- Autores: Kashnova E. V., Andreeva N. N., Dederko V. N., Stolbova T. M. (Instituição Científica Orçamentária Federal do Estado "Centro Científico Federal de Cultivo Vegetal")
- Ano de aprovação: 2007
- Sinônimos de nomes: Spiridonovsky
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Rendimento de fruta comercializável,%: 94
A variedade de tomate Spiridon foi aprovada para uso em 2007. Freqüentemente, essa variedade também é chamada de tomate Spiridonovsky.
Descrição da variedade
Esta espécie possui um tipo de crescimento determinante. Pode ser utilizado para consumo in natura, bem como para o preparo de diversos alimentos enlatados.
Os arbustos são subdimensionados. A altura de um arbusto adulto pode chegar a cerca de 50 centímetros. As plantas são bastante compactas em tamanho. As folhas são pequenas e de cor verde escura.
As principais qualidades da fruta
Os tomates verdes desta variedade são de cor verde com uma mancha perto do pedúnculo. Os vegetais já maduros apresentam uma cor vermelha brilhante. O peso de um tomate atinge em média cerca de 41-51 gramas.
A forma dos vegetais maduros é achatada e ligeiramente nervurada. Sua polpa é bastante suculenta, carnuda e multicâmara. A inflorescência é simples, o pedúnculo é articulado. A variedade apresenta boa qualidade de conservação.
Características do sabor
O Spiridon tem um sabor excelente, pelo que se utiliza tanto para consumir na forma fresca, simples como para preparar pratos variados.
Amadurecimento e frutificação
Este tipo de tomate é considerado precocemente. Amadurece aproximadamente 95-100 dias após o plantio ao ar livre. O período de colheita ocorre ao longo da estação à medida que os frutos amadurecem.
Produção
Esta variedade permitirá uma grande colheita. De um hectare de terra, será possível colher cerca de 249-315 centners de tomate.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura deve ser feita no final de março - início de abril. As mudas jovens são plantadas em local permanente com a idade de 60-67 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Esses tomates devem ser plantados no solo de acordo com o esquema de 40x40 centímetros.
Crescendo e cuidando
As mudas devem ser semeadas primeiro. Para fazer isso, você precisa preparar recipientes de plástico, na maioria das vezes são usados copos descartáveis simples. E você também precisa fazer uma mistura de terra, para isso eles misturam a terra retirada da horta, turfa e adubação orgânica entre si. Você também pode comprar uma mistura pronta em uma loja de jardinagem.
O solo preparado é cuidadosamente colocado em recipientes. As sementes são colocadas lá em cima. Ao mesmo tempo, a temperatura ideal para a germinação é de 23-25 graus Celsius.
Quando aparecem as primeiras folhas, as mudas começam a ser plantadas em campo aberto. É melhor cavar covas de plantação com antecedência. Neste caso, recomenda-se adicionar cinzas de madeira.
Para cultivar essa cultura, é necessário escolher áreas que sejam suficientemente bem iluminadas pelo sol. Eles também precisam ser protegidos de ventos fortes. Lembre-se de que os melhores precursores do tomate são pepino, repolho e cebola. Não é recomendável plantar em locais onde anteriormente se cultivavam batatas, berinjelas e pimentões.
Evite locais onde flui a água subterrânea. Eles podem causar doenças no sistema radicular da vegetação.
As mudas são colocadas nos buracos cavados com o máximo de cuidado para não danificá-los. É melhor cobrir a camada superficial do solo. Para isso, o húmus é frequentemente usado. Para acelerar o crescimento da germinação das sementes tanto quanto possível, para melhorar a frutificação, é melhor usar estimulantes de crescimento especiais.
Lembre-se de que esta cultura precisa de rega periódica. Eles devem ser realizados quando a camada superior da terra secar. A frequência de rega aumenta apenas durante os períodos de seca. A melhor opção seria a água da chuva, por ser bastante macia, os nutrientes nela se dissolvem facilmente. A hidratação é melhor feita de manhã cedo ou tarde da noite.
As plantas precisam ser regadas estritamente pela raiz. Se a água entrar em contato com as folhas, haverá um alto risco de requeima. Imediatamente após o procedimento, você pode cobrir o solo com feno ou palha, e serragem podre também pode surgir.
A cobertura também desempenha um papel importante. A primeira vez que os fertilizantes são aplicados quando os frutos começam a ganhar massa ativamente. Nesta fase, você pode usar nitrato de amônio e sulfato de potássio. Eles são criados na água. Além disso, um arbusto deve ter pelo menos 3 litros de composição.
O segundo curativo superior é aplicado aproximadamente 20-30 dias após o primeiro. Você pode usar os mesmos fertilizantes. Para maximizar a qualidade e o sabor dos frutos maduros, pode-se fazer periodicamente uma infusão com cinza de madeira (dois copos cheios por 10 litros de água). A composição deve ser mantida por 5-6 horas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.