 170 a 250 g, apresenta uma forma invulgar, fortemente nervurada, semelhante a uma pêra, com estreitamento no pedúnculo e dilatação no centro do fruto. A polpa do tomate é carnuda, de densidade média, consistência agradável.
Características do sabor
Frutas com sabor requintado, além de um bom equilíbrio entre frescor e acidez, apresentam excelente suculência. São doces, próximos da sobremesa, muito agradáveis quando consumidos frescos. Indicado para cortar saladas, utilizado no preparo de extrato de tomate e molhos.
Amadurecimento e frutificação
O tomate está no meio da temporada. A frutificação para ele é longa, a época da colheita começa em julho-agosto, aproximadamente 110-115 dias a partir do momento do plantio.
Produção
Os volumes de coleta de frutas atingem 8,5-9 kg / m². m. Isso permite classificar a variedade como uma variedade de alto rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
É costume preparar sementes para o plantio para o período de 1 a 15 de março. Recomenda-se pré-germiná-los em pano úmido. Eles podem ser transplantados para o solo e para a estufa após 50-55 dias, esperando que as geadas de retorno passem. Dependendo da região, isso ocorre entre 15 de maio e 5 de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As plantas são indeterminadas, por isso estão localizadas a uma distância suficiente umas das outras. Um esquema padrão é considerado com um intervalo de 60 × 50 cm. Até 3 arbustos estão localizados por 1 m2.
Crescendo e cuidando
Tomates Cem libras requerem a formação de 1-2 hastes. Os enteados devem ser removidos, exceto 1, o mais forte, do qual um broto central adicional é criado. Na faixa do meio e ao norte, você deve apertar o ponto de crescimento no nível de 7 a 8 escovas. Você precisa fazer esta ação cerca de 1 mês antes do final da temporada de verão.
Amarrar brotos altos pode ser realizado na treliça. Assim, todos os galhos pesados, à medida que os frutos ganham massa, vão receber o suporte de que precisam. Quando cultivado em 1 haste, você pode amarrar os tomates às estacas individualmente. Pela primeira vez, o procedimento é realizado no momento em que os topos começam a se inclinar até o solo. Durante o amadurecimento dos frutos, adereços são instalados sob as escovas formadas.
Vale destacar que a variedade Cem quilos nem sempre tem tempo com a volta da safra. Pinçar ajuda a acelerar esse processo. No entanto, o amadurecimento pode ser feito em casa.
As sementes são semeadas em recipientes desinfetados, em substrato nutritivo rico em minerais. Eles são dispostos em fileiras, com uma distância entre as plantas de cerca de 4,5 × 10 cm. No topo do solo, polvilhe com uma camada de turfa de cerca de 10 mm. O solo é levemente umedecido com o borrifador, então as futuras mudas são enviadas sob o filme. Após cerca de 7 dias, com a emergência das mudas, o material de cobertura é retirado.
As mudas são regadas regularmente com água morna até que sejam enviadas para o campo aberto. E eles também são alimentados com nitrogênio duas vezes. Um mergulho não é necessário se o padrão de pouso for observado. Os arbustos jovens começam gradualmente a endurecer na rua 2 a 3 semanas antes de se transferirem para o solo.
O solo para o plantio é preparado com antecedência. Os cumes são escavados com serragem, composto, areia de rio e cinza de madeira. É melhor fazer isso no outono. Então, na primavera, ele permanecerá para desenterrá-los, adicionando um fertilizante mineral complexo em grânulos e, em seguida, se preparar para o plantio.
No futuro, os fertilizantes são aplicados após 2 semanas. Um suplemento mineral complexo à base de potássio e fósforo é adequado. Com o aparecimento de sinais de brotamento, os arbustos deverão receber fertilizantes nitrogenados. Durante o período de maturação, a fruta se beneficiará do superfosfato.
Os tomates também precisam de atenção após o transplante. É melhor organizar regas regulares para eles até 2 a 3 vezes por semana, mas sem estagnação de umidade. Seu excesso levará ao desenvolvimento de podridão radicular. Após cada umedecimento, o solo é solto, saturando-o de oxigênio. Você pode usar cobertura morta para regular os níveis de umidade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os tomates desta variedade são geneticamente bem protegidos de doenças infecciosas. Eles são resistentes à requeima, verticilose, TMV. Se medidas preventivas forem tomadas, a propagação de infecções fúngicas na plantação de tomate pode ser evitada. É necessário ventilar regularmente, regular o nível de umidade na estufa. Antes de plantar os arbustos, o solo é cuidadosamente tratado com uma solução de permanganato de potássio quente.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade forma ovários com sucesso nos casos em que as condições climáticas podem afetar negativamente o crescimento e o desenvolvimento dos tomates. É despretensioso, sem abrigo com sucesso, com uma queda de curto prazo na temperatura ao redor.
Regiões em crescimento
O tomate não tem restrições na escolha da região para cultivo. Em campo aberto, é plantada na Região Central da Terra Negra, no Cáucaso do Norte, nos Territórios de Krasnodar e Stavropol, no Médio e Baixo Volga. Em climas mais frios, uma cobertura em forma de estufas de filme é usada.
Visão geral da revisão
Tomate Cem libras, de acordo com as críticas dos compradores de sementes, realmente merece seu grande nome. Esta variedade produz frutos carnudos e muito grandes que não cabem no frasco como um todo. Eles são elogiados por seu sabor doce, belo formato em forma de pêra com costelas pronunciadas. A maioria dos residentes de verão escolhe este tomate para replantio, mencionando suas excelentes características e cultivo despretensioso em geral.
Algumas desvantagens da variedade costumam ser atribuídas ao amadurecimento tardio da fruta. Mesmo em uma estufa no final de julho, ele mal tem tempo de criar ovários. No interior, no corte de uma fruta madura, podem ser encontradas estrias brancas, mas não afetam significativamente o sabor. Um pequeno número de sementes também é chamado de vantagens e desvantagens. Ao coletar material de plantio, isso pode ser uma desvantagem, mas quando usado para alimentação, essa qualidade torna-se antes uma vantagem.
Entre outras vantagens da variedade Cem libras, os horticultores amadores observam a formação amigável de ovários. Os tamanhos dos frutos deste tomate não se alteram nas diferentes alturas dos ramos, permanecem os mesmos, calibrados. Quando maduros, os frutos não ficam com ombros amarelos, eles são completamente coloridos. Os arbustos formam copas levemente inclinadas que não engrossam o plantio.