- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Transportabilidade: Sim
- Sai: verde escuro
- Cor de fruta madura: Vermelho
- Forma de fruta: com nervuras, redondo achatado
- Peso do fruto, g: 200-300
Em primeiro lugar, no seu sítio, o jardineiro procura cultivar tomates que não sejam caprichosos no cuidado, adaptem-se às condições de cultivo e também dêem bons rendimentos. Isso inclui a primeira variedade Staroselsky, que é cultivada no jardim e embaixo do filme.
História de criação
Este tomate maduro precoce é a ideia de um grupo de criadores domésticos amadores. A erva-moura não consta do Cadastro Estadual de Conquistas Genuínos, mas é muito procurada pelos horticultores. A planta é recomendada para cultivo em regiões de clima quente e temperado. A produtividade da variedade é boa tanto em condições de solo protegido como no jardim.
Descrição da variedade
O tomate Staroselsky é uma planta de tamanho médio do tipo determinante. O arbusto atinge os 100 cm de altura, é caracterizado por um caule central forte, espessamento médio com folhas verde-escuras, ramificação moderada, raiz desenvolvida e inflorescências simples. Cada cacho de frutas produz de 7 a 9 bagas.
Ao cultivar uma planta para alta produtividade, recomenda-se formar 3-4 caules, remover periodicamente os enteados laterais e também amarrar os galhos e o tronco central. O propósito do vegetal é universal. É amplamente utilizado na culinária, comido fresco, enlatado, em conserva, processado em bebidas, temperos, molhos.
As principais qualidades da fruta
O tomate Staroselsky pertence ao grupo da beladona de frutos grandes. O vegetal tem uma forma achatada e redonda com uma leve nervura da superfície no pedúnculo. O peso médio de um vegetal pode variar de 200 a 300 gramas. O tomate maduro é uniformemente coberto por uma rica cor vermelha. Na fase de maturação, o fruto muda várias vezes de cor - do leitoso ao verde claro com uma mancha escura na base. A casca do vegetal é bastante densa, ligeiramente áspera. A vantagem do vegetal é sua resistência a rachaduras, transportabilidade e longa vida útil, preservando todas as propriedades úteis do tomate. Os frutos, colhidos em estado de maturação técnica, amadurecem perfeitamente à temperatura ambiente.
Características do sabor
A variedade apresenta um excelente sabor a frutos silvestres maduros. A polpa dos vegetais é carnuda, densa, muito sumarenta, com baixo teor de sementes e com teor de açúcar na hora de quebrar. Os tomates têm um sabor doce, delicado e equilibrado, com um ligeiro aroma azedo e picante.
Amadurecimento e frutificação
O tomate representa uma classe de safras de beladona de maturação precoce. Da germinação em massa de mudas aos frutos maduros nos arbustos, 3 meses se passam - 85-95 dias. O amadurecimento da cultura é amigável, pelo que pode retirar os bagos com cachos inteiros de frutos. O período de lançamento em massa de frutas cai no final de junho - julho. Os tomates maduros devem ser removidos imediatamente, sem superexposição, pois isso pode afetar o sabor.
Produção
A cultura de Staroselsky solanaceous é de alto rendimento. Sujeito às práticas agrícolas padrão, 6,5 kg de tomates podem ser colhidos por 1 m2 por temporada.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A planta é cultivada exclusivamente pelo método de mudas. A semeadura é realizada na segunda quinzena de março (40-50 dias antes da transferência dos arbustos).A semente é cuidadosamente selecionada e desinfetada. Para uma germinação rápida e um crescimento saudável, é necessário fornecer as condições adequadas - uma temperatura de 20-25 graus e iluminação por mais de 14-16 horas por dia.
Após 2-3 folhas aparecerem no arbusto, elas podem ser colocadas em xícaras separadas. 10-15 dias antes do transplante, recomenda-se começar a endurecer os arbustos aos poucos, para que a adaptação às novas condições de cultivo seja indolor.
Os tomates podem ser plantados na horta a partir de meados de maio, quando o ar e o solo estão aquecidos. Na estufa, o transplante é realizado no início de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Seu desenvolvimento e produtividade dependem da correta colocação das plantas no jardim. Recomenda-se o cultivo de 3 arbustos por 1 m2. O layout ideal para o plantio é de 30x40 cm.
Crescendo e cuidando
A espécie é despretensiosa no cuidado, mas exigente quanto ao valor nutricional do solo. O local é limpo de ervas daninhas e outros detritos com antecedência, desenterrado, o que garantirá permeabilidade ao ar suficiente e fertilizantes orgânicos são aplicados.
Além disso, o local deve ser bem iluminado pelo sol. Para ter uma colheita excelente é preciso cuidar da lavoura: regar com a água assentada, aplicar cobertura, capinar e soltar o solo, formar e amarrar arbustos, beliscar parcialmente, desbastar a folhagem na parte inferior das plantas , e também tomar medidas preventivas de proteção contra fungos e insetos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta possui uma alta defesa imunológica. O tomate não é suscetível ao vírus do mosaico do tabaco e à requeima. Os tratamentos preventivos com inseticidas ajudam a proteger contra a invasão de pragas.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura tem boa resistência ao estresse. Ela é absolutamente tolerante a pequenas ondas de frio, secas curtas e calor.