- Autores: Lukyanenko A. N., Dubinin S. V., Dubinina I. N. (Agrofirm Sedek LLC)
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 115-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
A variedade híbrida Sprut é um tomate popular amplamente conhecido no território da Federação Russa. É especialmente apreciado por sua resistência às condições climáticas extremas, bem como sua capacidade de crescer em várias regiões do país.
História de criação
Esta cultura única (tomate) foi desenvolvida no Japão nas décadas de 1970 e 1980. Posteriormente, em 2007, foi oficialmente registrado no registro estadual nacional. Há também uma versão russa da planta, desenvolvida por um grupo dos seguintes autores: Lukyanenko A. N., Dubinin S. V., Dubinina I. N. (Agrofirma Sedek LLC). Nosso híbrido foi transferido para o detentor dos direitos autorais (a empresa japonesa "Sedek").
Descrição da variedade
A cultura é perene, indeterminada, alta (até 400 cm), fortemente ramificada, com intenso crescimento de enteados. Os tiros laterais não são eliminados dela, amarrando-os. Apenas os enteados inferiores são removidos (até a primeira escova). A variedade tem uma função bem desenvolvida de formação de cistos. 5-6 frutos são formados em cada cacho.
Freqüentemente, esse tomate perene é chamado de árvore, porque é cultivado por 2 temporadas e seu tronco é lignificado. Os ramos dão uma copa poderosa e extensa. As folhas da planta são ovais, grandes, de tonalidades verdes escuras. As inflorescências são brancas claras.
O Octopus destina-se a solos abertos e estufas. Para o cultivo em estufas, uma moldura especial é fornecida para segurar os galhos, uma vez que a formação de novos brotos ocorre continuamente.
Das vantagens da cultura, eles observam:
- a possibilidade de armazenamento de frutas por longo prazo (até dezembro);
- gosto excelente;
- versatilidade no uso de tomates;
- alto rendimento;
- resistência confiável a doenças e pragas;
- resistência à seca;
- cuidado despretensioso.
Desvantagens:
- períodos médio-tardios de amadurecimento dos frutos e, portanto, geralmente são removidos de marrom para que cheguem à casa;
- incapacidade de usar sementes para a semeadura;
- o híbrido requer alimentação aprimorada, caso contrário, o rendimento é significativamente reduzido.
Para cultivar tal tomate, tecnologias especiais de cultivo são usadas. Precisamos de estufas aquecidas o ano todo, iluminação estacionária, solos nutritivos e sistemas de irrigação integrados.
As principais qualidades da fruta
Bagas de carpa, grandes, nas inflorescências 5-6 unid., Aproximadamente iguais na configuração arredondada e no peso (cerca de 130 g). Na cor, eles são de uma rica tonalidade vermelha. As propriedades de sabor são excelentes. São usados em saladas, para conservas e conservas. A comercialização é alta.
A cor dos frutos verdes é verde claro. A casca é uniforme, lisa. As inflorescências são simples, formadas após 3-4 folhas. Os talos são articulados. A consistência chama a atenção por sua densidade, carnosidade e suculência. A qualidade de manutenção é alta.
Características do sabor
As frutas são doces, refrescantes em sua acidez discreta.
Amadurecimento e frutificação
O polvo pertence ao grupo de maturação média, com períodos de maturação dos frutos de 115-120 dias. O processo de frutificação é longo.
Produção
O rendimento é alto - 6,9 kg / m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é feita em fevereiro e o plantio das mudas no solo em junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não.Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de pouso recomendado é 70x70 cm.
Crescendo e cuidando
Tradicionalmente, as sementes híbridas não são pré-preparadas, o que simplifica muito o processo de semeadura. São semeados em recipientes especiais com terra, cobertos com papel alumínio e colocados em local escuro e aquecido. Em condições de calor, as mudas emergem muito rapidamente e, assim que as "voltas" dos brotos são visualizadas, o filme é removido e as mudas são colocadas em um local claro. A cultura é irrigada com moderação, pelo método de raiz, umedecendo bem o solo. Como medida preventiva, recomenda-se regar os arbustos duas vezes com uma solução fraca de manganês. Em março, as mudas são iluminadas com iluminadores fluorescentes.
Quando 2-3 folhas verdadeiras aparecem, as mudas são assentadas (mergulhadas) em recipientes separados, que devem ter pelo menos 0,8-1 litros de volume. Fertilizar a cultura após a colheita é melhor feito com formulações prontas (Kemira ou Agricola) ou com fertilizantes complexos. Avaliações de especialistas indicam que um maior grau de rendimento é obtido a partir de plantas cultivadas em estufas.
Os arbustos são plantados no solo em junho, levando em consideração as especificidades das condições climáticas. Para aquecer antes do plantio (cerca de 1,5 semanas), o solo nas cristas é coberto com uma película de cor escura. Normalmente 1 sq. São plantados 2-3 arbustos por metro, visto que depois crescem de forma intensa e abundante.
Recomenda-se adicionar um punhado de húmus ou composto aos poços, mais 20 g de superfosfato. Ao mesmo tempo, suportes e treliças são colocados para amarrar caules e brotos de crescimento rápido em tempo hábil.
Freqüentemente, os jardineiros não se propõem a cultivar uma árvore japonesa, percebendo que, nas condições de policarbonato tradicional ou estufas de filme, isso dificilmente terá sucesso. Por esse motivo, o híbrido é cultivado como cultura tradicional indeterminada: à liga, além da eliminação de brotações laterais desnecessárias.
O crescimento intenso e vigoroso das plantas requer irrigação abundante e nutrição adequada. A introdução da raiz de vermicomposto, infusões de fermento e humanos especiais será obrigatória.
Durante a floração e a formação do tomate, são introduzidos potássio, fósforo e excluído o nitrogênio. A primeira alimentação é realizada 2 semanas após o plantio das mudas, com solução de verbasco, excrementos de pássaros. A segunda alimentação é realizada 1,5 semanas após a primeira (o verbasco é criado, alimentado com infusão de cinzas). O terceiro - após 10 dias, composições de potássio e fósforo dos fertilizantes são preparadas para isso.
A irrigação é realizada abundantemente, mas raramente. A umidade não deve atingir as folhas dos arbustos. Em estufas, após a irrigação, as aberturas e portas devem ser abertas para ventilação intensiva. O esquema de irrigação é determinado pelo clima, bem como pelo estado dos arbustos. A cultura tolera perfeitamente a seca de curta duração, mas o déficit de umidade pode afetar a qualidade dos frutos, e não se pode esperar rendimentos significativos com irrigação irregular.
O polvo, seja cereja, creme ou um híbrido regular, deve ser formado em 2-3 hastes. Para este propósito, sobram 1-2 enteados e o resto é eliminado. A cobertura morta traz um bom efeito. Para fazer isso, use palha, aparas de grama, serragem ou material não tecido.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O polvo é uma cultura bastante resistente a várias infecções e ataques de insetos. No entanto, a implementação de medidas preventivas não deve ser evitada. Eles são realizados de maneiras padronizadas e usando meios conhecidos.
Resistente a condições climáticas adversas
O grau de resistência do híbrido a várias manifestações extremas de condições climáticas é alto.