- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 92-94
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para terreno fechado, para estufas
- Marketability: Alto
- Característica de Bush: compacto
- Cor de fruta madura: vermelho escuro
- Forma de fruta: alongado, cilíndrico
Sterlet é um híbrido de tomate de alto rendimento e extremamente resistente. Com os seus cuidados habituais e padrão, propriedades gustativas pronunciadas e versatilidade na utilização das frutas, esta cultura atrai a atenção de muitos jardineiros. Para o crescimento produtivo, a planta precisa apenas de irrigação moderada e alimentação sistemática.
Descrição da variedade
A cultura é determinante, universal para a finalidade do fruto, destinada ao cultivo tanto em solos abertos quanto em estufas de diversos tipos. Arbustos compactos com caules fortes e grossos podem atingir 80 cm de altura e as lâminas das folhas são de tonalidade verde brilhante, configuração típica da cultura. No processo de desenvolvimento, a planta forma até 5-6 inflorescências, sendo que a primeira escova forma-se acima de 8-9 folhas, posteriormente aparecem após 2 folhas. Em termos de maturação, o híbrido é de maturação precoce, destinado a todas as regiões.
Na maioria das vezes, as frutas são usadas para fazer saladas, mas também são boas na forma de lata. Frutos pequenos e densos não racham e mantêm perfeitamente a sua forma no processo de enrolar para os frascos. Às vezes são secos para o inverno, são bem cozidos e assados com outros produtos, adicionando um sabor picante especial aos pratos. A comercialização das frutas é alta.
As vantagens da cultura incluem:
alto rendimento;
sincronicidade do amadurecimento da fruta;
a densidade dos frutos, que permite que não se quebrem e sejam armazenados por muito tempo;
versatilidade na aplicação;
proteção imunológica confiável contra doenças;
a capacidade de cultivo produtivo em condições de casa de vegetação e em solos abertos.
Desvantagens:
hipersensibilidade ao grau de umidade do solo;
a impossibilidade de reprodução por suas próprias sementes;
tamanho relativamente pequeno dos frutos.
Como muitos jardineiros experientes observam, a cultura é conveniente e prática para cultivar. Não requer treliças altas para a liga.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são cilíndricos, alongados, bem arranjados, com peso médio de 100-150 gr.A casca é densa e lisa, lustrosa. A consistência também é densa, em tons de vermelho profundo. O alto grau de manutenção da qualidade das frutas permite seu transporte por longas distâncias.
Características do sabor
Os frutos são caracterizados por uma suculência rica e sabor doce com uma acidez refrescante e discreta.
Amadurecimento e frutificação
A cultura é precoce, o período de maturação é de 92-94 dias.
O processo de amadurecimento dos frutos ocorre de forma sincronizada, podendo ser retirados durante toda a época de frutificação e imediatamente com escovas.
Produção
A planta é de alto rendimento - até 6,5-7,5 kg / m2 de frutos maduros são colhidos. Em estufas, o rendimento é um pouco maior, já que o processo de formação do ovário é mais intenso.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada em março, e o plantio das mudas no solo é realizado na idade dos brotos de 60-65 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não.Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de pouso padrão é 40 x 40 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura requer métodos padronizados de cuidado, não mostra caprichos especiais. É cultivado pelo método de mudas:
nos últimos dias de março ou início de abril, as sementes são embebidas em uma solução fraca de manganês para desinfecção, depois são secas;
o solo nutritivo é colocado em vários recipientes rasos, adicionando húmus com composto;
as sementes são embutidas em sulcos rasos (de até 1,5 cm) e, em seguida, borrifadas com solo e irrigadas com um borrifador;
até o aparecimento de verdura, os recipientes são mantidos sob uma película de revestimento a uma temperatura de cerca de + 27 ° C e sob luz difusa.
Após a formação dos brotos, as mudas são movidas para mais perto da luz solar e o filme é retirado. Após 14 dias, as mudas mergulham em recipientes separados. O plantio em solo aberto é realizado em maio ou início de junho e, antes do plantio, os arbustos são sistematicamente umedecidos.
Ao mergulhar mudas, é melhor usar copos de turfa biodegradáveis.
O plantio de arbustos em solo aberto é realizado em canteiros iluminados, protegendo-os das fortes rajadas de vento. Eles são plantados de acordo com o esquema de plantio.
O cuidado da colheita ao ar livre consiste em vários procedimentos básicos.
Os arbustos são irrigados 2-3 vezes a cada 7 dias, o solo não deve secar, mas o alagamento não deve ser permitido.
Durante toda a estação de crescimento, o híbrido é fertilizado 4-5 vezes com intervalos de cerca de 14 dias. Nesse caso, utiliza-se uma solução de excrementos de verbasco ou passarinho, acrescentando-se cinzas de madeira. A fertilização das plantas é especialmente necessária durante a formação das flores, bem como no início do amadurecimento dos frutos.
O número de hastes durante a formação é 1-2, e em estufas - 3-4.
Esta safra subdimensionada não requer a liga obrigatória. Mas, na ordem do seguro, muitas vezes é feito de modo que os caules não pressionem o solo sob a massa de frutas.
O esterlino é sensível à irrigação infrequente, mas abundante. Ao cultivar um híbrido em estufas, recomendamos fazer suplementos de magnésio durante a estação de cultivo. Ao despejar tomates, é aconselhável fazer suplementos de potássio. Os frutos são colhidos durante a temporada, à medida que amadurecem. Os frutos verdes amadurecem com sucesso em casa.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos.Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura possui boa imunidade a doenças de origem fúngica e ataques de pragas. Ela raramente fica doente com fusarium, verticilose e várias manchas. A requeima também representa um pequeno perigo para as plantas. Na maioria das vezes, essa doença ocorre em agosto, mas Sterlet encerra o processo de frutificação um pouco mais cedo.
Um efeito bastante negativo na condição dos pés de tomate é exercido pelo mau tempo, bem como por erros na tecnologia agrícola. A cultura é rara, mas sofre de doenças de podridão radicular e patógenos virais quando o solo está alagado ou muito ácido.
Algumas medidas para doenças nas colheitas e infestações de pragas:
antracnose - manchas escuras e lugares deprimidos instáveis aparecem nos frutos que amadurecem (o uso de "Topázio" e "Quadris" ajuda contra essa doença);
perna preta - a doença progride intensamente com alagamento, os arbustos começam a apodrecer na base dos caules e se deitam (a doença não tem cura, mas pode ser prevenida com afrouxamento do solo e controle da irrigação);
invasão de pulgões - grandes colônias desse inseto prejudicial podem causar danos significativos às plantações de tomate;
as larvas da mosca-branca instalam-se nas partes inferiores das folhas e consomem os sucos das plantas (o agente Iskra resiste eficazmente às larvas);
tripes são pequenos insetos que se alimentam de frutas, portadores de doenças virais (aqui as preparações "Biotlin" e "Aktara" serão adequadas).
Claro, nem todas as doenças desta cultura são facilmente tratáveis. Para evitar os danos causados pelo ataque de fungos e pragas, vale a pena dar atenção especial ao tratamento das sementes antes da semeadura, utilizando uma solução fraca de manganês. No processo de cultivo das plantas, recomendamos afrouxar o solo próximo aos arbustos após cada irrigação, evitando categoricamente o encharcamento.