- Autores: Yuri I. Panchev
- Ano de aprovação: 2010
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 102-107
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 180-210
- Folhagem: médio
Os experientes residentes de verão e jardineiros tentam cultivar não apenas tipos clássicos de tomate, mas também variedades que decoram os canteiros e os terrenos. Um deles é um tomate meio cedo com uma aparência atraente de frutas Stesha.
História de criação
Esta variedade intermediária Stesha foi criada por um criador da República da Transnístria - Panchev Y. I. em 2008. A safra de beladona foi adicionada às fileiras da cultura de beladona permitida para uso na Federação Russa em 2010. O híbrido pode ser cultivado tanto em canteiros quanto em estufas. A vista é dividida em todas as zonas climáticas do país.
Descrição da variedade
O tomate híbrido Stesha é uma planta alta de tipo indeterminado. Arbustos vigorosos crescem até 180-210 cm e são caracterizados por folhagem média com folhas verdes ricas, ramificação moderada, sistema radicular desenvolvido e inflorescências intermediárias. O primeiro cacho de frutas aparece acima das 7-9 folhas, onde 5-6 bagas estão amarradas. Os ovários são muito bem formados.
Ao crescer, a planta requer a formação de um arbusto de 1-2 hastes, a remoção oportuna de enteados e uma liga para os suportes com material sintético. Segundo jardineiros experientes, é melhor amarrar os arbustos a treliças, pois uma simples estaca pode não ser suficiente.
O tomate pertence a variedades universais, portanto, é consumido fresco, enlatado, em conserva e processado em molhos.
As principais qualidades da fruta
Os tomates com uma aparência atraente são de tamanho médio. O peso médio dos bagos é de 150 gramas. Eles são caracterizados por uma forma obovada com uma superfície perfeitamente lisa. A cor do vegetal é bela e incomum - laranja intenso ou amarelo âmbar na forma madura, e verde com uma leve mancha na base - na forma verde. A casca do vegetal é bastante densa, mas não dura. O tomate é resistente a rachaduras, mas não tolera muito bem o transporte, além disso, os vegetais só são armazenados se as condições forem atendidas.
Características do sabor
Apesar de seu hibridismo, os tomates são famosos por seu sabor excelente. A polpa do vegetal é densa, carnuda, bastante suculenta, mas não aquosa. Praticamente não há sementes na polpa. O sabor é dominado por uma doçura pronunciada sem a mínima acidez, complementada por um aroma de sobremesa. Devido à sua composição única, o tomate Stesha está incluído na alimentação infantil e diet.
Amadurecimento e frutificação
Stesha é um tomate meio cedo. Da germinação das mudas à formação de frutos maduros nos arbustos, passam 102-107 dias. Os tomates apimentam-se juntos. O pico de frutificação ocorre no final de julho e agosto.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são bons. Cuidando da colheita, o jardineiro certamente terá uma boa e saborosa colheita. Em média, 3,7 kg de tomate por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O tomate é cultivado exclusivamente por meio de mudas. A semeadura é realizada no final de março - início de abril. É possível aprofundar as sementes no solo em 1,5-2 cm. Para a rápida germinação dos brotos, um efeito estufa é fornecido por meio de vidro ou filme. Na fase de aparecimento de 2-3 folhas, os arbustos devem ser plantados em vasos separados. Uma semana antes do transplante, as plantas precisam ser endurecidas, expondo-as ao ar fresco por 20-30 minutos, o que garante sua rápida adaptação às novas condições de crescimento.
Os arbustos podem ser transferidos com 55-65 dias de idade, quando o ar está quente o suficiente, e também não há ameaça de ondas de frio noturnas. O plantio é realizado de meados de maio aos primeiros dez dias de junho - mais cedo na estufa e depois no jardim.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É importante observar não apenas as técnicas agrícolas, mas também o esquema e a densidade de plantio dos pés de tomate. 4 arbustos são permitidos por 1 m2. O layout ideal para o plantio é de 70x30-40 cm.
Crescendo e cuidando
O tomate é exigente em relação ao solo. Precisa de um solo fértil, respirável, leve, que absorva a umidade e seja bem iluminado pelo sol. O melhor para o cultivo será a área onde o repolho, a cenoura, os legumes ou a cebola foram cultivados anteriormente.
O cuidado integral inclui irrigação frequente com água morna, introdução de fertilizantes minerais e orgânicos, principalmente durante o período vegetativo, capina e afrouxamento do solo para se livrar de ervas daninhas, formação e amarração de arbustos, retirada regular de enteados, pinçamento de copas , bem como proteção contra vírus, fungos e insetos ... Ao cultivar tomates em uma estufa, é recomendável ventilar para evitar o excesso de umidade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem alta resistência genética a muitas doenças da erva-moura - Alternaria, vírus do mosaico do tabaco, requeima. A pulverização preventiva com produtos biológicos protegerá contra invasões de pulgões, ácaros e besouros da batata do Colorado.
Resistente a condições climáticas adversas
A planta tolera muitos desastres climáticos - secas curtas, flutuações de temperatura, leves ondas de frio e calor. A cultura não tolera apenas correntes de ar e sombra prolongada.