- Autores: Lukyanenko A. N., Dubinin S. V., Dubinina I. N. (Agrofirm Sedek LLC)
- Ano de aprovação: 2019
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
O creme de tomate polvo é uma variedade híbrida que pode se tornar um verdadeiro presente para qualquer jardineiro. A planta não é particularmente caprichosa de crescer, ela dá bons rendimentos mesmo com o mínimo cuidado. No entanto, algumas sutilezas também devem ser levadas em consideração.
História de criação
Esta variedade é uma novidade de seleção, desenvolvida com base na LLC "Agrofirma Sedek". O trabalho de seleção foi realizado por A.N. Lukyanenko, S.V. Dubinin, I.N.Dubinina. Aprovado para uso em 2019.
Descrição da variedade
Planta indeterminada, atingindo uma altura de 200-220 cm, muitas vezes é chamada de "tomateiro". Um arbusto vigoroso é muito poderoso e se espalha, assemelhando-se a um cipó. Portanto, ele precisa de uma liga obrigatória para um suporte ou treliça. A cultura possui um sistema radicular bem desenvolvido.
Há muitas folhas nos arbustos, são longas, de cor verde. O pedúnculo é articulado. 8-12 tomates são formados na borla. A safra colhida pode ser armazenada por um longo tempo - 1,5 meses, sem perder sua apresentação, e transferir com tranquilidade o transporte.
Entre as vantagens estão:
- altas taxas de rendimento;
- período de frutificação longo;
- amadurecimento precoce;
- imunidade forte;
- gosto excelente.
Existem algumas desvantagens, mas são:
- exigente quanto à composição do solo;
- alimentação regular é necessária;
- é preferível crescer em estufa, é difícil fazer uma boa colheita em campo aberto.
As principais qualidades da fruta
O polvo dá frutos com pequenos tomates, cujo peso é de apenas 25-35 gramas. Amadurecer é bastante amigável. O formato do fruto é cilíndrico, com leve nervuras. Os tomates maduros são vermelhos brilhantes. A pele é firme e brilhante, protegendo os tomates de rachar.
Características do sabor
Esta é uma variedade de tomate muito saborosa. Um sabor agradável e refrescante é lembrado por todos os que o provaram - doçura, harmoniosamente diluída com um ligeiro azedume. As frutas têm um propósito universal. Eles podem se tornar uma verdadeira decoração para um prato pronto. Seu pequeno tamanho também permite que sejam usados em conservas de frutas inteiras.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido está amadurecendo cedo. A maturidade técnica completa ocorre nos dias 100-105. A colheita começa na segunda quinzena de junho. A frutificação é duradoura até o final do outono.
Produção
A cultura é de alto rendimento. Sujeito à tecnologia agrícola correta de 1 sq. m você pode coletar cerca de 5,5 kg de frutas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O momento da semeadura depende das características climáticas da região. Em áreas quentes, o evento começa em meados de março. Nas áreas mais frias, o tempo muda para o final da primeira década de abril. Para o plantio de sementes, são usados recipientes de plantio ou xícaras separadas. É preferível usar o solo comprado, pois a base desse solo é a turfa.
Antes de começar a plantar as sementes, elas devem ser desinfetadas e um estimulante deve ser usado para uma melhor germinação. Após a semeadura, eles são cobertos com papel alumínio e colocados em uma sala quente. A rega é realizada apenas com água decantada. Quando as mudas atingem 2 a 3 folhas em desenvolvimento, os arbustos mergulham. Em meados de maio, as mudas podem ser transferidas para um local permanente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os "tomateiros" poderosos devem receber muito oxigênio e uma quantidade suficiente de nutrientes. Portanto, 1 sq. m, você não pode colocar mais de 2 arbustos. Os tomates são plantados no solo em um padrão de 60 x 40 cm.
Crescendo e cuidando
O arbusto forma 2-3 hastes. Sem a remoção oportuna dos enteados, o assunto não está completo. A irrigação é realizada no início da manhã ou no final da noite. A melhor opção é a irrigação por gotejamento, pois é impossível que a água caia na folhagem e no caule.
Também é importante soltar o solo em tempo hábil. Os fertilizantes minerais e orgânicos devem ser aplicados com freqüência, pelo menos 4-5 vezes por temporada. Inicialmente, deve ser nitrogênio. Além disso, a ênfase é colocada no curativo de fósforo-potássio.
Se cultivado em uma estufa, uma boa ventilação é altamente recomendada para retirar a umidade e reduzir o risco de mofo. Não se esqueça de lidar com as ervas daninhas, que tiram muitos nutrientes do solo. Eles estão lutando contra isso removendo ervas daninhas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O creme de polvo tem boa resistência a doenças infecciosas típicas do tomate, especialmente o verticillium, o vírus do mosaico do tabaco. Porém, para prevenir, os arbustos são borrifados com preparações especiais a partir do momento em que se formam as inflorescências.